segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Acreditas que Deus é só uma ideia? E tu o que és?


LIÇÃO 294

Meu corpo é uma coisa inteiramente neutra.

1. Eu sou um Filho de Deus. E posso ser outra coisa também? Deus criou o mortal e o perecível? Que utilidade tem para o Filho amado de Deus aquilo que tem de morrer? E, não obstante, uma coisa neutra não percebe a morte, pois não se investe pensamentos de medo aí, tampouco se coloca um arremedo de amor sobre ela. Sua neutralidade a protege enquanto tiver uma utilidade. E, mais tarde, ela é abandonada. Ela não está doente, nem velha, nem ferida. Ela só não tem mais função, é desnecessária e é dispensada. Permite que eu não a veja como mais do que isso hoje, útil por algum tempo e própria para atender a uma necessidade, para manter sua utilidade enquanto puder ser útil e para ser substituída então por um bem maior.

2. Pai, meu corpo não pode ser Teu Filho. E aquilo que não é criado não pode ser pecador nem inocente; nem bom nem mau. Permite, então, que eu use este sonho para ajudar em Teu plano, a fim de que despertemos de todos os sonhos que fizemos.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 294

A ideia para nossas práticas de hoje traz-nos para reflexão o tema da neutralidade do corpo. E, se voltarmos nossa atenção para o que as primeiras lições nos ensinaram, haveremos de lembrar que o Curso diz que só nós mesmos damos valor, ou atribuímos significado, ao que vemos. Pois o mundo - e tudo o que há nele, inclusive nossos corpos - é neutro.

É por isso que o Curso em certo momento nos aconselha: "Esquece-te deste mundo, esquece-te deste curso e vem com as mãos totalmente vazias ao teu Deus". A Deus em ti mesmo. Isto é, vale dizer, volta-te apenas para dentro de ti, esvazia tua mente de qualquer desejo e de qualquer intenção e experimentarás Deus, pois não há nada a não ser Ele. 

O próprio Curso, porém, diz que é mais fácil acreditares que Deus é uma ideia do que acreditares que tu és uma ideia. E uma ideia de algo que inventaste em tuas fantasias a respeito da separação e que pensas que é o que tu és. Algo que existe apenas em tua imaginação: o ego, a imagem que fazes de ti mesmo para te relacionares com o mundo.

Quando ainda estamos, de alguma maneira, sob a influência desse falso eu [o ego] - o que quer dizer que ainda damos importância às formas, aos sentidos e à percepção -, acreditamos que eles podem ser meios de encontrar a felicidade e a alegria plenas neste mundo, mesmo este curso pode ser - e é - usado pelo ego para nos confundir. 

Assim, como eu já disse antes, precisamos aprender a abandonar quaisquer medos que tenhamos do destino que está reservado aos corpos, como a quaisquer outros veículos de comunicação e instrumentos de que nos valemos para viver aqui.

Precisamos também aprender e incluir em nossa experiência a convicção de que o "corpo é uma coisa inteiramente neutra", conforme o Curso ensina, e que, por isso, não há razão para que ninguém nos queira ensinar a temer sua perda. 


Lembremo-nos, então, mais uma vez do que nos ensina o jagunço Riobaldo, já citado outras vezes:

"... enquanto houver no mundo um vivente medroso, um menino tremor, todos perigam - o contagioso. Mas ninguém tem a licença de fazer medo nos outros, ninguém tenha. O maior direito que é meu - o que quero e sobrequero -: é que ninguém tem o direito de fazer medo em mim."


Tanto isto é verdade que nem o Próprio Deus nos impede de fazer qualquer coisa que queiramos. Nem nos julga, nem quer nos punir e castigar por qualquer crença que tenhamos. Nem mesmo quando, equivocadamente, nos acreditamos separados d'Ele, repetindo em parte comentários anteriores para esta mesma lição.

Às práticas?

2 comentários:

  1. Nesse meu longo caminho de buscas, encontrei muitas coisas interessantes. Quando descobri o Curso em Milagres ,entendi que era algo voltado para mudanças profundas de minha mente e que todos podiam segui-lo, independente de quem eram. Desde então, percebi que é um livro para a vida toda e tem havido muita resistência em segui-lo diariamente. Esse é oprimeiro ano que estou conseguindo fazer o curso. Aos poucos, fui descobrindo-me, perdoando e livrando-me de culpas e do medo. Estar acompanhando seus comentários facilita esse caminho . Cada vez mais próxima do mundo real, uma vez que já sei que não é o mundo do ego o verdadeiro mundo. Já vislumbro esse mundo real, com a mente sem tantos conflitos, culpas e mais sintonizada no perdão. Gratidão sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isto, Cida. O ensinamento que nos oferece o Curso é para a vida toda, uma vez que ele se dispõe a nos oferecer os meios para que cheguemos ao conhecimento de nós mesmos, o que, em última instância vai nos colocar em contato com Deus. Isto é, com o conhecimento do divino interior.

      Ou para aproveitar um trecho de um dos livros de Aldous Huxley, que li recentemente, e que tem a ver com este seu-nosso caminho:

      "A jornada espiritual não consiste em se chegar a um destino no qual a pessoa ganha o que não tem, ou se torna o que não é. Consiste na dissolução da própria ignorância daquilo que se refere a seu próprio ser e a suas própria vida, e no desenvolvimento gradual daquela compreensão que dá início ao despertar espiritual. O encontro de Deus é um se chegar ao próprio ser."

      Obrigado por continuar conosco e compartilhar.

      Beijos.

      Excluir