segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nada do que vemos fora pode dar certeza de nada


LIÇÃO 329

Eu já escolhi aquilo que Tu queres.

1. Pai, pensei que me desviava de Tua Vontade, que a desafiava, desobedecia suas leis e interpunha uma segunda vontade mais poderosa do que a Tua. Todavia, o que sou, na verdade, é apenas Tua Vontade estendida e se estendendo. Sou isto e isto nunca vai mudar. Da mesma forma que Tu és Um, eu também sou um Contigo. E escolhi isto na minha criação, quando minha vontade se tornou para sempre uma só com a Tua. Essa escolha foi feita para toda a eternidade. Ela não pode mudar para ficar em oposição a si mesma. Pai, minha vontade é a Tua. E eu estou seguro, tranquilo e sereno, em alegria sem fim, porque é Tua Vontade que seja assim.

2. Hoje aceitaremos nossa união uns com os outros e com nossa Fonte. Não temos nenhuma vontade separada da d'Ele e todos somos um porque todos compartilhamos a Vontade d'Ele. A partir dela descobrimos, enfim, nosso caminho para Deus.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 329

Hoje vamos afirmar que queremos - e que acreditamos - estar em sintonia com a Vontade de Deus para nós. com a ideia:

Eu já escolhi aquilo que Tu queres.

Vamos nos abrir à ideia de que nossa vontade e a d'Ele são a mesma e uma só, assim como ensina o Curso e conforme já vimos muitas vezes antes. Já escolhemos o que queremos e queremos apenas aquilo que Deus quer, mesmo que durante a maior parte do tempo não tenhamos consciência disso. 

Para chegarmos a tal consciência é que precisamos dizer:

Pai, pensei que me desviava de Tua Vontade, que a desafiava, desobedecia suas leis e interpunha uma segunda vontade mais poderosa do que a Tua. Todavia, o que sou, na verdade, é apenas Tua Vontade estendida e se estendendo. Sou isto e isto nunca vai mudar. Da mesma forma que Tu és Um, eu também sou um Contigo. E escolhi isto na minha criação, quando minha vontade se tornou para sempre uma só com a Tua. Essa escolha foi feita para toda a eternidade. Ela não pode mudar para ficar em oposição a si mesma. Pai, minha vontade é a Tua. E eu estou seguro, tranquilo e sereno, em alegria sem fim, porque é Tua Vontade que seja assim.

Como eu já disse muitas vezes antes, nossa maior dificuldade, quando se trata de escolher entre ilusão e realidade está em achar que alguma das formas da ilusão tem valor [vejam de novo, por favor, o texto O amigo indicado, no capítulo 26 do livro]. Isto nos leva a tentar dar realidade às ilusões. Essa tentativa está fadada ao fracasso, uma vez que nada pode dar realidade àquilo que não tem realidade. Esta ideia, aliás, foi tema de um dos exercícios da primeira parte. Lembram?

O Curso ensina, entre outras coisas, que não podemos ter certeza de nada daquilo que vemos fora de nós, mas podemos ficar certos de que, ao nos deixarmos conduzir pelo Espírito Santo, pelo divino em nós, oferecendo-Lhe um lugar de descanso, é n'Ele que vamos descansar.

Dizendo de outra forma, para nos valermos também das ideias de duas lições recentes, tudo o que o Espírito Santo nos pede é que nos deixemos conduzir, que escolhamos ser o segundo, colocando Deus está em primeiro, sempre, pois, de verdade, não sabemos o que é melhor para nós em praticamente nenhuma circunstância. Será competir pelo primeiro lugar? Lembremo-nos de que tudo é sempre entre nós e Deus. Daí, muitas vezes, nós mesmos questionarmos as decisões que acabáramos de tomar. Ou de termos dúvidas quanto à decisão a ser tomada. 

Para abandonarmos quaisquer dúvidas, é preciso que nos comprometamos com as práticas diárias, aceitando que é possível viver em sintonia com Deus e uns com os outros, como nos orienta a lição:

Hoje aceitaremos nossa união uns com os outros e com nossa Fonte. Não temos nenhuma vontade separada da d'Ele e todos somos um porque todos compartilhamos a Vontade d'Ele. A partir dela descobrimos, enfim, nosso caminho para Deus.

Pois os sentidos do corpo, de que nos valemos para traçar os caminhos que vamos trilhar neste mundo, não conseguem ver, tocar, cheirar, saborear ou ouvir a realidade. A lógica do sistema de pensamento do ego [o falso eu] não é suficiente para abarcar todos os aspectos de um fato qualquer. Racionalizar serve para nos dar uma indicação de um caminho provável em função dos dados que determinada situação nos mostra, mas apenas para isso. Quando nos entregamos ao Ser, voltando-nos para o divino dentro de nós mesmos, só o melhor pode acontecer. 

Às práticas?

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia, Eliane.

      Às práticas!

      Obrigado por comentar.

      Excluir
  2. Me tocou!!!
    Nos alimentamos da vontade unicamente de Deus,pois nada nos separa dele,tudo e em todos os sentidos possíveis da vida,é infinitamente a nossa vontade junto com a dele,e que no final,é que amemos sempre uns aos outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Regiane.

      A crença segundo a qual é possível estarmos de algum modo separados de Deus é apenas do ego - o falso eu, que não tem nada a ver com o que somos na verdade.

      E tudo o que o Curso visa a nos ensinar é apenas a restabelecermos a ligação com Deus, para vivermos a experiência da Presença d'Ele em nossos dias, em nossa vida em todos os momentos.

      Obrigado por comentar.

      Excluir