segunda-feira, 24 de junho de 2013

Chegar à felicidade exige que se vá na direção dela


LIÇÃO 175

Deus é só Amor e, por isto, eu também.

1. (159) Dou os milagres que recebo.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

2. (160) Estou em casa. O medo é o estranho aqui.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 175


"Deus é só Amor e, por isto, eu também."

Hoje, vamos revisar mais dois pensamentos das lições recentes com o intuito de nos aproximarmos cada vez mais da nova fase da compreensão que está logo adiante, a nossa espera, na segunda parte do Livro de Exercícios. São eles: Dou os milagres que recebo. e Estou em casa. O medo é estranho aqui. Envolvemos a ambos na ideia: Deus é só Amor e, por isto, eu também.

Da mesma forma que em anos anteriores, vou convidá-los a explorar a lição de hoje, para que cheguemos às práticas tendo em mente dois pontos do último capítulo do livro texto, que têm muito a ver com o que revisamos e dizem o seguinte:

Não penses que por acaso se encontra a felicidade seguindo uma estrada que se afaste dela. Isto não faz nenhum sentido e não pode ser o caminho. Para ti, que pareces achar este curso difícil demais para aprender, deixa-me repetir que para atingires uma meta tens de ir na sua direção, não na direção contrária. E toda estrada que conduz a outra direção não beneficiará o objetivo a ser alcançado. Se isto é difícil de entender, então é impossível compreender este curso. Mas apenas neste caso. Pois, caso contrário, ele é apenas um ensinamento básico do óbvio [T-31.IV.7].

Trago aos teus olhos cansados a visão de um mundo diferente; tão novo, luminoso e fresco, que tu te esquecerás da dor e do sofrimento que viste antes. No entanto, essa é uma visão que deves compartilhar com todos que vires, pois do contrário não a contemplarás. Dar essa dádiva é o modo de torná-la tua [T-31.VIII.8:4-6]. 

Uma última observação a respeito da necessidade do compromisso com os exercícios e da razão pela qual o Curso nos oferece as lições para as práticas, valendo-me das palavras de Bhagwan Shree Rajneesh: "Um compromisso é um ponto sem retorno... tudo o que é lindo na vida vem através de um compromisso." Ou ainda, "o comprometimento [nos] leva ao próprio centro das coisas". 

Às práticas?

2 comentários:

  1. Dúvidas e Medos, se existem:é sinal de que nossas frequências vibratórias estão baixas. O curso , através de lembranças constantes sobre nossa origem divina,eleva o nível dessas frequências, e assim, não temos que "lutar" contra o medo. Manter-se atento é a regra número um para que as altas frequências sejam mantidas. Há inúmeras maneiras de mudar esse canal do medo. O curso propõe repetir, o dia inteiro ,essas novas idéias, até que sejam estabelecidas como verdades inabaláveis.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, Cida. Obrigado por compartilhar.

    Uma pequena observação apenas é que não é o Curso que eleva o nível das frequências vibratórias, é nosso comprometimento com o que o Curso ensina.

    Ou como diz Goldsmith constantemente em seus livros, não adianta de nada sabermos intelectualmente que Deus é onipresente, onisciente e onipotente, se não tivermos consciência de Sua Presença, de Sua Sabedoria e de Seu Poder, que é o Único Poder.

    É preciso que busquemos, como ele diz, desde o momento em que acordamos trazer a Presença de Deus a nossa consciência para que possamos nos valer dela ao longo de todo o dia, todos os dias.

    Creio que é isso que o Curso nos oferece com o Livro de Exercícios e suas lições: a possibilidade de que, se quisermos e nos comprometermos, renovemos a cada pouco a consciência da Presença conosco.

    Dúvidas e medos, com certeza, só aparecem quando nos afastamos da consciência da Presença e cedemos lugar à crença na separação.

    Obrigado por continuar conosco e comentar.

    Abraços.

    ResponderExcluir