quarta-feira, 12 de março de 2014

Para que estou aqui? Qual é meu papel no mundo?


LIÇÃO 71

Só o plano de Deus para a salvação funcionará.

1. Podes não perceber claramente que o ego estabeleceu um plano para a salvação em oposição ao de Deus. É neste plano que acreditas. Já que ele é o contrário do de Deus, também acreditas que aceitar o plano de Deus em lugar do plano do ego é ser amaldiçoado. Isto parece ser absurdo, é claro. Mas, depois de considerarmos o que é exatamente o plano do ego, talvez vás perceber de forma bem clara que, por mais absurdo que ele possa ser, tu, de fato, acreditas nele.

2. O plano do ego para a salvação está centrado em guardar mágoas. Ele sustenta que, se outro alguém falasse ou agisse de modo diferente, se alguma circunstância ou acontecimento externos mudassem, tu estarias salvo. Deste modo, a fonte da salvação é percebida constantemente como estando fora de ti mesmo. Cada mágoa que guardas é uma declaração e uma afirmação na qual acreditas, que diz: "Se isto fosse diferente, eu estaria salvo". Assim, a mudança da forma de pensar necessária para a salvação é exigida de todos e de tudo, exceto de ti mesmo.

3. O papel designado para tua própria mente neste plano, então, é simplesmente decidir o que, exceto ela mesma, tem de mudar, se for para seres salvo. De acordo com este plano louco, qualquer fonte de salvação percebida é aceitável, desde que não funcione. Isto garante que a busca infrutífera continuará, pois a ilusão insiste que, embora esta esperança sempre tenha falhado, ainda há motivos para esperança em outros lugares e em outras coisas. Outra pessoa ainda se ajustará melhor; outra situação ainda ensejará o sucesso.

4. Este é o plano do ego para a salvação. Certamente podes ver o quanto ele está em rigoroso acordo com a doutrina básica do ego: "Busca, mas não aches". Pois o que poderia garantir de modo mais seguro que não acharás a salvação do que canalizar todos os teus esforços para buscá-la aonde ela não está?

5. O plano de Deus para a salvação funciona simplesmente porque, ao seguires a orientação d'Ele, buscas a salvação aonde ela está. Mas, se for para seres bem-sucedido, como Deus assegura que serás, tens de estar disposto a só buscar lá. De outro modo, teu propósito fica dividido e tentarás seguir dois planos para a salvação que são diametralmente contrários em todos os sentidos. A consequência só pode trazer confusão, miséria e uma profunda sensação de fracasso e desespero.

6. Como podes escapar de tudo isso? De forma muito simples. A ideia para hoje é a resposta. Só o plano de Deus para a salvação funcionará. Não pode haver conflito verdadeiro a este respeito, porque não existe nenhuma alternativa possível ao plano de Deus que possa te salvar. É d'Ele o único plano que obrigatoriamente será bem-sucedido.

7. Vamos praticar o reconhecimento desta certeza hoje. E vamos nos regozijar por existir uma resposta àquilo que parece ser um conflito sem nenhuma solução possível. Todas as coisas são possíveis para Deus. A salvação tem de ser tua em razão de Seu plano, que não pode fracassar.

8. Começa os períodos de prática mais longos deste dia pensando a respeito da ideia de hoje e percebendo claramente que ela contém duas partes, cada uma das quais dando contribuição igual ao todo. O plano de Deus para a tua salvação funcionará e outros planos não. Não te permitas ficar deprimido ou com raiva com a segunda parte; ela é inseparável da primeira. E na primeira está a tua liberação total de todas as tuas próprias tentativas insanas e propostas loucas para te libertares. Elas te conduziram à depressão e à raiva, mas o plano de Deus será bem-sucedido. Ele te conduzirá à liberação e à alegria.

9. Lembrando-nos disto, vamos dedicar o restante dos períodos mais longos de prática para pedir que Deus revele Seu plano para nós. Pergunta de modo muito específico a Ele:

O que queres que faça?
Aonde queres que eu vá?
O que queres que eu diga, e a quem?

Dá-Lhe pleno controle do resto do período de prática e deixa que Ele te diga o que precisa ser feito por ti em Seu plano para a tua salvação. Ele responderá na medida da tua disposição para ouvir Sua Voz. Não te recuses a ouvir. O próprio fato de estares fazendo os exercícios prova que tens alguma disposição para escutar. Isto é suficiente para estabelecer teu direito à resposta de Deus.

10. Nos períodos de prática mais breves, dize a ti mesmo várias vezes que o plano de Deus para a salvação, e só o d'Ele, funcionará. Fica alerta para toda tentação de guardar mágoas hoje, e reage a elas com esta forma da ideia de hoje:

Guardar mágoas é o contrário do plano de Deus
para a salvação. E só o plano d'Ele funcionará.

Tenta te lembrar da ideia de hoje de seis a sete vezes por hora. Não poderia haver melhor maneira de passar meio minuto, ou menos, do que lembrar a Fonte de tua salvação e de vê-La aonde Ela está.


*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 71

"Só o plano de Deus para a salvação funcionará."

Lemos na Bíblia: 

Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (...) Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. (...) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus... em primeiro lugar... em primeiro lugar.

O que está em primeiro lugar em nossa vida hoje? O que a lição tem a ver com esta passagem do novo testamento?

Talvez ela sirva para nos mostrar, em concordância com o que a lição diz, que o ego também tem um plano para a salvação, no qual Deus não está em primeiro lugar. Longe disso!

Vejamos pois, para começar:

Podes não perceber claramente que o ego estabeleceu um plano para a salvação em oposição ao de Deus. É neste plano que acreditas. Já que ele é o contrário do de Deus, também acreditas que aceitar o plano de Deus em lugar do plano do ego é ser amaldiçoado. Isto parece ser absurdo, é claro. Mas, depois de considerarmos o que é exatamente o plano do ego, talvez vás perceber de forma bem clara que, por mais absurdo que ele possa ser, tu, de fato, acreditas nele.

Será verdade que acreditamos mais no plano do ego do que no plano de Deus? Bem... em primeiro lugar para responder a esta pergunta precisamos nos perguntar se sabemos qual é o plano do ego e se conhecemos ou buscamos conhecer o plano de Deus para a salvação.


Só o plano de Deus para a salvação funcionará.

É claro que, mesmo que não o digamos claramente e que não o tenhamos definido em nossa mente, sabemos qual é o plano do ego para a salvação. Vivemos por ele. Não? 

Então não é verdade que nascemos, crescemos e nos desenvolvemos a partir do que nos ensina o mundo? Vivemos para conquistar um lugar ao sol, como se já não o tivéssemos desde sempre. Nossa família nos ensina a estudar para aprender a melhor forma de chegar a uma posição na comunidade, na sociedade. Uma forma de construir uma vida de riquezas e de conforto a qualquer custo. Muitas vezes à custa de nossos sonhos mais caros, porque aquilo com que sonhamos não gera a renda necessária para a vida de luxo e de conforto que queremos - ou que fomos convencidos a querer - levar. Eis aí de modo bastante resumido a salvação para o ego.

E o espírito em nós? Alguém hoje em dia ensina a seus filhos que o que somos, na verdade, é espírito? Ensina que o espírito é importante e que deve ser ouvido antes de nos pormos em movimento seja na direção que for?

O que mais ensina, em que se baseia, o plano de salvação do ego? É o que a lição diz a seguir:

O plano do ego para a salvação está centrado em guardar mágoas. Ele sustenta que, se outro alguém falasse ou agisse de modo diferente, se alguma circunstância ou acontecimento externos mudassem, tu estarias salvo. Deste modo, a fonte da salvação é percebida constantemente como estando fora de ti mesmo. Cada mágoa que guardas é uma declaração e uma afirmação na qual acreditas, que diz: "Se isto fosse diferente, eu estaria salvo". Assim, a mudança da forma de pensar necessária para a salvação é exigida de todos e de tudo, exceto de ti mesmo.

Não é assim que vivemos a vida? Pulando de uma atividade para outra. De um emprego para outro. De uma forma de insatisfação para outra. De um relacionamento para outro? Sempre esperando encontrar em algum outro lugar, em alguma outra pessoa, em alguma outra atividade, o Céu na terra. Sempre evitando olhar para dentro ou emprestar os ouvidos à voz da razão, que perguntaria. "Se nada disso te faz feliz, por que insistes em tentar desse modo?" 


Só o plano de Deus para a salvação funcionará.

Mas quem quer ouvir isto? E dito por si mesmo. Vamos, então, tateando no escuro à procura da luz que tem com certeza de vir de algum outro lugar. Há que se buscar a fonte da luz fora. É preciso que algumas condições mudem em nossa vida, que algumas pessoas se esforcem mais, que algumas situações deixem de se apresentar e que, finalmente, o mundo inteiro se ajuste a nossa forma de pensar. Isto, certamente, é a salvação para o ego.

Isto não está de pleno acordo com o que a  lição diz?

O papel designado para tua própria mente neste plano, então, é simplesmente decidir o que, exceto ela mesma, tem de mudar, se for para seres salvo. De acordo com este plano louco, qualquer fonte de salvação percebida é aceitável, desde que não funcione. Isto garante que a busca infrutífera continuará, pois a ilusão insiste que, embora esta esperança sempre tenha falhado, ainda há motivos para esperança em outros lugares e em outras coisas. Outra pessoa ainda se ajustará melhor; outra situação ainda ensejará o sucesso.

Ilusão após ilusão e continuamos a insistir. Desilusão após desilusão, começamos a pensar se não haverá alguma coisa errada conosco, não é mesmo? É claro que há! É o ego! É o ego que está errado. Mas ele nos convence a continuar tentando. Diz que mais dia, menos dia, havemos de chegar lá.


Só o plano de Deus para a salvação funcionará.

O Curso diz a certa altura que "o contrário das ilusões não é a desilusão, mas a verdade". E é da verdade que o ego tem medo. É a verdade que ele não quer ouvir. Até se pensarmos na palavra "des-ilusão" podemos pensar que desilusão é, de fato, viver fora da ilusão, na verdade.

E a lição aponta para a verdade a respeito do plano de salvação do ego:

Este é o plano do ego para a salvação. Certamente podes ver o quanto ele está em rigoroso acordo com a doutrina básica do ego: "Busca, mas não aches". Pois o que poderia garantir de modo mais seguro que não acharás a salvação do que canalizar todos os teus esforços para buscá-la aonde ela não está?

Além de tudo, fazer o que ego diz dá muito trabalho. Exige muito esforço. E causa muita insegurança, muita dúvida, muita incerteza. Pois ora ele olha o mundo de um modo, ora de outro. E nenhum dos mundos que vê o satisfaz. Mesmo quando, a seu serviço e por seus conselhos, conseguimos galgar algumas posições e adquirir alguma importância neste mundo de luta sem fim, ele não se dá por satisfeito. Quer mais e mais. E lá vamos nós a fazer mais esforços para conquistar novos territórios.

Pode-se ser feliz assim? Onde havemos de encontrar a alegria de viver submetendo-nos à tortura do plano do ego? Onde vamos achar a paz de espírito e um lugar e um instante de descanso se, para o modo de pensar do ego, quem fica parado está sujeito a ser atropelado pelos ambiciosos que se multiplicam pelos caminhos?

Será que não há outro jeito?

A lição continua:

O plano de Deus para a salvação funciona simplesmente porque, ao seguires a orientação d'Ele, buscas a salvação aonde ela está. Mas, se for para seres bem-sucedido, como Deus assegura que serás, tens de estar disposto a só buscar lá. De outro modo, teu propósito fica dividido e tentarás seguir dois planos para a salvação que são diametralmente contrários em todos os sentidos. A consequência só pode trazer confusão, miséria e uma profunda sensação de fracasso e desespero.

Lembram-se que lá, no início, o evangelista já dizia que não se pode servir a dois senhores? Precisamos, pois, tomar a decisão e escolher a que senhor queremos servir. Ao ego ou a Deus? A quem vamos buscar em primeiro lugar?

Já aprendemos um pouco a respeito do plano de salvação do ego e vimos que ele não funciona. Será que não é o momento de buscarmos prestar atenção ao que nos oferece o plano de Deus para a salvação? Divididos, não há como chegarmos a lugar algum. E se os planos que buscamos seguir, a partir do ego, ora nos levam numa direção, ora nos levam na direção oposta, aonde podemos esperar chegar? Como sair disso?

É o que a lição traz agora:

Como podes escapar de tudo isso? De forma muito simples. A ideia para hoje é a resposta. Só o plano de Deus para a salvação funcionará. Não pode haver conflito verdadeiro a este respeito, porque não existe nenhuma alternativa possível ao plano de Deus que possa te salvar. É d'Ele o único plano que obrigatoriamente será bem-sucedido.

Eis aí o desafio da lição. Eis aí também o milagre que se mostra. Aceitar o plano de Deus para a salvação vai nos livrar de todo e qualquer conflito. A ausência de conflitos é garantia de sucesso.

Ou como a lição orienta:

Vamos praticar o reconhecimento desta certeza hoje. E vamos nos regozijar por existir uma resposta àquilo que parece ser um conflito sem nenhuma solução possível. Todas as coisas são possíveis para Deus. A salvação tem de ser tua em razão de Seu plano, que não pode fracassar.

"Todas as coisas são possíveis para Deus." Em Deus, com Ele, nada é impossível. "Tudo posso naquele que me fortalece." "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e o resto vos será dado por acréscimo." 

Mas, atenção: o primeiro lugar tem de ser de Deus. Aquilo que recebemos por acréscimo não deve ser objeto de nosso desejo. Ou, dizendo de outro modo, não podemos barganhar com Deus, prometendo-Lhe o primeiro lugar, com os olhos na obtenção dos acréscimos. Pois antes de manifestarmos nosso desejo, Ele já o satisfez.

Só o plano de Deus para a salvação funcionará.

Reconhecer e aceitar esta ideia, praticá-la e aplicá-la às circunstâncias, situações e pessoas de nossa vida, implica abandonar por completo todo e qualquer plano que não seja o dele. Ou como a lição ensina:

Começa os períodos de prática mais longos deste dia pensando a respeito da ideia de hoje e percebendo claramente que ela contém duas partes, cada uma das quais dando contribuição igual ao todo. O plano de Deus para a tua salvação funcionará e outros planos não. Não te permitas ficar deprimido ou com raiva com a segunda parte; ela é inseparável da primeira. E na primeira está a tua liberação total de todas as tuas próprias tentativas insanas e propostas loucas para te libertares. Elas te conduziram à depressão e à raiva, mas o plano de Deus será bem-sucedido. Ele te conduzirá à liberação e à alegria.

Os dois parágrafos finais da orientação para as práticas sugerem a melhor forma de se trabalhar com a ideia de hoje e fazem com que voltemos a atenção, mais uma vez, para a necessidade de abolirmos o hábito de cultivar mágoas. Não razão para elas. Nunca. A não ser que queiramos ceder às vontades do ego.

É bom também que pensemos de que forma podemos praticar para lembrar com a maior frequência possível que só o plano de Deus para a salvação funcionará. Acredito que aprofundar o contato com a razão pela qual estamos aqui e vivemos as experiências que vivemos pode ser de ajuda. É o texto que nos traz isso de um modo que talvez valha a pena repetir algumas vezes nos momentos em que o ego queira nos assaltar e levar a escolhas que vão fazer que nos afastemos do único plano que funcionará:

É o seguinte:

                      Eu só estou aqui para ser verdadeiramente útil.
Estou aqui para representar Aquele Que me enviou.
Eu não tenho de me preocupar com o que dizer ou com o que
fazer, porque Aquele Que me enviou me orientará.
Estou contente em estar aonde quer que Ele queira,
sabendo que Ele vai comigo.
Serei curado na medida em que permitir que Ele me ensine a curar.

Às práticas?

Um comentário:

  1. UAU...Esta postagem a meu ver resume brilhantemente o ensinamento do curso todo. A impressão que meu ego teve ao ler aquela parte que diz: "Este é o plano do ego para a salvação. Certamente podes ver o quanto ele está em rigoroso acordo com a doutrina básica do ego: "Busca, mas não aches". Pois o que poderia garantir de modo mais seguro que não acharás a salvação do que canalizar todos os teus esforços para buscá-la aonde ela não está?" foi...(fui descoberto, rs...) Está tão enraizado em nós as reações via ego principalmente aquelas bem disfarçadas de Deus, que é preciso estar muito atento (a) para não cair na esparrela e seguir no auto engano de estudar os milagres, mas não tomar de verdade a decisão de mudar a maneira de ver o mundo, afirmando que é impossível viver assim "tão santinho" aqui neste mundo caótico.
    Bem, sou muito grata a tudo o que me trouxe até este momento. Tenho praticado muuuuito e gostado muito do resultado. Tenho conseguido colocar Deus em primeiro lugar e está muito bom assim. Bjs a todos os colegas de jornada e Moisés, super obrigada!

    ResponderExcluir