sábado, 1 de março de 2014

Tomar a decisão de ter Deus em primeiro lugar


LIÇÃO 60

Estas são as ideias para a revisão de hoje:

1. (46) Deus é o Amor no qual eu perdoo.

Deus não perdoa porque Ele nunca condena. Os inocentes não podem acusar e aqueles que aceitam sua inocência não veem nada para perdoar. Contudo, o perdão é o meio pelo qual reconhecerei minha inocência. Ele é o reflexo do Amor de Deus no mundo. Ele me levará perto o bastante do Céu para que o Amor de Deus possa se inclinar para me alcançar e me elevar até Ele.

2. (47) Deus é a força na qual eu confio.

Não é com minha própria força que eu perdoo. É por meio da força de Deus em mim, da qual me lembro enquanto perdoo. À medida que começo a ver, reconheço o reflexo d'Ele na terra. Eu perdoo todas as coisas poque sinto o estímulo de Sua força em mim. E começo a me lembrar do Amor que escolhi esquecer, mas que não Se esquece de mim.

3. (48) Não há nada a temer.

Quão seguro me parecerá o mundo quando eu puder vê-lo! Ele não se assemelhará a nada do que imagino ver agora. Todos e tudo o que vejo se inclinarão para mim para me abençoar. Eu reconhecerei em cada um o meu Amigo mais querido. O que poderia existir para se temer em um mundo ao qual perdoo e que me perdoa?

4. (49) A Voz de Deus fala comigo durante todo o dia.

Não há nenhum momento em que a Voz de Deus deixe de invocar meu perdão para me salvar. Não há nenhum momento em que a Voz d'Ele deixe de orientar meus pensamentos, guiar minhas ações e conduzir meus passos. Caminho decididamente em direção à verdade. Não há nenhum outro lugar para o qual eu possa ir, porque a Voz de Deus é a única Voz e o único Guia que são dados a Seu Filho.

5. (50) É o Amor de Deus que me anima.

Ao escutar a Voz de Deus, Seu Amor me anima. Ao abrir os olhos, Seu Amor ilumina o mundo para eu ver. Ao perdoar, Seu Amor me lembra de que Seu Filho é inocente. E, ao olhar para o mundo com a visão que Ele me dá, eu me lembro de que eu sou Seu Filho.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 60

Eis-nos, mais uma vez, na última lição deste primeiro período de revisão, uma lição que nos reserva alguns desafios e muitos milagres, caso já nos tenhamos decidido a aplicar em nossa vida e no dia-a-dia as verdades que o Curso traz com cada uma das ideias que praticamos.

Comecemos, pois, nossa exploração de hoje:

"Deus é o Amor no qual eu perdoo."

Esta primeira ideia com a qual devemos praticar neste dia traz em si o poder de nos fazer entrar em contato com a energia amorosa de que necessitamos para perdoar, caso estejamos com alguma coisa engasgada em nós para a qual precisamos de solução. O Curso ensina que só podemos perdoar a nós mesmos porque aquilo que pensamos que alguém fez de mal para nós, na verdade, não aconteceu. O erro que a percepção nos mostra é apenas um equívoca da percepção. Os sentidos não conseguem abarcar a realidade e confundem ilusão com verdade muitas vezes.

De que modo?

Acreditando que alguém pode fazer alguma coisa que nos prejudique, que nos magoe, que nos fira e que até nos mate [o corpo], sem nossa permissão. A segunda lei espiritual que se ensina na Índia diz: aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido.

E esta lei se refere a absolutamente tudo. Não há exceções para ela. Ou podemos pensar que alguma coisa diferente do que aconteceu poderia ter acontecido, se aconteceu o que aconteceu e estamos tendo de lidar com o acontecido? Em absoluto! O que acontece - e que aparentemente 'nos' acontece - acontece sempre a partir de uma escolha que fizemos, mesmo quando não temos consciência disso. Nada vem a nós sem que tenhamos solicitado.

É por isso que precisamos voltar nossa consciência para o Amor de Deus, que vai permitir que nos perdoemos pela escolha que fizemos e que nos afastou da alegria e nos tirou a paz.

A segunda ideia de hoje é a ideia que pode nos dar o poder para fazer nossas escolhas sem medo, sem receio de cometer qualquer erro, porque ela nos diz que podemos contar sempre com o poder de Deus, com sua força.

Ei-la:

"Deus é a força na qual eu confio."

Deus é o Único Poder e, por isso, a única força que existe. E só nele que podemos confiar incondicionalmente. Quando tudo vai mal, quando tudo está escuro em nossa vida, só podemos nos voltar para Ele. As respostas virão. 

A luz se apresentará na forma que for necessária para que nos livremos de qualquer situação difícil que estejamos enfrentando. Seja na forma de uma pessoa a quem somos apresentados, seja na forma de uma oportunidade nova de emprego, seja na forma de um novo relacionamento, ou do fim de um, seja na forma de uma mudança, de uma viagem ou qualquer outra, Deus Se mostrará a nós, se mantivermos nossa confiança n'Ele.

Uma forma de exercitar essa confiança é praticar com a terceira das ideias da lição de hoje:

"Não há nada a temer."

Confiar em Deus, no divino em nós, no outro, e em tudo e todos no mundo, é saber, no fundo do coração, que "não há nada a temer".

O medo, em qualquer de suas formas, é apenas um atestado de que ainda não nos livramos da crença na separação, em que quer que acreditemos o ego. O medo só pode existir quando pensamos ser verdadeira a existência de dois poderes. Um para o bem, outro para o mal. Isto é pensar que existe uma força que pode se opor à Vontade de Deus.

Não existe!

E quanto mais aplicamos a ideia a tudo o que vivemos, convictos e conscientes da Presença de Deus como o Único Poder, tanto mais abençoados seremos com a consciência da Presença em nós, tanto mais o milagre vai fazer parte da harmonia de nossa vida diária. Pois como ensina o Curso: Milagres são naturais. Quando não ocorrem é alguma coisa saiu errado.

É esta certeza, esta convicção, esta confiança que pode nos levar a ser testemunhas da verdade eterna da quarta das ideias que revisamos neste dia.

"A Voz de Deus fala comigo durante todo o dia."

Não poderia ser de outra forma, uma vez que tomamos a decisão de ver de modo diferente. Quando nos dispomos a parar para praticar a lição por algum tempo como nos orienta o Curso, demonstramos a vontade de encontrar nossa identidade verdadeira em Deus.

É por isso que, à medida que vamos nos aprofundando nas práticas, somos cada vez mais capazes de deixar espaço para que a Voz por Deus nos alcance e nos diga o que fazer. Isto é tudo o que precisamos fazer. Deixar claro que queremos ouvir. Basta isso para ouvirmos.

E basta ouvirmos, confiarmos e desenvolvermos a capacidade de entregar a Deus toda a nossa vida, todas as nossas decisões, todos os nosso planos, projetos e expectativas para que Ele nos alcance e Se revele Presença de Amor e de Luz em nossos dias. Pois,

"É o Amor de Deus que me anima."

Tudo aquilo que pensarmos, tudo aquilo que tentarmos sem contar com Deus, considerando-nos separados d'Ele, é ilusão e nos enfraquece e nos leva à culpa e ao medo em suas incontáveis formas.

Precisamos ter bem claro e presente em nossas mentes que só Deus é Força, só Deus é Poder, só Deus é Amor e que tudo o que Ele tem está a nossa disposição. Basta que o desejemos. Basta que O busquemos pôr sempre em primeiro lugar.

Praticar com a última das ideias de hoje é o que pode nos levar a tomar a decisão de ter Deus em primeiro lugar em nossa vida.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário