terça-feira, 22 de novembro de 2016

Não há mesmo ninguém a quem chamar fora de nós


11. O que é a criação?

1. A criação é a soma de todos os Pensamentos de Deus, em número infinito e sem qualquer limite. Só o amor cria, e só como ele mesmo. Nunca houve um tempo em que aquilo que ele criou não existia. Tampouco haverá um em que qualquer coisa que ele criou venha a sofrer qualquer perda. Os Pensamentos de Deus são para todo o sempre exatamente como eram e tal qual são, imutáveis ao longo do tempo e depois que o tempo acabar.

2. Os Pensamentos de Deus recebem todo o poder que seu próprio Criador tem. Pois Ele quer acrescentar ao amor por sua extensão. Deste modo, Seu Filho compartilha da criação e, por isso, tem de compartilhar do poder de criar. Aquilo que Deus quer que seja Um para sempre ainda será Um quando o tempo acabar; e não mudará ao longo do curso do tempo, permanecendo como era antes que a ideia de tempo começasse.

3. A criação é o contrário de todas as ilusões, pois criação é verdade. A criação é o Filho santo de Deus, pois na criação a Vontade d'Ele é completa em todos os aspectos, tornando cada parte continente do todo. A inviolabilidade de sua unicidade fica garantida para sempre; preservada eternamente dentro de Sua Vontade santa, além de toda possibilidade de dano, de separação, de imperfeição e de qualquer mancha em sua inocência.

4. Nós somos a criação; nós, os Filhos de Deus. Parecemos estar separados e não-cientes de nossa unidade com Ele. Mas, por trás de todas as nossas dúvidas, além de todos os nossos medos, ainda existe a certeza. Pois o amor permanece com todos os seus Pensamentos, porque é deles a certeza do amor. A memória de Deus está em nossas mentes, que conhecem sua unicidade e sua unidade com seu Criador. Permite que nossa função seja apenas deixar que esta memória volte, apenas para permitir que a Vontade de Deus seja feita sobre a terra, apenas para sermos devolvidos à sanidade e para sermos apenas como Deus nos criou.

5. Nosso pai nos chama. Ouvimos Sua Voz e perdoamos a criação em Nome de Seu Criador, a Própria Santidade, Santidade Da Qual Sua Própria criação compartilha; Santidade Que ainda é uma parte de nós.

*

LIÇÃO 327

Só preciso chamar e Tu me responderás.

1. Não se pede de mim que aceite a salvação com base em uma fé insustentável. Pois Deus garante que Ele ouvirá meu chamado e que Ele Mesmo responderá. Deixa apenas que eu aprenda de minha experiência que isso é verdadeiro e a fé n'Ele tem de vir a mim com certeza. Essa é a fé que irá durar e que me levará cada vez mais adiante pela estrada que conduz a Ele. Pois, deste modo, ficarei certo de que Ele não vai me abandonar e de que ainda me ama, e de que espera apenas meu chamado para me dar toda a ajuda de que preciso para chegar até Ele.

2. Pai, eu Te agradeço porque Tuas promessas nunca falharão em minha experiência, se eu apenas testá-las. Permite, portanto, que eu tente testá-las e que não as julgue. Tua Palavra é uma só Contigo. Tu dás o meio a partir do qual a convicção vem, e a certeza da qual se ganha, enfim, Teu Amor duradouro.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 327

Só preciso chamar e Tu me responderás.

Pergunto-lhes novamente: Quem tem tal certeza? Quem de nós vive a partir de tal certeza? E, no entanto, não há mesmo, na verdade, ninguém a quem chamar fora de nós. O que precisamos de fato é começar a acreditar no divino interior como a verdade do que somos. Pois aí eliminaremos toda e qualquer dúvida.

E o que a lição pede de nós? 

Vejamos:

Não se pede de mim que aceite a salvação com base em uma fé insustentável. Pois Deus garante que Ele ouvirá meu chamado e que Ele Mesmo responderá. Deixa apenas que eu aprenda de minha experiência que isso é verdadeiro e a fé n'Ele tem de vir a mim com certeza. Essa é a fé que irá durar e que me levará cada vez mais adiante pela estrada que conduz a Ele. Pois, deste modo, ficarei certo de que Ele não vai me abandonar e de que ainda me ama, e de que espera apenas meu chamado para me dar toda a ajuda de que preciso para chegar até Ele.

Como já disse pessoalmente a todos que em algum momento frequentaram algum dos grupos de estudo, não há que se ter uma fé que não se sustente. Todos os termos que o Curso usa para se referir "Àquilo Que Sabe" em nós se referem a Algo que está dentro de nós - de todos e de cada um de nós, mesmo que de forma diferente para cada um -, porque não há nada fora. Por isso os termos Tu, Deus, o Espírito Santo, o Guia, o Amigo, o Irmão, Cristo, o Consolador, Pai, o Filho de Deus se referem ao divino EM nós. Dentro. Não-separado. O Todo e a Unidade de que somos parte.

Sabendo disso não fica mais fácil praticar a ideia de hoje?

Uell Stanley Andersen, citado por Wayne Dyer em um de seus livros, diz o seguinte, para que fiquemos atentos ao que pensamos acerca do que somos, para que busquemos corrigir os equívocos que nos levam a pensar que, de algum modo, podemos estar separados da divindade, que é a verdade do que somos. Nossa santidade, e divindade, é a mesma de Deus. É o que temos em comum com Ele e com todos os outros seres que povoam nosso universo:

Tudo aquilo que podes conceber e aceitar é teu! Não alimentes nenhuma dúvida! Recusa-te a aceitar preocupação ou pressa ou medo. Aquilo que sabe e faz todas as coisas está dentro de ti e escuta o mais leve sussurro. 

É por esta razão que podemos nos dar ao direito de testar o contato com o divino em nós, de chamá-lo, na certeza de que ele está em nós e vai nos responder. É também por esta razão que podemos desde já agradecer como nos convida a fazer a lição:

Pai, eu Te agradeço porque Tuas promessas nunca falharão em minha experiência, se eu apenas testá-las. Permite, portanto, que eu tente testá-las e que não as julgue. Tua Palavra é uma só Contigo. Tu dás o meio a partir do qual a convicção vem, e a certeza da qual se ganha, enfim, Teu Amor duradouro. 

Às práticas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário