LIÇÃO 176
Deus é só Amor e, por isto, eu também.
1. (161) Dá-me tua bênção, Filho santo de Deus.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.
2. (162) Eu sou como Deus me criou.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.
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COMENTÁRIO:
Explorando a LIÇÃO 176
Caras, caros,
Mesmo sem o reconhecermos e, muitas vezes, mesmo sem o sabermos, somos todas e todos infinitamente abençoados pela graça divina. Apenas por vivermos, apenas por sermos quem somos, por estarmos aonde estamos.
Mesmo sem o sabermos, sem termos consciência disso a maior parte do tempo, somos amor, seres criados pelo amor e para o amor.
É para compreendermos, para tomarmos consciência disso, que se destinam nossas práticas diárias.
"Deus é só Amor e, por isto, eu também."
A ideia destacada acima, como tenho feito desde o início deste quinto período de revisão, é a que deve envolver, em nossas práticas de hoje, as ideias que revisamos: [Dá-me tua bênção, Filho santo de Deus.] e [Eu sou como Deus me criou.]. Duas ideias de grande importância para nosso aprendizado de como chegar à percepção correta: a percepção que nos dá o Espírito Santo em nós.
A quem podemos imaginar que pedimos a bênção? A quem, senão a cada uma das pessoas que povoam nosso mundo? Mas acreditamos, de fato, de coração, que elas nos podem abençoar? Somos capazes de vê-las como o Filho santo de Deus, depois de todas as características, qualidades e defeitos, que lhes atribuímos, acreditando de maneira equivocada no falso eu - o ego do Curso - e em seus conselhos baseados na crença em uma separação que, na verdade, nunca existiu?
A segunda ideia que revisamos talvez se revele o melhor caminho para voltarmos a ver cada uma das pessoas que povoam nosso mundo como o Filho santo de Deus. Pois, se acreditarmos que ainda somos como Deus nos criou, vai ser impossível vê-las de modo diferente. Não acham?
Rubem Alves, em uma de suas crônicas, diz que, no ego, nosso desejo é sempre o de "engaiolar o outro e levá-lo pelos caminhos que são nossos. Isso vale para tudo: marido-mulher, pai-filha, mãe-filho, patrão-empregado, professor-aluno...". Mas há uma saída, ainda de acordo com ele, "que sugere a possibilidade de uma relação sem gaiolas", uma relação que dá liberdade ao outro para ser o que é. Está em "um pequeno poema de [Fritz] Perls", que ele cita em sua crônica. Um poema que diz o seguinte:
Eu sou eu.
Você é você.
Eu não estou neste mundo para atender
às suas expectativas.
E você não está neste mundo para atender
às minhas expectativas.
Eu faço a minha coisa.
Você faz a sua.
E quando nos encontramos.
É muito bom.
As práticas das ideias que revisamos hoje, envoltas na ideia de que também somos amor porque Deus é só Amor, podem nos levar à compreensão de que, de fato, ainda somos como Deus nos criou e de que todas as pessoas que se apresentam a nós em qualquer ocasião de nossas vidas são o Filho santo de Deus que veio para nos abençoar. Mesmo que de uma forma que ainda não somos capazes de compreender.
Lembram-se da primeira lei espiritual que se ensina na Índia: "a pessoa que vem [sempre, em qualquer circunstância, em qualquer situação] é a certa"?
Este comentário, até aqui, hão de lembrar as pessoas que seguem o blogue há algum tempo, é praticamente o mesmo que fiz para esta mesma lição nos últimos anos.
Vou acrescentar apenas uma observação a respeito da necessidade de abandonarmos qualquer impressão que tenhamos de conhecer alguém, se o conhecemos somente a partir da aparências, se não formos capazes de olhar para o que está além do corpo, como ensina o Curso.
Quem, além do Curso, chama a atenção para isso é Joel Goldsmith, que diz em um de seus livros:
"Até agora conheceste a teus amigos, parentes, pacientes e alunos como seres humanos, alguns bons e outros maus. De hoje em diante não deverás mais conhecê-los como bons nem maus; deverás conhecê-los como seres espirituais. É tão errado conhecer um homem como sendo bom, quanto conhecê-lo como sendo mau. É tão errado considerar um homem rico, quanto considerá-lo pobre. Não deves conhecer a nenhuma pessoa como boa ou má, segundo a carne [a forma, o corpo]. Doravante deves conhecê-la como a Cristo."
Apenas para que não fiquem dúvidas, vale salientar que aquilo que Goldsmith chama de "errado" é somente a expressão do mesmo equívoco do sistema de pensamento do ego, para quem há coisas boas e coisas más, coisas certas e coisas erradas. Tudo isso, é claro, só existe - e se refere tão somente às aparências - neste mundo das formas e dos sentidos dos corpos. O mundo ilusório da percepção. Assim, dizer que um homem é bom também é julgá-lo acreditando, pela comparação a outros homens, que existem homens maus, e dando realidade à ilusão.
Às práticas?
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