quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Deus espera sua ligação, que entre em sintonia


LIÇÃO 358

Nenhum pedido a Deus pode não ser ouvido nem
Deixado sem resposta. E posso ter certeza disso:
A resposta d'Ele é a única que quero realmente.

1. Só Tu, Que lembras o que realmente sou, lembras o que quero verdadeiramente. Tu falas por Deus e, por isso, Tu falas por mim. E aquilo que me dás vem do Próprio Deus. Então, meu Pai, Tua Voz também é minha e tudo o que quero é o que Tu me ofereces na forma exata que Tu escolhes que seja meu. Permite que eu me lembre de tudo o que não sei e deixa que minha voz silencie ao lembrar. Mas não me deixes esquecer de Teu Amor e de Teu cuidado, mantendo sempre Tua promessa a Teu Filho em minha mente. Não me deixes esquecer de que não sou nada, mas que meu Ser é tudo.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 358

A ideia que vamos praticar hoje chama a nossa atenção, mais uma vez, para o fato de que:

Nenhum pedido a Deus pode não ser ouvido nem
Deixado sem resposta. 

Quer dizer, não precisamos nem pedir, pois basta que pensemos em algo para sermos atendidos, até mesmo bem antes de manifestarmos nosso desejo. Deus sabe, conhece, aquilo de que precisamos e nos dá antecipadamente tudo o que é necessário para vivermos a alegria que Ele quer para nós. Por isso é que podemos, cada um de nós, dizer, em sintonia com a lição:

E posso ter certeza disso:
A resposta d'Ele é a única que quero realmente.

Até mesmo quando o que recebemos a partir de um pedido que pensamos ter feito não se parece em nada com o que esperávamos obter por resultado, aquilo que, de fato, pedimos foi ouvido e o que recebemos é exatamente aquilo que precisávamos receber. Tanto é assim que uma das leis espirituais que se ensina na Índia, a segunda de quatro, reza [em toda e qualquer situação que se apresente]: 

Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido.

Por quê?

Porque aquilo que pensamos desejar conscientemente nem sempre corresponde àquilo com que está sintonizada a energia de nossa intenção, àquilo que sentimos. E é aquilo que sentimos que faz materializar o que precisamos experimentar. 

É por isso que é interessante prestar toda a atenção de que somos capazes ao que dizemos, quando praticamos como nos orienta a lição: 

Só Tu, Que lembras o que realmente sou, lembras o que quero verdadeiramente. Tu falas por Deus e, por isso, Tu falas por mim. E aquilo que me dás vem do Próprio Deus. Então, meu Pai, Tua Voz também é minha e tudo o que quero é o que Tu me ofereces na forma exata que Tu escolhes que seja meu. Permite que eu me lembre de tudo o que não sei e deixa que minha voz silencie ao lembrar. Mas não me deixes esquecer de Teu Amor e de Teu cuidado, mantendo sempre Tua promessa a Teu Filho em minha mente. Não me deixes esquecer de que não sou nada, mas que meu Ser é tudo.

Isto é: Só Tu, o Eu Sou em mim, és quem sabe e lembra o que quero verdadeiramente.

E, agora, acho que vale a pena repetir a historinha que usei aqui no comentário dos últimos anos, adaptada de um livro chamado Orações, e que tem a ver com a ideia para as práticas de hoje.

Imagine que você mora em uma cidadezinha pequena deste país e que a vida não é um mar de rosas. Entre as coisas que o aborrecem há um buraco enorme, uma cratera, em frente a sua casa e as autoridades locais não deram a menor atenção a nenhum de seus pedidos para que o buraco fosse fechado.

Finalmente, no mais absoluto desespero e num acesso de raiva, você liga para a presidente. Para sua surpresa, a presidente atende! Você gagueja um pouco, mas explica o problema. A presidente não diz nada. E você, perturbado, desliga o telefone. Sem nenhuma expectativa.

Porém, na manhã seguinte, olha pela janela e - incrível! - há vários caminhões na sua rua. Um exército de engenheiros e operários trabalha para consertar a rua. A presidente levou a sério seu apelo e mandou suas tropas para ajudá-lo.

É isso o que significa ter suas orações atendidas.

Exceto pelo fato de que Deus é infinitamente mais poderoso do que a presidente. E pode fazer muito mais do que apenas tapar um buraco para você. Ele pode alterar - e altera a cada instante - todo o curso de toda a existência para atender a um pedido seu. Mas você precisa ter em mente que a única coisa que, de fato, quer com todas as suas forças é a resposta d'Ele, a atenção d'Ele. Fazer da Vontade d'Ele a sua. Tê-Lo em primeiro lugar.

E, como diz o livro - e o Curso também -, é bem mais fácil falar com Deus do que com a presidente. Deus está sentado ao lado do telefone esperando apenas que você faça a ligação. Esperando que você entre na sintonia d'Ele.

As práticas não são nada mais do que uma forma de fazê-la.

Quem quer ter seus pedidos atendidos nesta véspera de Natal?

Ao telefone! Ops, quero dizer, às práticas! 

Não é a mesma coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário