quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Haverá professor melhor do que o Espírito Santo?


LIÇÃO 288

Que eu esqueça o passado de meu irmão hoje.

1. Este é o pensamento que mostra o caminho para Ti e me leva a minha meta. Eu não posso chegar a Ti sem meu irmão. E, para conhecer minha Fonte, tenho primeiro de reconhecer aquilo que Tu criaste uno comigo. A mão que me guia no caminho para Ti é a do meu irmão. Os pecados dele estão no passado junto com os meus e eu estou salvo porque o passado se foi. Que eu não o acalente em meu coração ou perderei o caminho para chegar a Ti. Meu irmão é meu salvador. Que eu não ataque o salvador que Tu me dás. Mas deixa-me render homenagem a ele que carrega Teu Nome e, assim, lembrar-me de que Ele é meu próprio nome.

2. Perdoa-me, então, hoje. E saberás que me perdoas se olhares para teu irmão na luz da santidade. Ele não pode ser menos santo do que eu e tu não podes ser mais santo do que ele.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 288

Conforme já disse várias vezes antes e vou repetir hoje, eis aqui uma ideia chave, que, praticada, aprendida e aplicada, pode abrir os portões do Céu para todos e para cada um de nós. A ideia que pode nos ensinar que, como o Curso diz: "Perdoar é não ver". 

Que melhor professor do que o Espírito Santo podemos escolher para nos ensinar? Quem melhor que Ele pode guiar cada um de nossos passos na direção do perdão? E o que é esquecer o passado de meu irmão a não ser perdoar? Perdoar-me e perdoá-lo? 

Perdoar o passado de meu irmão, de meu próximo, da pessoa com quem convivo diariamente, é perdoar meu próprio passado também, uma vez que tudo o que eu pensava que ele tinha feito era apenas ilusão, criada a partir da interpretação que fiz daquilo que penso que ele fez, de meu julgamento, a partir de minha percepção. Lembrando-me ainda de que só eu sou responsável por tudo aquilo que me acontece. Não importa qual instrumento, ou qual irmão, eu use para materializar a experiência que escolho viver.

Vou ilustrar isto mais uma vez com o que o texto diz:

"Os erros de teu irmão não são mais dele do que os teus são teus. Aceita os erros dele como reais e atacas a ti mesmo. Se quiseres achar o caminho e mantê-lo, vê apenas a verdade a teu lado porque vocês caminham juntos. O Espírito Santo em ti perdoa todas as coisas em ti e em teu irmão. Os erros dele são perdoados com os teus. A Expiação [que significa desfazer o erro] não é mais separada do que o amor. A Expiação não pode ser separada porque ela vem do amor. Qualquer tentativa que fazes de corrigir um irmão significa que acreditas que a correção é possível por teu intermédio, e isso só pode ser a arrogância do ego. A correção é de Deus, Que não conhece arrogância" [T-9.III.7].

Ou, então, quando o texto nos chama para a fé, quando ele diz não haver "nenhum problema em nenhuma situação que a fé não resolva" [T-17.VII.2:1]. Ou, quando o Curso se refere à necessidade de que deixemos tudo a cargo do Espírito Santo, ao dizer que: "Se te falta fé em qualquer pessoa em relação ao papel que ela desempenhará e de forma perfeita em qualquer situação antecipadamente dedicada à verdade, a tua entrega está dividida" [T-17.VII.6:2]. 

Isto, parece-me, equivale a dizer que, em geral, os problemas que temos de enfrentar se devem apenas a nossa falta de fé em nossos irmãos, que é o mesmo que dizer que não temos fé em nós mesmos e, por consequência e extensão, em Deus.

Por fim, para este comentário, o texto alerta para o fato de que enquanto acalentarmos o passado em nossos corações ainda estaremos equivocados a respeito da causa para a falta de fé. Pois acreditar e manter alguma parte do passado em mente significa acreditar que "pensas ter contra teu irmão aquilo que ele fez contra ti. Mas, na verdade, tu o acusas pelo que tu fizeste a ele. Não é o passado dele, mas o teu, que tens contra ele. E te falta fé nele devido ao que tu foste. Entretanto, és tão inocente quanto ao que foste quanto ele" [T-17.VII.8:1-5].

Isto, na prática, quer dizer que nós olhamos para nós mesmos e para o(s) outro(s) a partir de informações e de interpretações que fizemos ou fazemos [do passado] que já não têm mais significado por serem e terem sido apenas interpretações feitas a partir do falso eu em nós. A pessoa que conhecíamos em nós no passado já não existe mais. Além disso, ao olhar para o mundo com os olhos voltados para o que aprendemos no passado, que já não existe, estamos abrindo mão do poder que temos quando agimos no mundo em sintonia com a força que temos no presente, agora, no único tempo que existe.

Daí a necessidade de praticarmos de forma honesta e sincera a ideia da lição de hoje. Não acham?

Às práticas?


Um comentário:

  1. Olá Moises, obrigada por compartilhar tantas sabedorias conosco.

    Um grande passo em direção ao amor é o compartilhar.
    Compartilhe tudo que você tem...não envenene o teu coração.
    Compartilhe sua vida.
    Qualquer coisa que esteja em você, compartilhe, não guarde.
    Sua sabedoria... Compartilhe. Sua prece, seu amor, sua felicidade, compartilhe. Se não encontrar ninguém, compartilhe com os cães, com as rochas, com o mar, com a natureza, mas compartilhe.
    O importante é dar.
    Quando você priva as pessoas de qualquer coisa em seu próprio benefício você envenena o coração. Toda acumulação é venenosa.
    Se você compartilhar, seu organismo ficará livre de venenos. E quando você der não se importe se há resposta ou não. Nem mesmo espere por um obrigado.
    Sinta-se grato à pessoa que permitiu que você compartilhasse alguma coisa com ela. Não faça o contrário. Não espere a resposta, dizendo a si mesmo, lá no fundo, que ela deveria se sentir agradecida porque você compartilhou algo com ela. Não, não faça assim.
    Sinta-se, você, agradecido porque ela esteve disponível para ouvi-lo, para compartilhar alguma energia com você. Porque ela esteve disponível para ouvir sua canção. Porque ela esteve disponível para você.
    Compartilhar é uma das virtudes mais espirituais, uma das maiores virtudes espirituais.
    Osho

    ResponderExcluir