sábado, 12 de dezembro de 2015

Abandonar todas as ilusões que o mundo oferece


LIÇÃO 346

Hoje a paz de Deus me envolve,
E esqueço todas as coisas exceto Seu Amor.

1. Pai, desperto hoje com milagres que corrigem minha percepção de todas as coisas. E dessa forma começa o dia que compartilho Contigo da mesmo modo que compartilharei a eternidade, pois o tempo deixa de ter significado. Eu não busco as coisas do tempo e por isso não olharei para elas. O que busco hoje transcende todas as leis do tempo e das coisas percebidas no tempo. Quero me esquecer de todas as coisas exceto de Teu Amor. Quero habitar em Ti e não conhecer nenhuma lei exceto Tua lei do amor. E quero achar a paz que Tu criaste para Teu Filho e esquecer todos os brinquedos bobos que fiz enquanto vejo Tua glória e a minha.

2. E, quando a noite chegar hoje, nós não nos lembraremos de nada a não ser da paz de Deus. Pois hoje aprenderemos qual paz é a nossa, quando nos esquecermos de todas as coisas exceto do Amor de Deus.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 346

A ideia para as práticas de hoje pede uma vez mais que nos entreguemos nas Mãos de Deus e que nos deixemos envolver pela paz que só Ele pode oferecer, pondo de lado todas as coisas que não sejam reflexos de Seu Amor. Assim, vamos dizer:

Hoje a paz de Deus me envolve,
E esqueço todas as coisas exceto Seu Amor.

E vamos dizê-lo com a forte convicção de que estamos falando a partir do Ser que o que somos na verdade, quando abandonamos todas as ilusões que o mundo nos oferece a partir do sistema de pensamento do ego. Por isso vamos, mais uma vez, nos voltar para o interior de nós mesmos e permitir que o Ser seja testemunha do que queremos que aconteça em nossa vida, a partir do que a lição ensina, dizendo:

Pai, desperto hoje com milagres que corrigem minha percepção de todas as coisas. E dessa forma começa o dia que compartilho Contigo da mesmo modo que compartilharei a eternidade, pois o tempo deixa de ter significado. Eu não busco as coisas do tempo e por isso não olharei para elas. O que busco hoje transcende todas as leis do tempo e das coisas percebidas no tempo. Quero me esquecer de todas as coisas exceto de Teu Amor. Quero habitar em Ti e não conhecer nenhuma lei exceto Tua lei do amor. E quero achar a paz que Tu criaste para Teu Filho e esquecer todos os brinquedos bobos que fiz enquanto vejo Tua glória e a minha.

Vamos passar por todos os acontecimentos deste dia tendo em mente esta prece, para compartilharmos, com todos os que cruzarem nosso caminho hoje, a alegria e a paz que ela nos dá. Encerramos o dia, dizendo:

E, quando a noite chegar hoje, nós não nos lembraremos de nada a não ser da paz de Deus. Pois hoje aprenderemos qual paz é a nossa, quando nos esquecermos de todas as coisas exceto do Amor de Deus.

Isto deve certamente servir para a paz e alegria que esperamos viver todos os dias se confirmem em nossa experiência.

Às práticas?

2 comentários:

  1. Moises, mais um ano terminando e, aos poucos, vamos acordando desse imenso sono.O curso vai nos mostrando que, enquanto não acordarmos desse sonho, continuaremos dando voltas em círculo.O pior é ter a certeza de que reagimos de acordo com sistemas de crenças impostos e nem sempre verdadeiros para nós.Ao longo das práticas, paramos de perseguir metas ou uma conquista espiritual. Compreendemos que é mais uma das " invenções' da nossa cabeça. Desde as primeiras lições, somos convidados a soltar todos os conteúdos e conhecimento sobre tudo que vemos e,simplesmente,perceber aquilo que é.Esse é o milagre que o Curso propõe: "ser" sem limites de visão ou expectativas.O que eu tenho percebido é que há esses momentos de presença desse "ser' e,então, todo o castelo construído pela nossas ilusões cai e o que resta é o que o Curso assinala: a vida fluindo através de nossa presença. Obrigada Moises por mais uma ano de convivência com seus sábios ensinamentos. Saudações.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Cida.

    Ano após ano, mês após mês, dia após dia, as práticas vão aquietando o desejo de controle do ego em nós e, se praticamos da forma que o Curso pede, vamos nos aproximando mais e mais rapidamente do entendimento do que o Curso quer dizer com o "tu não precisas fazer nada".

    Pois o ego, este falso eu que construímos dia a dia a partir do sistema de pensamento do mundo usa o fazer como base para a construção de um "si mesmo" equivocado, poderoso, que se julga capaz de melhorar o mundo.

    Só as práticas diárias feitas no silêncio da procura de contato verdadeiro com o divino em nós mesmos é que pode trazer de volta a luz para todos e para cada um de nós.

    Oxalá mais de nós tomem a decisão de começar, de fato, a entregar suas vidas ao divino em si mesmos no ano que está para chegar. Hoje, que sabe?

    Obrigado por continuar conosco e dividir conosco seu entendimento e suas vivências a partir do ensinamento.

    Beijos.

    ResponderExcluir