sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Para abandonar aquilo que nos afasta da alegria


LIÇÃO 338

Só meus pensamentos me afetam.

1. Só isto é necessário para permitir que a salvação venha ao mundo inteiro. Pois neste pensamento singular todas as pessoas são liberadas do medo. Com isto elas aprendem que ninguém as assusta e que nada pode ameaçá-las. Não têm inimigos e estão a salvo de todas as coisas externas. Seus pensamentos podem assustá-las, mas, uma vez que estes pensamentos só pertencem a elas, elas têm o poder de mudá-los e de trocar cada pensamento de medo por um pensamento alegre de amor. Elas crucificam a si mesmas. Deus, porém, planeja que Seu Filho amado seja redimido.

2. Teu plano é seguro, meu Pai -, só o Teu. Todos os outros fracassarão. E eu terei pensamentos que me assustarão até aprender que Tu me dás o único Pensamento que me conduz à salvação. Só os meus falharão e não me levarão a lugar algum. Mas o Pensamento que Tu me deste garante me levar para casa, porque ele contém Tua promessa a Teu Filho.

*

COMENTÁRIO:

As práticas e a compreensão da ideia que o Curso nos oferece na lição desta sexta-feira, 4 de dezembro, são vitais, se quisermos, de fato, alcançar a percepção verdadeira, se quisermos, de verdade, aprender a olhar para o mundo de modo diferente.

E para isto nada mais simples do que compreender - e compreender sempre significa reconhecer e aceitar - que são apenas os meus pensamentos que me afetam. Isto é, nada, nada, nada, mas nadinha mesmo, fora de mim pode me perturbar, aborrecer, irritar ou despertar qualquer sensação que me afaste a alegria e da paz de espírito.

Voltemos nossa atenção uma vez mais à ideia da lição 312: Vejo todas as coisas como quero que sejam. Aprendemos com ela que: "A percepção vem depois do julgamento. Depois de julgar, vemos então aquilo que queremos ver. Pois a vista serve apenas para nos oferecer o que queremos. É impossível não ver aquilo que queremos ver e [é impossível também] deixar de ver aquilo que escolhemos ver". 

Isto, e a ideia que praticamos hoje, serve para demonstrar a verdade do que o texto diz a certa altura a respeito do que vemos no(s) outro(s), do que ouvimos do(s) outro(s), de todos os que nos cercam e fazem parte de nossa caminhada por este mundo:

A mensagem que teu irmão te dá depende de ti. O que ele te diz? O que queres que ele te diga? Tua decisão a respeito dele determina a mensagem que recebes. Lembra-te de que o Espírito Santo está nele, e de que Sua Voz te fala por intermédio dele [de teu irmão]. O que um irmão tão santo pode te dizer exceto a verdade? Mas tu a ouves? Teu irmão pode não saber quem ele é, mas existe uma luz na mente dele que sabe. Essa luz pode brilhar na tua dando veracidade às palavras dele e te tornando capaz de ouví-las. As palavras dele são a resposta do Espírito Santo para ti. Tua fé nele é forte o suficiente para permitir que ouças? [T-9.II.5]

Não será, pois, conveniente, porque libertador, que pratiquemos com toda a nossa disposição a ideia de hoje? Que coloquemos, de coração, o mais profundo de nossos desejos ao praticar, na certeza de que aprenderemos hoje a maneira de abandonar de uma vez por todas tudo aquilo que nos impede de viver somente a alegria? 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário