quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Viver na alegria de saber que já estamos salvos


LIÇÃO 345

Eu só ofereço milagres hoje,
Pois quero que eles me sejam devolvidos.

1. Pai, um milagre reflete Tuas dádivas para mim, Teu Filho. E cada um que dou volta para mim, lembrando-me de que a lei do amor é universal. Mesmo aqui ela assume uma forma que pode ser reconhecida e vista a funcionar. Os milagres que dou são devolvidos na forma exata de que necessito para me ajudar com os problemas que percebo. Pai, é diferente no Céu, pois lá não existe nenhuma necessidade. Mas aqui na terra o milagre está mais próximo de Tuas dádivas do que qualquer outra dádiva que eu possa oferecer. Permite, então, que eu ofereça apenas esta dádiva hoje, a qual, nascendo do perdão verdadeiro, ilumina o caminho que tenho de percorrer para lembrar de Ti.

2. Paz a todos os corações que buscam hoje. A luz vem para oferecer milagres para abençoar o mundo cansado. Ele achará o descanso hoje, pois oferecemos aquilo que recebemos.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 345

Vamos praticar hoje, mais uma vez, uma ideia que é apenas uma nova maneira de se dizer e de se treinar o que praticamos na lição de ontem e que também é reflexo da lei do amor, conforme já vimos. A ideia das práticas de hoje é, ainda, uma forma diferente de dizer o que todas as lições dizem, como todos já sabemos. Pois, de acordo com o que o Curso ensina e de que já falei inúmeras vezes, aqui e nos grupos de estudo, uma só dentre as ideias das lições aceita por completo e posta em prática da forma que o Curso orienta, seria capaz de nos dar o conhecimento de que o mundo já está salvo. 

E, porque já estamos salvos, podemos dizer com toda a alegria de que somos capazes, acreditando na verdade do que dizemos e estabelecendo o compromisso de cumprir a promessa que fazemos a nós mesmos e a todos que povoam o mundo conosco:

Eu só ofereço milagres hoje, 
Pois quero que eles me sejam devolvidos. 

É claro que chegar ao conhecimento de que o mundo já está salvo, assim como também nós estamos, não é nada mais do que reconhecer o que o Curso quer dizer quando diz que não precisamos fazer nada. Pois a aparente separação que vemos e pensamos viver nunca aconteceu. Não vai acontecer jamais e não existe. Ou, para nos referirmos a um conhecimento mundano, que também reflete a verdade, em sintonia com o Curso e seu ensinamento: um poeta inglês, em seu poema mais conhecido, imagina a voz de Deus dizendo a um peregrino: "tu não me procurarias, se já não me houvesses encontrado". 

É a partir da certeza de uma dádiva assim, o que não deixa de ser um milagre, que podemos dizer, como a lição ensina: 

Pai, um milagre reflete Tuas dádivas para mim, Teu Filho. E cada um que dou volta para mim, lembrando-me de que a lei do amor é universal. Mesmo aqui ela assume uma forma que pode ser reconhecida e vista a funcionar. Os milagres que dou são devolvidos na forma exata de que necessito para me ajudar com os problemas que percebo. Pai, é diferente no Céu, pois lá não existe nenhuma necessidade. Mas aqui na terra o milagre está mais próximo de Tuas dádivas do que qualquer outra dádiva que eu possa oferecer. Permite, então, que eu ofereça apenas esta dádiva hoje, a qual, nascendo do perdão verdadeiro, ilumina o caminho que tenho de percorrer para lembrar de Ti.

Oferecer uma dádiva assim, isto é, oferecer apenas milagres é reconhecer, como o Curso ensina, e como no fundo sabemos, que vivemos em Deus e nos movemos n'Ele. O tempo inteiro. Não podemos ficar separados d'Ele um instante sequer, mesmo que a ilusão que o ego nos mostra isto seja aparentemente possível. É só em imaginação, e em sintonia com o falso eu, que podemos acreditar que Deus nos abandonou num mundo hostil onde temos de exercer milhares de atividades e enfrentar um número infinito de problemas para alcançar a paz, para viver a alegria e fundar nossa experiência no amor, que são todos direito nosso de Filhos de Deus. 

Não! A paz e a alegria completas e perfeitas são nossas por direito de Filhos. E podemos, sim, com as práticas chegar a viver na alegria de saber que já estamos salvos. E são estes milagres - a paz e a alegria completas e perfeitas - que queremos oferecer e oferecemos hoje, quando dizemos:

Paz a todos os corações que buscam hoje. A luz vem para oferecer milagres para abençoar o mundo cansado. Ele achará o descanso hoje, pois oferecemos aquilo que recebemos.

Basta, então, dizendo uma vez mais, que nos voltemos para o interior de nós mesmos e nos decidamos, como a prática pede que façamos, oferecer apenas milagres hoje, por reconhecermos o Filho de Deus, primeiramente em nós mesmos e, em seguida, em tudo e em todos, perdoando-nos, perdoando o mundo inteiro, perdoando a criação e abandonando o julgamento de qualquer de suas partes de uma vez por todas, para trazermos de volta a nossa consciência a alegria e a paz perfeitas que Deus quer para Seu Filho.

Então, os milagres que oferecemos nos serão devolvidos. 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário