sábado, 25 de maio de 2013

O mundo reflete a ilusão da percepção equivocada



LIÇÃO 145

Minha mente contém só o que penso com Deus.


(129) Além deste mundo há um mundo que eu quero.

(130) É impossível ver dois mundos.


*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 145

"Minha mente contém só o que penso com Deus."

Além deste mundo há um mundo que eu quero.

É impossível ver dois mundos.

As ideias que revisamos hoje são a sequência natural das ideias da revisão de ontem. Abrem nova porta para entrarmos em contato com a verdade a respeito do que vemos a partir da percepção do corpo e dos sentidos. Permitem que nos debrucemos sobre nossas escolhas para refletir a respeito do que nos mantém presos a este mundo. O que há nele que ainda queiramos? A que estamos apegados? 

São as práticas com estas duas ideias que podem explicar e nos fazer ver a razão pela qual não há nada que, de fato, queiramos neste mundo. Ele não é verdadeiro. Pelo menos não da maneira como o percebemos.

Elas também servem para assegurar que não nos sintamos perdidos em um mundo que é apenas fruto de uma ilusão da percepção equivocada. Uma percepção que tem por ponto de partida a crença na possibilidade de uma existência separada daquilo que somos verdadeiramente e, por consequência, separada de Deus e apartada de todas as manifestações d'Ele.

A segunda das ideia de nossa revisão de hoje, ao garantir que não é possível ver dois mundos, nos assegura a existência de apenas um mundo verdadeiro: aquele que está além do que vemos na ilusão e que é o que queremos.

E, mais uma vez - para nos lembrarmos -, o que o Curso nos pede não é que desistamos deste mundo, mas que o troquemos por um mundo muito mais satisfatório, mais pleno de alegria. Um mundo que pode nos oferecer a paz. Para tanto, basta escolhermos mudar nossa forma de pensar a respeito deste mundo que vemos. Como todos já aprendemos, não há nada a mudar fora de nós. Só dentro.

Precisamos nos lembrar também de que o mundo que vemos apenas reflete nossa forma de pensar, que, por sua vez, é influenciada por nossas crenças, para se tornar o reflexo de nossa escolha do que queremos ver. É só a partir de um ponto de vista equivocado que podemos pensar em mundo no qual possam existir o ódio e o amor ao mesmo tempo.

As práticas ensejam a mudança na forma de pensar, de que precisamos para limpar nossa consciência do auto-engano a que nos induz o sistema de pensamento do falso eu, em que este mundo de ilusões se baseia.

Às práticas, pois!

PS: Para os que não sabem hoje é meu aniversário. E espero que todos comemorem comigo a alegria, a paz e a felicidade que as práticas trazem.


4 comentários:

  1. Parabéns Moisés!
    Tem um dia inspirado e cheio de alegria e paz!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Daniela.

    Que o seu também seja assim. Luz, muita luz!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. O dia do nosso nascimento deve ser comemorado de modo especial pois devemos celebrar a vida. Ela é única e o seu valor é inimaginável. Que as bênçãos de Deus o proteja sempre e que sua luz elumine muitos caminhos. Saudações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cida.

      É uma alegria poder celebrar a vida com gente tão querida quanto você.

      Beijos.

      Excluir