LIÇÃO 80
Que eu reconheça que meus problemas estão resolvidos.
1. Se estiveres disposto a reconhecer teus problemas, reconhecerás que não tens nenhum problema. Teu único problema básico está resolvido e não tens nenhum outro. Por isto, tens de ficar em paz. Deste modo, a salvação depende do reconhecimento deste único problema e da compreensão de que ele está resolvido. Um só problema, uma única solução. A salvação é realizada. A libertação do conflito te é dada. Aceita este fato e estás pronto para assumir teu lugar legítimo no plano de Deus para a salvação.
2. Teu único problema está resolvido! Repete isto muitas vezes hoje, com gratidão e confiança. Reconheces ter um único problema e abres o caminho para que o Espírito Santo te ofereça a resposta de Deus. Abandonas o engano e vês a luz da verdade. Aceitas a salvação para ti mesmo trazendo o problema à resposta. E podes reconhecer a resposta, porque o problema está identificado.
3. Tens direito à paz hoje. Um problema que está resolvido não pode te incomodar. Certifica-te apenas de não te esqueceres de que todos os problemas são o mesmo. Enquanto te lembrares disto, suas muitas formas não te enganarão. Um só problema, uma única solução. Aceita a paz que esta simples declaração traz.
4. Em nossos períodos de prática mais longos hoje, reivindicaremos a paz que tem de ser nossa quando o problema e a resposta são reunidos. O problema tem de desaparecer porque a resposta de Deus não pode falhar. Reconhecendo um, reconheces o outro. A solução é inseparável do problema. Tens a solução e aceitas a resposta. Estás salvo.
5. Agora, deixa que te seja dada a paz que tua aceitação traz. Fecha os olhos e recebe tua recompensa. Reconhece que teus problemas estão resolvidos. Reconhece que estás fora do conflito; livre e em paz. Acima de tudo, lembra-te de que tens um só problema e de que este problema tem uma única solução. É nisto que a simplicidade da salvação está. É por esta razão que é certo que ela funciona.
6. Afirma para ti mesmo várias vezes que teus problemas estão resolvidos. Repete a ideia com profunda certeza com a maior frequência possível. E certifica-te especialmente de aplicar a ideia para hoje a qualquer problema específico que surja. Dize imediatamente:
Que eu reconheça que este problema está resolvido.
7. Vamos nos decidir a não acumular mágoas hoje. Vamos nos decidir a ficar livres de problemas que não existem. O meio para isto é a sinceridade absoluta. Não te enganes acerca de qual é o problema e tens de reconhecer que ele está resolvido.
*
COMENTÁRIO:
Explorando a LIÇÃO 80
"Que eu reconheça que meus problemas estão resolvidos."
Será fácil?
Será difícil?
Como será a experiência de cada um, de cada uma, para aceitar o desafio que esta lição apresenta? Como será descobrir e aceitar o milagre que ela nos traz.
Como assim: "meus problemas estão resolvidos"?
Quem diz isso não sabe o que se passa em meu dia-a-dia. É um tal de já acordar atrasado para o primeiro compromisso, com vontade de ficar um pouco-muito mais na cama. Não tenho a menor vontade de ir para o trabalho, para a escola, para a academia. Academia! Ir à feira. Levar as crianças para a escola. Esperar a condução, o "busão", que está sempre lotado. Ou o uber, nos dias que correm. Ou enfrentar o trânsito sempre e cada vez mais congestionado.
E as notícias que chegam então? Nos jornais e revistas nas bancas, no computador, nas mensagens eletrônicas, no "whats", no "fb", no "insta". "Amigas" e "amigos" disputando verbalmente para terem razão sobre este ou aquele ponto. Gente destratando gente. Gente matando gente. Políticos propondo e aprovando leis para "ferrar" com os cidadãos comuns. A corrupção comendo solta para a alegria e a impunidade de uns enquanto outros, quem sabe inocentes, são acusados e perseguidos pela "justiça" cada vez mais parcial. Por fim, temos até uma nova guerra, desencadeada por Putin que, ao que ele diz, em protesto contra os Estados Unidos, abre fogo contra a Ucrânia, um país seu irmão, um vizinho.
E, agora, com esta pandemia que já fez aniversário - nos Estados Unidos até inventaram o termo "coronaversary", que, traduzido, seria algo como "coronaversário" ? E este já é o segundo aniversário do corona. Hospitais lotados, médicos, médicas, enfermeiros, enfermeiras morrendo. Gente morrendo à razão de três pessoas por minuto. E não há sinal de que a coisa vai melhorar num espaço de tempo curto. Parece que já estamos próximos do ponto em que todas as pessoas vão ter alguém, ou da família, ou próximo, ou conhecido, que foram vitimados pelo Covid-19. Aqui já aconteceu, fomos contaminados. Graças às três doses da vacina, os sintomas foram leves e, aparentemente, não deixaram sequelas.
,
Qual dessas experiências parece mais próxima de descrever a tua? Há muitas outras formas, é claro. Todos sabemos. Não há necessidade de nos alongarmos na descrição das atividades das pessoas todos os dias. Há pais, mães, alunos, professores, empregadas domésticas [que me parece uma profissão que só existe aqui, no Brasil, como resquício da escravatura], executivos, padres, freiras, psicólogos, terapeutas, médicos, enfermeiros e enfermeiras e toda uma enorme gama de profissionais ou não profissionais se preparando para "a luta diária". Todos os dias. E ainda mais neste dias.
E o que buscam todas essas pessoas? Melhor dizendo o que buscamos todos nós nesta experiência que escolhemos viver neste mundo?
Eu tenho um único problema. E mesmo este único problema está resolvido. O que significa dizer que eu, aquilo que sou na verdade: O EU SOU O QUE SOU, não tenho nenhum problema. É esta ideia que vamos praticar hoje. Nossas práticas se destinam, pois, ao reconhecimento de que só temos um problema [ou de que, na verdade, não temos nenhum problema] e reconhecer isso é aceitar que ele [o único problema que aparentemente temos] já está resolvido.
Como vamos fazer isso? A lição vai ensinar o passo a passo. Comecemos:
Se estiveres disposto a reconhecer teus problemas, reconhecerás que não tens nenhum problema. Teu único problema básico está resolvido e não tens nenhum outro. Por isto, tens de ficar em paz. Deste modo, a salvação depende do reconhecimento deste único problema e da compreensão de que ele está resolvido. Um só problema, uma única solução. A salvação é realizada. A libertação do conflito te é dada. Aceita este fato e estás pronto para assumir teu lugar legítimo no plano de Deus para a salvação.
Quantas vezes já passaste pela experiência de te sentires só, desamparado, abandonado e triste? Quantas vezes já olhaste para dentro de ti mesmo e te perguntaste o que fazer agora? Como resolver os problemas que se apresentam em tua vida? Como driblar o medo que ameaça a tua vida, com este vírus se espalhando de todos os modos possíveis pelos dias, pelos lugares, pelas casas das pessoas?
Se te lembrares bem, todas as vezes em que te voltaste para Deus, mesmo sem acreditar muito que Ele resolveria, mas pensando que já não tinhas forças para fazer nada, nem sabias mais o que fazer, uma solução surgiu e a questão que te afligia foi resolvida e de uma forma muito melhor do que aquela por que esperavas. Não foi? Há que ser honesto ao responder a esta questão.
Já aprendemos que "não há nada a temer". Aprendemos também que Deus está em tudo o que vemos e que Ele vai conosco aonde formos. É Ele nossa força, e é d'Ele que recebemos a dádiva da visão. Ele é a Fonte e a Luz na qual vemos, a Mente com a qual pensamos e o Amor em que perdoamos. Que problemas podemos ter então?
A lição continua:
Teu único problema está resolvido! Repete isto muitas vezes hoje, com gratidão e confiança. Reconheces ter um único problema e abres o caminho para que o Espírito Santo de ofereça a resposta de Deus. Abandonas o engano e vês a luz da verdade. Aceitas a salvação para ti mesmo trazendo o problema à resposta. E podes reconhecer a resposta, porque o problema está identificado.
É hoje que vais reconhecer e aceitar isto tudo como verdadeiro? Vais permitir que isso se transforme na própria energia de que és feito? Vais incluir isto em teu DNA? Vais incluir tua herança divina em teu DNA?
Isto é tudo o que precisas fazer. É tudo o que precisamos fazer conforme ensina a lição:
Em nossos períodos de prática mais longos hoje, reivindicaremos a paz que tem de ser nossa quando o problema e a resposta são reunidos. O problema tem de desaparecer porque a resposta de Deus não pode falhar. Reconhecendo um, reconheces o outro. A solução é inseparável do problema. Tens a solução e aceitas a resposta. Estás salvo.
Não achas possível reconhecer que o único problema que tens já está resolvido? Não queres aceitar que todos os problemas, que são um só apesar da variedade de formas com que se apresentam, já estão resolvidos? Não queres reconhecer e aceitar teu direito a milagres, que outra lição ensinou a reconhecer há pouco? Como pode ser possível acreditares que ainda há algum problema a resolver?
Olha com atenção e te esforça para praticar da forma que a lição orienta. Assim:
Afirma para ti mesmo várias vezes que teus problemas estão resolvidos. Repete a ideia com profunda certeza com a maior frequência possível. E certifica-te especialmente de aplicar a ideia para hoje a qualquer problema específico que surja. Dize imediatamente:
Vamos nos decidir a não acumular mágoas hoje. Vamos nos decidir a ficar livres de problemas que não existem. O meio para isto é a sinceridade absoluta. Não te enganes acerca de qual é o problema e tens de reconhecer que ele está resolvido.
Se ainda te restarem quaisquer dúvidas, apressa-te a praticar a ideia que o Curso traz hoje. Ela oferece a solução definitiva para todos os problemas que pensavas ter. A partir das práticas deste dia, podes chegar à libertação completa de tudo aquilo que te amarrava às ilusões criadas pelo ego, o falso eu, e reconhecer que não precisas fazer nada a não ser aceitar a verdade a respeito do que és.
Podemos, portanto, repetindo o que eu já disse tantas vezes, ficar em paz. A luz veio. E trouxe consigo a salvação. Aceitá-la ou não é uma escolha, uma decisão, que cabe apenas a cada um de nós. Eis, pois, aí de novo a solução para todos os problemas.
,
Qual dessas experiências parece mais próxima de descrever a tua? Há muitas outras formas, é claro. Todos sabemos. Não há necessidade de nos alongarmos na descrição das atividades das pessoas todos os dias. Há pais, mães, alunos, professores, empregadas domésticas [que me parece uma profissão que só existe aqui, no Brasil, como resquício da escravatura], executivos, padres, freiras, psicólogos, terapeutas, médicos, enfermeiros e enfermeiras e toda uma enorme gama de profissionais ou não profissionais se preparando para "a luta diária". Todos os dias. E ainda mais neste dias.
E o que buscam todas essas pessoas? Melhor dizendo o que buscamos todos nós nesta experiência que escolhemos viver neste mundo?
Eu tenho um único problema. E mesmo este único problema está resolvido. O que significa dizer que eu, aquilo que sou na verdade: O EU SOU O QUE SOU, não tenho nenhum problema. É esta ideia que vamos praticar hoje. Nossas práticas se destinam, pois, ao reconhecimento de que só temos um problema [ou de que, na verdade, não temos nenhum problema] e reconhecer isso é aceitar que ele [o único problema que aparentemente temos] já está resolvido.
Como vamos fazer isso? A lição vai ensinar o passo a passo. Comecemos:
Se estiveres disposto a reconhecer teus problemas, reconhecerás que não tens nenhum problema. Teu único problema básico está resolvido e não tens nenhum outro. Por isto, tens de ficar em paz. Deste modo, a salvação depende do reconhecimento deste único problema e da compreensão de que ele está resolvido. Um só problema, uma única solução. A salvação é realizada. A libertação do conflito te é dada. Aceita este fato e estás pronto para assumir teu lugar legítimo no plano de Deus para a salvação.
Quantas vezes já passaste pela experiência de te sentires só, desamparado, abandonado e triste? Quantas vezes já olhaste para dentro de ti mesmo e te perguntaste o que fazer agora? Como resolver os problemas que se apresentam em tua vida? Como driblar o medo que ameaça a tua vida, com este vírus se espalhando de todos os modos possíveis pelos dias, pelos lugares, pelas casas das pessoas?
Se te lembrares bem, todas as vezes em que te voltaste para Deus, mesmo sem acreditar muito que Ele resolveria, mas pensando que já não tinhas forças para fazer nada, nem sabias mais o que fazer, uma solução surgiu e a questão que te afligia foi resolvida e de uma forma muito melhor do que aquela por que esperavas. Não foi? Há que ser honesto ao responder a esta questão.
Que eu reconheça que meus problemas estão resolvidos.
Já aprendemos que "não há nada a temer". Aprendemos também que Deus está em tudo o que vemos e que Ele vai conosco aonde formos. É Ele nossa força, e é d'Ele que recebemos a dádiva da visão. Ele é a Fonte e a Luz na qual vemos, a Mente com a qual pensamos e o Amor em que perdoamos. Que problemas podemos ter então?
A lição continua:
Teu único problema está resolvido! Repete isto muitas vezes hoje, com gratidão e confiança. Reconheces ter um único problema e abres o caminho para que o Espírito Santo de ofereça a resposta de Deus. Abandonas o engano e vês a luz da verdade. Aceitas a salvação para ti mesmo trazendo o problema à resposta. E podes reconhecer a resposta, porque o problema está identificado.
Tens direito à paz hoje. Um problema que está resolvido não pode te incomodar. Certifica-te apenas de não te esqueceres de que todos os problemas são o mesmo. Enquanto te lembrares disto, suas muitas formas não te enganarão. Um só problema, uma única solução. Aceita a paz que esta simples declaração traz.
É hoje que vais reconhecer e aceitar isto tudo como verdadeiro? Vais permitir que isso se transforme na própria energia de que és feito? Vais incluir isto em teu DNA? Vais incluir tua herança divina em teu DNA?
Isto é tudo o que precisas fazer. É tudo o que precisamos fazer conforme ensina a lição:
Em nossos períodos de prática mais longos hoje, reivindicaremos a paz que tem de ser nossa quando o problema e a resposta são reunidos. O problema tem de desaparecer porque a resposta de Deus não pode falhar. Reconhecendo um, reconheces o outro. A solução é inseparável do problema. Tens a solução e aceitas a resposta. Estás salvo.
Agora, deixa que te seja dada a paz que tua aceitação traz. Fecha os olhos e recebe tua recompensa. Reconhece que teus problemas estão resolvidos. Reconhece que estás fora do conflito; livre e em paz. Acima de tudo, lembra-te de que tens um só problema e de que este problema tem uma única solução. É nisto que a simplicidade da salvação está. É por esta razão que é certo que ela funciona.
Não achas possível reconhecer que o único problema que tens já está resolvido? Não queres aceitar que todos os problemas, que são um só apesar da variedade de formas com que se apresentam, já estão resolvidos? Não queres reconhecer e aceitar teu direito a milagres, que outra lição ensinou a reconhecer há pouco? Como pode ser possível acreditares que ainda há algum problema a resolver?
Que eu reconheça que meus problemas estão resolvidos.
Olha com atenção e te esforça para praticar da forma que a lição orienta. Assim:
Afirma para ti mesmo várias vezes que teus problemas estão resolvidos. Repete a ideia com profunda certeza com a maior frequência possível. E certifica-te especialmente de aplicar a ideia para hoje a qualquer problema específico que surja. Dize imediatamente:
Que eu reconheça que este problema está resolvido.
Podemos, portanto, repetindo o que eu já disse tantas vezes, ficar em paz. A luz veio. E trouxe consigo a salvação. Aceitá-la ou não é uma escolha, uma decisão, que cabe apenas a cada um de nós. Eis, pois, aí de novo a solução para todos os problemas.
Às práticas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário