terça-feira, 29 de outubro de 2013

Não há nada que precisemos mudar no mundo


LIÇÃO 302

Onde havia trevas eu vejo a luz.

1. Pai, nossos olhos se abrem enfim. Teu mundo sagrado nos espera, uma vez que nossa visão é devolvida finalmente e podemos ver. Pensávamos que sofríamos. Mas tínhamos nos esquecido do Filho que Tu criaste. Agora vemos que as trevas são a nossa própria imaginação, e que a luz existe para olharmos para ela. A visão de Cristo transforma as trevas em luz, pois o medo tem de desaparecer quando o amor chega. Permite que eu perdoe Teu mundo sagrado hoje, a fim de eu poder olhar para a santidade dele e compreender que ela apenas reflete minha própria santidade.

2. Nosso Amor nos espera enquanto seguimos em direção a Ele e anda ao nosso lado indicando o caminho. Ele não falha em nada. É Ele o Fim que buscamos e é Ele o Meio pelo qual vamos a Ele.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 302

Antes de fazer um comentário qualquer para a ideia que o Curso oferece para as práticas de hoje, vou convidá-los, mais uma vez, a assistirem ao vídeo do YouTube, cujo link, como o fiz no ano passado, dou abaixo:

http://youtu.be/X_Di4Hh7rK0

O comentário a seguir é o mesmo do ano passado e deve ser lido depois de terem assistido ao vídeo.

O que acharam? Como eu disse nos comentários anteriores ele nos remete à oração de São Francisco, uma pessoa que viveu em seu tempo em comunhão com a natureza, sem nenhuma preocupação com ecologia ou com qualquer coisa que não o louvor e o agradecimento por tudo aquilo que Deus nos oferece para suprir quaisquer necessidades em nossa jornada neste mundo.

O vídeo, além de nos mostrar o quanto somos arrogantes e pretensiosos, querendo, de forma meio que inconsciente e inconsequente, exercer um domínio sobre a natureza, também nos faz ver que, conforme ensina o Curso, não há nada fora. Nada do que façamos ou deixemos de fazer pode modificar a verdade a nosso próprio respeito. Nada do que pensemos pode mudar o que Deus criou. Não existe nada fora. Nem o planeta, nem o universo.

O Curso ensina que não precisamos fazer nada. Basta que deixemos tudo a cargo do espírito em nós e tudo ficará bem. Tudo seguirá o curso que tem de seguir. Ou, utilizando as palavras do Curso: "A realidade não necessita de tua cooperação para ser o que é". O que precisa de cooperação é nossa consciência da realidade, porque esta é nossa escolha.

Não nos iludamos mais acreditando que há alguma coisa que precisemos mudar no mundo, ou que podemos fazer qualquer coisa para mudá-lo. Não podemos e nem há necessidade disso. Tudo o que precisamos fazer é mudar nossa percepção do mundo e de nós mesmos.

Às práticas?

Um comentário: