quarta-feira, 7 de outubro de 2020

A responsabilidade é só nossa: a começar a conversa

 

7. O que é o Espírito Santo?

1. O Espírito Santo se interpõe entre as ilusões e a verdade. Uma vez que Ele tem de construir uma ponte sobre a brecha entre a realidade e os sonhos, a percepção leva ao conhecimento por meio da Graça que Deus dá a Ele para ser Sua dádiva a todos que se voltarem para Ele em busca da verdade. Do outro lado da ponte que Ele provê, todos os sonhos são levados à verdade, para serem dissipados diante da luz do conhecimento. Descartam-se aí, para sempre, cenas e sons. E, aonde eles eram percebidos anteriormente, o perdão torna possível o final tranquilo da percepção.

2. É apenas este fim dos sonhos que a meta do ensinamento do Espírito Santo estabelece. Pois, diferente de testemunhas do medo, cenas e sons têm de ser transformados em testemunhas do amor. E, quando isso se realizar inteiramente, o aprendizado atinge a única meta que tem na verdade. Pois o aprendizado se torna o meio para ir além de si mesmo a fim de ser substituído pela verdade eterna, à medida que o Espírito Santo o guia na direção do resultado que Ele vê para o aprendizado.

3. Se ao menos soubesses o quanto teu Pai anseia que reconheças tua inocência, não permitirias que a Voz d'Ele apelasse em vão, nem rejeitarias Seu substituto para as imagens e sonhos assustadores que fizeste. O Espírito Santo compreende os meios que fizeste, pelos quais queres alcançar o que é inalcançável para sempre. E, se os ofereceres a Ele, Ele utilizará os meios que fizeste em defesa do exílio para devolver tua mente ao lugar em que ela verdadeiramente se sente em casa. 

4. O Espírito Santo, desde o conhecimento onde Ele foi colocado por Deus, te chama para que deixes o perdão descansar sobre teus sonhos, para seres devolvido à sanidade e à paz de espírito. Sem o perdão, teus sonhos continuarão a te aterrorizar. E a lembrança de todo Amor de teu Pai não voltará para assinalar que o fim dos sonhos chegou.

5. Aceita a dádiva de teu Pai. Ela é um Chamado do Amor para o Amor , a fim de que o Amor seja apenas Ele Mesmo. A dádiva d'Ele é o Espírito Santo, por meio do qual a paz do Céu é devolvida ao Filho amado de Deus. Tu te recusarias a aceitar a função de completar Deus, se tudo o que Ele deseja é que tu sejas completo?

*

LIÇÃO 281

Nada pode me ferir, a não ser meus pensamentos.

1. Pai, Teu Filho é perfeito. Quando penso estar ferido de alguma forma, é porque me esqueci de quem sou e de que sou tal como Tu me criaste. Teus Pensamentos só podem me trazer felicidade. Se alguma vez estou triste ou ferido ou doente, esqueci o que Tu pensas e pus minhas ideias insignificantes e inúteis no lugar que pertence a Teus Pensamentos e aonde eles estão. Nada pode me ferir, a não ser meus pensamentos. Os Pensamentos que tenho Contigo são verdadeiros.

2. Não vou ferir a mim mesmo hoje. Pois estou muito além de qualquer dor. Meu Pai me pôs em segurança no Céu e vela por mim. E eu não quero atacar o Filho que Ele ama, porque também me cabe amar o que Ele ama.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 281

Chegamos, neste dia, mais uma vez, à sétima das instruções específicas para as práticas das lições desta segunda parte do Livro de Exercícios. O tema O que é o Espírito Santo? traz as instruções que vão orientar nossas práticas durante os próximos dez dias, a contar de hojeComo fiz neste ano, desde o início desta segunda parte do Livro de Exercícios, vou postar a cada dia, antes da lição, o texto do tema, a que devemos voltar todos os dias, conforme nos orienta o Curso, antes das práticas com a ideia para o dia.

Assim, como eu já disse outras vezes antes, vamos ter, por dez dias, a oportunidade de ouvir o Espírito Santo, que é, aliás, a única parte de nós que existe verdadeiramente. O Espírito Santo é a parte que nos une uns aos outros, de quem estamos só aparentemente separados, e que nos põe em contato com o que somos na verdade: o Filho de Deus.  

Oxalá, possamos, a partir das práticas de hoje e a dos próximos dias, começar a reconhecê-Lo e aceitá-Lo como nosso Guia, para aprendermos a agradecer, por ser Ele, o Espírito Santo, a dádiva de Deus para cada um de nós, o meio para termos de volta e para experimentarmos mais uma vez a paz do Céu.

O Espírito Santo é o meio pelo qual podemos abandonar a percepção equivocada do falso eu [o ego do Curso], que só nos oferece alternativas entre ilusão e sonho. É também só Ele que nos pode devolver à consciência o reconhecimento de nossa inocência, para que abandonemos o autoexílio a que nos impusemos como forma de punir e expiar uma culpa que nunca tivemos, não temos e nem teremos jamais.

E é, enfim, o Espírito Santo, na condição de mensageiro do Amor de Deus, que nos permite oferecer e aceitar o perdão a todos os sonhos para voltarmos à sanidade e para que experimentemos a paz de espírito mais uma vez e, desta vez, definitivamente.

Perguntemo-nos, pois, mais uma vez: há modo melhor de se aprender isto do que a prática e o entendimento da ideia que o Curso nos oferece na lição de hoje? Praticá-la da forma devida, vai fazer com que compreendamos verdadeiramente [e lembrem-se de que compreender é aceitar] que nada nos pode ferir, exceto nossos próprios pensamentos. Se já aprendemos que somos nós que governamos nossos pensamentos [vide Lição 253], deve ficar extremamente fácil, então, escolher os pensamentos que queremos ter a partir desta lição. Ou não? 


Bem a propósito disto que falo, é uma fala de um personagem de livro de Julian Barnes, que diz a alguém:

"Desculpe, não, você não pode culpar os seus pais mortos, ou o fato de ter irmãos ou irmãs, ou não os ter, ou os seu genes, ou a sociedade, ou seja o que for - não em circunstâncias normais. Comece com a ideia de que a responsabilidade é apenas sua..."

Às práticas?

OBSERVAÇÃO:

A respeito dos comentários feitos à lição do dia 5 de outubro:

*

Olá, Dandan

Sou eu quem agradece sua manifestação e disponibilidade para comentar, além, é claro, de ser grato por seu interesse nas práticas, dando-se ao trabalho de ler os comentários. Todos dispensáveis, eu diria. E não por falsa modéstia. Apesar de os comentários que faço serem uma tentativa de tornar mais claros os exercícios e o que as lições nos pedem, como já disse e continuo a dizer, o importante mesmo são as práticas, os treinos, e as orientações dadas pelo próprio Curso.

Paz e bem!

*

Olá, CORRUPÇÃONÃO,

Pelo pouco que sei do Hoffmeister, entendo que ele é um estudante/professor de UCEM bastante inspirado, que se dedica a abrir os olhos de estudantes ainda pouco experientes ou pouco dispostos a se renderem às orientações do Curso. Ou mesmo àqueles/as que, dispostos/as a segui-las, ainda sentem alguma dificuldade e buscam informações mais claras a respeito dele.

O trecho da obra dele que você cita, parece-me inspirado no Capítulo 2 do livro-texto, que trada d'A função do trabalhador de milagres e dos princípios especiais dos trabalhadores de milagres (páginas 29 e 30 do livro).

O oitavo princípio, que já citei algumas vezes em comentários a várias lições, inclusive lá nas primeiras postagens do blogue, em 2009, diz o seguinte:

Eu estou aqui apenas para ser verdadeiramente útil.
Eu estou aqui para representar Aquele Que me enviou.
Eu não tenho de me preocupar acerca do que dizer ou fazer,
porque Aquele Que me enviou me orientará.
Eu estou feliz de estar aonde quer que Ele queira, sabendo
que Ele vai comigo.
Eu serei curado na medida em que permitir que Ele me ensine a curar.

Creio também que se pode pensar no que Hoffmeister diz como uma síntese do que dizem as ideias para práticas das lições 106, 125, 155 e 254. Esta, a 254, particularmente inspiradora diz: Que se calem todas as vozes em mim, exceto A de Deus.

Obrigado por estar conosco e comentar.

Paz e bem!
 

Um comentário:

  1. Moisés, mais uma vez obrigada por tua resposta é posso te dizer categoricamente q teus comentários após as lições são de uma baita ajuda! Esclarecedores, muitas vezes. E ao CORRUPÇÃONÃO, obrigada pela dica do livro. Gratidão à todos q aí estão, juntos, nessa caminhada. Abraços!

    ResponderExcluir