segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A gente carece de acordar do encanto do mundo


LIÇÃO 355

Não há fim para toda a paz e a alegria
E para todos os milagres que darei,
Quando aceitar a Palavra de Deus. Por que não hoje?

1. Por que eu deveria esperar, meu Pai, pela alegria que Tu me prometeste? Pois Tu manterás a Palavra que deste a Teu Filho em exílio. Tenho certeza de que meu tesouro me espera e de que só preciso estender a mão para achá-lo. Ele está muito próximo. Não preciso esperar nem mais um instante para ficar em paz para sempre. É a Ti que escolho e minha Identidade junto Contigo. Teu Filho quer ser Ele Mesmo e Te conhecer como seu Pai e Criador, e como seu Amor.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 355

A ideia que vamos praticar hoje é mais do que simplesmente auto-explicativa. Ela é um facho de luz, que possui claridade e brilho ímpares. Uma luz que remete claramente à ideia de que só nós - cada um de nós no tempo que melhor lhe aprouver - podemos nos decidir pela felicidade que dura para sempre, pela paz, pela alegria e pelos milagres. 

E de que forma?

Aceitando a Palavra de Deus, que é a única decisão que temos de tomar, que pode nos levar ao autoconhecimento, a Deus, à experiência de uma paz e de uma alegria que não têm fim, a uma capacidade de oferecer e fazer acontecerem todos os milagres necessários para a experiência da alegria e da paz completas e perfeitas que são a Vontade de Deus para todos e para cada um de nós. Ou como dizemos, em sintonia com a lição que praticamos:

Não há fim para toda a paz e a alegria
E para todos os milagres que darei,
Quanto aceitar a Palavra de Deus. Por que não hoje?

Por que não?

Conforme o Curso ensina, Deus é uma ideia, e só podemos reforçar a fé em Deus pelo compartilhar o que somos na unidade com Ele. Vivendo o Eu Sou que compartilhamos com Ele, que é o que somos.

A dificuldade para tanto está no fato de que ainda é difícil para alguns de nós - a maioria, pode-se dizer - compreender, acreditar e aceitar que, assim como Deus, nós também somos apenas uma ideia [a ideia de cada um a respeito de si mesmo, e que na maioria das vezes é uma ideia equivocada porque baseada no sistema de pensamento do ego, o falso eu]. A vida que aparentemente vivemos neste mundo não tem absolutamente nada a ver com a vida que é vida verdadeiramente.

Por que esperar, então, para aceitar a Palavra de Deus, que pode nos pôr em contato com a vida, que é expressão do divino apenas? Expressão da alegria e da paz que não têm em fim.

Por que não dizer, pois, como a lição orienta?:

Por que eu deveria esperar, meu Pai, pela alegria que Tu me prometeste? Pois Tu manterás a Palavra que deste a Teu Filho em exílio. Tenho certeza de que meu tesouro me espera e de que só preciso estender a mão para achá-lo. Ele está muito próximo. Não preciso esperar nem mais um instante para ficar em paz para sempre. É a Ti que escolho e minha Identidade junto Contigo. Teu Filho quer ser Ele Mesmo e Te conhecer como seu Pai e Criador, e como seu Amor.

É a partir da aceitação de nós mesmos como apenas ideia que podemos aprender e exercitar a doação de nós mesmos de forma completa sem medo de perder coisa alguma, para só ganhar, pura e simplesmente. Pois não há nada a perder. E, como já lhes disse, citando o jagunço Riobaldo, aceitar-nos como ideia, é saber, como ele parece saber, quando diz que:

Tem horas ... que a gente carecia, de repente, de acordar de alguma espécie de encanto. As pessoas, e as coisas, não são de verdade!

Quer dizer, precisamos acordar do encanto do mundo, que é só ilusório. E mais:

O que induz a gente para más ações estranhas, é que a gente está pertinho do que é nosso, por direito, e não sabe, não sabe, não saber!

Não lhes parece, então, que basta abandonarmos tudo aquilo que nos afasta da alegria e nos mantém presos no transe hipnótico de um mundo que não é de verdadeiro para vivermos a alegria e a paz sem fim que é nosso direito de filhos de Deus?

Por que esperar? 

Às práticas?

Um comentário:

  1. "O natal como fim do sacrifício",leitura ótima para nos prepararmos para o natal, Moises.
    Ler todos os dias, sem julgamentos. Permitir que o Espírito Santo faça a correção necessária sobre o compartilhar o sacrifício . Deixar que a luz da estrela de Belém traga a sabedoria sobre essa data e substitua as ideias de sacrifícios pelas mensagens que Cristo deixou sobre o amor.

    ResponderExcluir