sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Propagar no mundo a superirradiação que salva


LIÇÃO 319

Eu vim para a salvação do mundo.

1. Eis aqui um pensamento do qual se retirou toda a arrogância e em que só a verdade permanece. Pois a arrogância impede a verdade. Mas, quando não existir nenhuma arrogância, a verdade virá imediatamente e preencherá o espaço que o ego deixou desocupado pelas mentiras. Só o ego pode ser limitado e, por isso, ele tem de buscar metas restritas e limitadoras. O ego pensa que aquilo que alguém ganha a totalidade tem de perder. E, no entanto, é a Vontade de Deus que eu aprenda que aquilo que alguém ganha é dado a todos.

2. Pai, Tua Vontade é completa. E a meta que brota dela compartilha sua totalidade. Que objetivo me poderia ter sido dado a não ser a salvação do mundo? E o que a não ser isto poderia ser a Vontade que meu Ser compartilha Contigo?

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 319

Eu vim para a salvação do mundo.

Já imaginaram como seria reconhecer, compreender, de fato, e aceitar a ideia com que vamos praticar hoje? Quem de nós acredita verdadeiramente e pode dizer, como Jesus disse à época em que viveu: "Eu sou a verdade e a vida. Aquele que vem a mim viverá para sempre."?

Será arrogância dizer isso? O que a lição diz? 

Eis aqui um pensamento do qual se retirou toda a arrogância e em que só a verdade permanece.

Ora, o falso eu quer nos fazer crer que arrogância seria dizermos: a salvação do mundo depende de mim. Não é isso mesmo que pensamos. Não é isso que fomos - e ainda somos - ensinados a crer pelo ensinamento do mundo, que acredita que estamos separados uns dos outros e de Deus?

... a arrogância impede a verdade.Mas, quando não existir nenhuma arrogância, a verdade virá imediatamente e preencherá o espaço que o ego deixou desocupado pelas mentiras.  

É disso que trata a ideia que praticamos hoje. De nos libertarmos da arrogância, do orgulho, com que o ego se relaciona com tudo e com todos no mundo, acreditando-se separado e especial, num mundo povoado por corpos imperfeitos e por gente cheia de defeitos que ele quer corrigir. 

Como entrar em contato com a verdade do que somos, com a verdadeira função que nos cabe, se damos ouvidos ao ego e o deixamos no comando de nossas vidas a maior parte do tempo? Como cumprir a função que nos cabe no mundo e que é dada pela ideia de hoje, se nos acreditamos limitados, incapazes, impotentes e inúteis, a partir daquilo que o ego ensina?

Só o ego pode ser limitado e, por isso, ele tem de buscar metas restritas e limitadoras. O ego pensa que aquilo que alguém ganha a totalidade tem de perder.

Eis aí a resposta às perguntas anteriores. Só o ego pode ser limitado... E eis aqui a razão pela qual é preciso que renovemos e reforcemos nossa decisão de praticar. Dia após dia. Pois só as práticas vão nos permitir escolher de forma diferente. Ver de forma diferente. Abandonar o olhar do ego e as impressões que nos dão os sentidos do corpo. Só quando calarmos o ego, submetendo-o à vontade do espírito em nós, seremos capazes de compartilhar com todos a Vontade de Deus para nós, sem medo de perder qualquer coisa. E de viver a alegria e a paz perfeitas que são também a nossa vontade, em sintonia com a Vontade de Deus. Pois:

 ... é a Vontade de Deus que eu aprenda que aquilo que alguém ganha é dado a todos.

Isto é, se lembrarmos de duas das lições mais recentes: Todas as dádivas que meus irmãos dão me pertencem. Todas as dádivas que dou aos meus irmãos são minhas. Quer dizer, não há nada a perder nunca. Ou, lembrando Lavoisier, se preferirem: "Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". 

É, portanto, a partir do reconhecimento de que cada um de nós é potencialmente "o salvador do mundo" e do reconhecimento de que cada um de nós tem de ver a si mesmo como "o salvador do mundo". E, da mesma forma, ver a todos os que povoam nosso mundo como salvadores do mundo que podemos santificar os relacionamentos que vivemos. 

Pois:

"Nosso estado natural de ser é um relacionamento, um tango, um estado constante de um influenciando o outro. Do mesmo modo que as partículas subatômicas que nos compõem não podem ser separadas do espaço e das partículas que as cercam, os seres viventes também não podem ser isolados uns dos outros... Pelo ato da observação e da intenção, temos a capacidade de propagar um tipo de superirradiação para o mundo." [Lynne McTaggart, citada por Wayne Dyer no livro A Força da Intenção.]

Ora, a salvação do mundo não depende, pois, da "superirradiação" que cada um de nós pode propagar? A ideia para as práticas de hoje é aquela que estabelece minha função no mundo, no plano de Deus para a salvação do mundo. 

Para aceitar esta ideia, reconhecê-la e pô-la em prática é preciso que sejamos capazes de abrir nossa consciência à verdade. É esta abertura que vai nos fazer ver que, assim como meu papel é salvar o mundo, este papel é também teu, é o papel de todos e da cada um de nós. 

É por isso que podemos, enfim, dizer em sintonia com o que a lição ensina, acreditando em cada uma das palavras que dizemos:

Pai, Tua Vontade é completa. E a meta que brota dela compartilha sua totalidade. Que objetivo me poderia ter sido dado a não ser a salvação do mundo? E o que a não ser isto poderia ser a Vontade que meu Ser compartilha Contigo?

Sim, viemos ao mundo para salvá-lo e tanto mais depressa o mundo será salvo quanto mais rápido tomarmos a decisão de aceitar o papel que nos cabe. Esta é a unica ideia que pode dar sentido a nossas vidas e preencher com significado nosso estar no mundo. Há também que se aceitar a ideia de que não é preciso fazer nada, a não ser entregar a Deus - ao espírito divino em nós -, o comando de nossas vidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário