quinta-feira, 6 de junho de 2013

Vivemos e nos movemos em Deus o tempo todo


LIÇÃO 157

Quero entrar na Sua Presença agora.

1. Este é um dia de silêncio e de confiança. É um momento especial de compromisso em teu calendário. É um momento que o Céu reservou para iluminar, para lançar uma luz intemporal sobre este dia, em que se ouvem ecos da eternidade. Este dia é santo, pois ele anuncia uma experiência nova, um tipo diferente de sensação e de consciência. Tu passas incontáveis dias e noites na celebração da morte. Hoje aprendes a sentir a alegria da vida.

2. Este é outro momento crucial de decisão no currículo. Acrescentamos, agora, uma nova dimensão, uma experiência nova que derrama uma luz sobre tudo o que já aprendemos e que nos prepara para aquilo que ainda temos de aprender. Ela nos leva até a porta aonde o aprendizado acaba e onde temos um vislumbre daquilo que está além dos pontos mais altos que é possível é atingir com ele. Ela nos deixa aqui por um instante e vamos além dela, certos de nossa direção e de nossa única meta.

3. Hoje te será dado sentir um toque do Céu, embora vás voltar aos caminhos do aprendizado. Porém, já estás longe o suficiente no caminho para alterar o tempo o bastante, a fim de te elevares acima de suas leis e caminhar por algum tempo na eternidade. Aprenderás a fazer isto cada vez mais, à medida que cada lição, exercitada de modo sincero, te trouxer mais rapidamente a este lugar sagrado e te deixar aí, por um momento, entregue a teu Ser.

4. Ele orientará tua prática hoje, pois aquilo por que pedes agora é o que Ele deseja. E, neste dia, tendo unido tua vontade à d'Ele, aquilo que pedes tem de te ser dado. Não é necessário nada a não ser a ideia de hoje para iluminar tua mente e deixá-la descansar na expectativa calma e na alegria serena, em que deixas o mundo para trás rapidamente.

5. Deste dia em diante, teu ministério adquire uma dedicação genuína e um brilho que passa pela ponta de teus dedos àqueles que tocas e abençoa aqueles para quem olhas. Uma visão atinge a todos que encontras e a todos em quem pensas ou que pensam em ti. Pois hoje tua experiência transformará tanto tua mente que ela vai se tornar o padrão para os Pensamentos santos de Deus.

6. Teu corpo será santificado hoje, sendo agora seu único propósito levar a visão daquilo que experimentas neste dia para iluminar o mundo. Não podemos dar uma experiência como esta de forma direta. Contudo, ela deixa uma visão nos teus olhos que podes oferecer a todos, para que cada um possa chegar mais rápido à mesma experiência, na qual esquece-se o mundo de modo sereno e se lembra do Céu por algum tempo.

7. À medida que esta experiência se intensifica e que todas as metas, com exceção desta, passam a ter pouco valor, o mundo ao qual voltarás fica um pouco mais próximo do final do tempo, um pouco mais parecido com o Céu em seus caminhos, um pouco mais perto de sua liberação. E tu, que trazes a luz a ele, passarás a ver a luz com mais certeza; a visão mais distinta. Virá o tempo em que não voltarás com a mesma forma com a qual apareces agora, pois não terás necessidade dela. Agora, no entanto, ela tem uma finalidade e se prestará bem a ela.

8. Hoje, iniciamos um curso que não imaginaste. Mas o Santo, o Doador dos sonhos felizes da vida, Tradutor da percepção em verdade, o Guia santo para o Céu dado a ti, sonha para ti esta jornada que fazes e que começa hoje, com a experiência que este dia te oferece para ser tua.

9. Queremos entrar na Presença de Cristo agora, serenamente inconscientes de tudo, exceto de Sua face resplandescente e de Seu Amor perfeito. A visão de Sua face ficará contigo, mas haverá um momento que transcende toda visão, mesmo esta, a mais sagrada. Tu nunca ensinarás isto, pois não o obtiveste pelo aprendizado. No entanto, a visão fala de tua lembrança daquilo que conheceste naquele instante e que certamente conhecerás de novo.


*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 157



"Quero entrar na Sua Presença agora."

Dediquemos este dia de silêncio e de confiança, hoje, ao colega, companheiro, amigo, irmão, Manolo, trazendo a nossa reflexão e compartilhando a experiência pela qual ele passa neste momento.

Como diz a lição: este é um momento especial de compromisso em nosso calendário de dias, pois é um momento que o Céu reservou para oferecer seu brilho e lançar uma luz intemporal sobre este dia, em que se ouvem ecos da eternidade.

Este dia é santo, sagrado, pois nos apresenta uma experiência nova; um tipo diferente de sensação e de consciência.

Já passamos, como a lição lembra, incontáveis dias e noites na celebração da morte, mas, hoje, a ideia que praticamos vai nos ensinar a sentir, a celebrar, a alegria da vida.

A morte não existe para nós, que escolhemos estar, entrar, na Presença de Deus, que escolhemos a Luz, a Verdade, a Alegria, o Amor e a Vida.

Acompanhamos - nós, os que participamos dos grupos de estudo - durante algum tempo, a experiência do amigo Manolo em lidar com as condições do corpo de sua mãe. Sabemos que nem ela, nem ele se deixaram abater pela amargura, pela tristeza, nem perderam a confiança, nem deixaram de acreditar que "a Luz cuida de tudo" e que tudo o que acontece é sempre, em qualquer situação ou circunstância, a única coisa que poderia ter acontecido. Mais: ambos compartilharam o tempo inteiro a certeza de tudo coopera para o bem.

A mãe do Manolo viveu sua vida inteira a ideia que praticamos ontem: caminho com Deus na santidade perfeita e escolheu o dia de ontem para deixar este mundo, para voltar à Presença de Deus - não que tivesse alguma vez, nalgum momento, saído de lá -, pela eternidade.

O que acontece, em geral, é que, por momentos, em instantes que se prolongam por vezes, pensamos nos ter ausentado da Presença. Mais que isso até. Pensamos que Deus Se ausentou. Isto não acontece nunca. O que parece acontecer é que nós, feito crianças mimadas, emburradas e voluntariosas, fazemos birra de vez em quando e deixamos de voltar nossa atenção ao divino em nós, que não se ausenta, mas que nos dá a mais completa e perfeita liberdade para viajarmos na ilusão de um estado, de uma vida e de um tempo separados de Sua Presença, separados da Fonte.

No entanto, estamos, vivemos e nos movemos em Deus. O tempo todo.

É por isso que, enquanto sentirmos necessidade da experiência do corpo - e, com ele, da percepção das formas e dos sentidos neste mundo -, viveremos com ele. E, às vezes, com a crença na separação.

Quando, porém, o corpo já não for mais necessário, poderemos voltar à casa, à Luz, à Presença de Deus, de onde, na verdade, nunca saímos.

Por esta razão, entre outras, escolhemos, junto com o Manolo e sua mãe, entrar na Presença de Deus agora. Hoje, neste momento.

Compartilhemos, pois, uns com os outros, a luz de que somos portadores, envolvendo simbolicamente, em nossos pensamentos e práticas, o Manolo, sua mãe, familiares e amigos e a humanidade toda, num abraço amoroso, suave e terno, na certeza de que estamos escolhendo e oferecendo também uns aos outros e ao mundo todo o Céu. Pois, conforme o Curso ensina, o Céu é a decisão que temos de tomar.

Às práticas?

2 comentários:

  1. Moisés, mais uma vez voce agrega em seus comentários, de forma brilhante, situações da nossa vida que se olhadas do prisma correto, minimizam os sofrimentos a elas relacionados. Pelo o que conversei com o Manolo, sua mãe, mesmo não sendo uma estudante do Curso, o praticava de forma espontânea e nos deu o exemplo de como quem vive o Amor Incondicional consegue ser forte o bastante para ser um Pilar de ajuda e compreensão de seu próximo.

    Mais uma vez Parabéns pela dedicação e disponibilidade que voce presta a este Blog.

    Abraços,

    Salviano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Salviano.

      Obrigado por permanecer conosco e comentar.

      Abraços

      Excluir