sábado, 5 de novembro de 2016

Nunca há razão alguma para o medo em lugar algum


9. O que é a Segunda Vinda?

1. A Segunda Vinda de Cristo, que é tão certa quanto Deus, é apenas a correção e a volta da sanidade. Ela é uma parte da condição que restitui o que nunca se perdeu e que restabelece o que é verdadeiro para todo o sempre. Ela é o convite para que a Palavra de Deus tome o lugar da ilusão; a disposição de permitir que o perdão se estenda sobre todas as coisas sem exceção e sem reserva.

2. É a natureza todo-abrangente da Segunda Vinda de Cristo que permite que ela envolva o mundo e te mantenha em segurança em seu benigno advento, que abarca todas as coisas vivas consigo. Não há limite para o alívio que a Segunda Vinda traz, uma vez que a criação de Deus tem de ser ilimitada. O perdão ilumina o caminho da Segunda Vinda porque ela brilha sobre todas as coisas vivas como uma só. E, desse modo, a unidade é enfim reconhecida.

3. A Segunda Vinda põe fim às lições que o Espírito Santo ensina, dando lugar ao Juízo Final, em que o aprendizado termina em um resumo derradeiro que se estenderá além de si mesmo e chegará a Deus. A Segunda Vinda é o instante em que todas as mentes são entregues às mãos de Cristo, para serem devolvidas ao espírito em nome da criação verdadeira e da Vontade de Deus.

4. A Segunda Vinda é o único acontecimento no tempo que o próprio tempo não pode atingir. Pois cada um daqueles que algum dia veio para morrer, ou que ainda virá, ou que está presente agora é igualmente liberado daquilo que fez. Nessa igualdade Cristo é restabelecido qual uma Identidade única, na qual os Filhos de Deus reconhecem que todos eles são um só. E Deus Pai sorri para Seu Filho, Sua única criação e Sua única alegria.

5. Reza para que a Segunda Vinda aconteça logo, mas não te acomodes nisso. Ela precisa de teus olhos e ouvidos e mãos e pés. Ela precisa de tua voz. E, mais do que tudo, ela precisa de tua boa vontade. Alegremo-nos por sermos capazes de fazer a Vontade de Deus e de nos unirmos em sua luz sagrada. Atenção, o Filho de Deus é um em nós, e podemos alcançar o Amor de nosso Pai por intermédio d'Ele.


*


LIÇÃO 310


Passo o dia de hoje sem medo e com amor.

1. Quero passar este dia Contigo, meu Pai, do modo que Tu escolheste que todos os meus dias deveriam ser. E o que vou viver não pertence em absoluto ao tempo. A alegria que chega a mim não pertence aos dias nem às horas, pois vem do Céu a Teu Filho. Este dia será Tua doce advertência para eu me lembrar de Ti, Teu chamado benevolente a Teu Filho santo, o sinal de que Tua graça veio a mim e de que é Tua Vontade que eu seja libertado hoje.

2. Tu e eu passamos este dia juntos. E o mundo inteiro se junta a nós em nossa canção de agradecimento e de alegria para com Aquele Que nos deu a salvação e Que nos libertou. Fomos devolvidos à paz e à santidade. Não há espaço para o medo em nós hoje, pois acolhemos o amor em nossos corações.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 310

E se pudéssemos fazer com que, como a ideia que praticamos hoje, todos os nossos dias fossem vividos sem medo, com amor?

Isso será possível?

É! E me lembra uma historinha destas contadas por um mestre que diz o seguinte:

"O medo bateu à porta. O amor foi abrir e não havia ninguém." 

Um trecho do livro texto do Curso diz a certa altura: Quando quiseres só amor é só isso que terás. E em outro ponto, em leitura que fizemos há algum tempo, no grupo de estudos, lemos: O que o medo escondeu ainda é parte de ti. Unir-te à Expiação é o caminho para sair do medo.

Isto é, o Ser em nós, o divino espírito, que é o que somos na verdade, só pode estar oculto em nós pelo medo que temos de entrar em contato com ele. O medo que temos de olhar para dentro e encontrar lá apenas a inocência, a pureza, a mansidão, a benignidade, a paz e a alegria do Filho de Deus, que são aquilo que compartilhamos com Ele, quer estejamos conscientes disso, quer não. 

É só para isso que precisamos olhar, como nos ensinava a lição de ontem. Não há razão nenhuma, em nenhum lugar e em tempo algum para o medo, se, de fato, nos voltarmos para o amor e quisermos encontrar o Ser em nós, se, de verdade, quisermos conhecer Deus.

O Curso ensina já na própria introdução:

O Curso não tem por objetivo ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Porém, ele visa a remover as barreiras à consciência da presença do amor, que é tua herança natural. O oposto do amor é o medo, mas aquilo que é todo-abrangente não pode ter nenhum oposto.

Isto quer dizer que o medo é apenas uma imagem equivocada do amor. Uma imagem construída pelo falso eu, que pensamos ser. Então, é lógico que se voltarmos toda a nossa atenção para tudo o que o amor é, e para tudo o que o amor nos pode oferecer, não vai sobrar espaço em nossa mente para qualquer pensamento de medo.

As lições do livro de exercícios se prestam exatamente a isto: a blindar nossa mente para todo e qualquer pensamento que nos leve a acreditar que estamos separados da Fonte de onde viemos, que é o próprio Amor.

É ainda no início do livro que vamos encontrar Os Princípios dos Milagres, que nos informam que:

Os milagres acontecem naturalmente como expressões do amor. O verdadeiro milagre é o amor que os inspira. Neste sentido, tudo o que vem do amor é um milagre. (...) Milagres são naturais. Quando não acontecem, algo deu errado. (...) Eles trazem mais amor tanto para o doador quanto para o recebedor.

Resta-nos, pois, apenas firmar o compromisso de seguir a orientação que recebemos da Voz por Deus, quando iniciamos o dia com a prática da ideia especificada para aquele dia, para que sejamos capazes de experimentar, dia após dia, um tempo no qual o medo não pode entrar, porque fizemos a escolha de viver o amor, de viver no amor.

Às práticas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário