segunda-feira, 3 de março de 2014

Eliminando o medo, a culpa e qualquer tipo de dor


LIÇÃO 62

O perdão é minha função como a luz do mundo.

1. É o teu perdão que levará o mundo das trevas à luz. É o teu perdão que te permite reconhecer a luz na qual vês. O perdão é a demonstração de que tu és a luz do mundo. A verdade acerca de ti mesmo volta a tua memória por meio de teu perdão. Por isso, tua salvação está em teu perdão.

2. As ilusões a teu respeito e a respeito do mundo são a mesma. É por isso que todo perdão é uma dádiva para ti mesmo. Por teres negado tua Identidade pelo ataque à criação e a seu Criador, tua meta é descobrir quem és. Agora estás aprendendo a lembrar da verdade. Para tanto, o ataque tem de ser substituído pelo perdão, a fim de que os pensamentos de vida possam substituir os pensamentos de morte.

3. Lembra-te de que em cada ataque invocas tua própria fraqueza, enquanto que cada vez que perdoas invocas a força de Cristo em ti. Não começas, então, a compreender o que o perdão fará por ti? Ele eliminará toda sensação de fraqueza, de tensão e de fadiga de tua mente. Ele afastará todo medo, e culpa e dor. Ele devolverá a tua consciência a invulnerabilidade e o poder que Deus deu a Seu Filho.

4. Alegremo-nos por começar e terminar este dia praticando a ideia de hoje e por usá-la tão frequentemente quanto possível ao longo do dia. Ela ajudará a tornar o dia tão feliz para ti quanto Deus quer que sejas. E ajudará tanto aqueles a tua volta quanto aqueles que parecem estar distantes no espaço e no tempo a compartilharem esta felicidade contigo.

5. Tantas vezes quanto puderes, fechando os olhos, se possível, dize a ti mesmo hoje:

O perdão é minha função como a luz do mundo.
Quero cumprir este papel para poder ser feliz.

Em seguida dedica um ou dois minutos a refletir a respeito de teu papel e da felicidade e da liberação que ele te trará. Deixa que pensamentos afins venham livremente, pois teu coração reconhecerá estas palavras e a consciência de que elas são verdadeiras está em tua mente. Se tua atenção se desviar, repete a ideia e acrescenta:

Quero me lembrar disto porque quero ser feliz.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 62

"O perdão é minha função como a luz do mundo."

Para que serve eu saber que sou a luz do mundo? Já imaginaram o tamanho da responsabilidade que recai sobre meus ombros descobrir, reconhecer e aceitar que sou a luz do mundo? A que função dever servir a luz do mundo?

É o que vamos ver com as práticas da lição de hoje:

É o teu perdão que levará o mundo das trevas à luz. É o teu perdão que te permite reconhecer a luz na qual vês. O perdão é a demonstração de que tu és a luz do mundo. A verdade acerca de ti mesmo volta a tua memória por meio de teu perdão. Por isso, tua salvação está em teu perdão.

Quando aprendemos, lá atrás, com a prática, e aplicamos em nossa vida a ideia que nos pedia para escolher ver de modo diferente, estávamos nos preparando para reconhecer que somos nós que vamos tirar o mundo das trevas. O mundo mudou quando escolhemos olhar para as coisas de modo diferente, não mudou?

É isso que vai acontecer também se aplicarmos a ideia de hoje a nossa vida e a nosso dia-a-dia, de forma a abolir quaisquer equívocos que estejam atrapalhando nossa visão, que estejam nos impedindo de ver um mundo à luz do perdão que oferecemos primeiramente a nós mesmos, para nos livrarmos dos equívocos de nossa percepção que, antes mesmo de ver, julga.

É isso que vai trazer de volta a nossa lembrança a verdade do que somos, que vai nos re-apresentar a nossa identidade verdadeira de Filhos de Deus.

A lição continua:

As ilusões a teu respeito e a respeito do mundo são a mesma. É por isso que todo perdão é uma dádiva para ti mesmo. Por teres negado tua Identidade pelo ataque à criação e a seu Criador, tua meta é descobrir quem és. Agora estás aprendendo a lembrar da verdade. Para tanto, o ataque tem de ser substituído pelo perdão, a fim de que os pensamentos de vida possam substituir os pensamentos de morte.

Lembram-se de que já lhes falei que tudo o que dizemos do outro diz respeito também e principalmente a nós mesmos. É bem verdadeiro o ditado: "Quando Pedro fala de João, na verdade, Pedro fala de Pedro, e não de João".

Já aprendemos também que são nosso pensamentos de ataque que nos impedem de viver a paz de espírito e a alegria que Deus quer que vivamos. Ora, quando ataco o outro, eu o ataco porque quero negar sua identidade de Filho de Deus e, ao fazê-lo, nego a mim mesmo também a possibilidade de reconhecer e aceitar minha identidade verdadeira. É por isso que preciso aprender a substituir o ataque pelo perdão.

Indo ainda um pouquinho mais adiante com a lição:

Lembra-te de que em cada ataque invocas tua própria fraqueza, enquanto que cada vez que perdoas invocas a força de Cristo em ti. Não começas, então, a compreender o que o perdão fará por ti? Ele eliminará toda sensação de fraqueza, de tensão e de fadiga de tua mente. Ele afastará todo medo, e culpa e dor. Ele devolverá a tua consciência a invulnerabilidade e o poder que Deus deu a Seu Filho.

Percebem a verdade eterna por detrás das palavras da lição? Veem o desafio que ela apresenta? É preciso que aceitemos o desafio para abandonar o julgamento e o ataque. Só assim abriremos espaço para que o milagre que a lição traz se apresente: o fim de qualquer sensação de fraqueza, de tensão e de fadiga em nossa mente. A eliminação do medo de uma vez por todas, que fará desaparecer a culpa e qualquer tipo de dor. São os pensamentos de ataque que aceitamos que ferem nossa invulnerabilidade. Desistindo deles, podemos trazer de volta à consciência todo o poder que Deus nos dá.

Voltemos nossa atenção para as orientações finais da lição e tomemos a decisão de praticar a ideia de hoje e de aplicá-la tanto quanto pudermos com toda a honestidade e compromisso de que somos capazes. É isso que vai fazer toda a diferença para cada um de nós e para o mundo inteiro. 

Às práticas?


Um comentário:

  1. Olá
    Linda lição e comentário. É impressionante o quanto ela é realmente verdadeira. A paz que nos envolve a cada vez que ao nos darmos conta de algum pensamento de ataque aplicamos o que sugere o curso, nos voltando para o perdão, é indescritível.
    Sigo praticando...
    Bjs a todos

    ResponderExcluir