segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Como alinhar nossa vontade à Vontade de Deus


LIÇÃO 42

Deus é minha força. A visão é Sua dádiva.

1. A ideia para hoje combina dois pensamentos muito poderosos, ambos de importância vital. Ela também demonstra uma relação de causa e efeito que explica a razão pela qual não podes fracassar em teus esforços para alcançar a meta do curso. Tu verás porque é a Vontade de Deus. É a força d'Ele, não a tua, que te dá poder. E é a dádiva d'Ele, em lugar de tua própria, que te oferece a visão.

2. Deus é, de fato, tua força e o que Ele dá é dado verdadeiramente. Isto significa que podes recebê-lo a qualquer momento, em qualquer lugar, aonde quer que estejas e em qualquer circunstância em que te encontrares. Tua passagem pelo tempo e pelo espaço não é fruto do acaso. Tu não podes senão estar no lugar certo, no momento certo. Assim é a força de Deus. Assim são Suas dádivas.

3. Hoje teremos dois períodos de prática de três a cinco minutos, um assim que possível depois de acordares e outro tão próximo quanto possível da hora em que fores dormir. É melhor, porém, esperar até que possas te sentar tranquilamente sozinho, em um momento em que te sintas preparado, do que te preocupares com a hora da prática em si.

4. Começa estes períodos de prática com a repetição da ideia para hoje lentamente, de olhos abertos, olhando ao teu redor. Em seguida, fecha os olhos e repete a ideia outra vez, ainda mais devagar do que antes. Depois disso, tenta não pensar em nada, a não ser nos pensamentos relacionados com a ideia para o dia que te ocorrerem. Poderias pensar, por exemplo:

A visão tem de ser possível. Deus dá verdadeiramente.
ou:
As dádivas de Deus têm de ser minhas, porque Ele as deu a mim.

5. Qualquer pensamento claramente relacionado à ideia para hoje é adequado. Podes, de fato, ficar bastante surpreso com o tamanho da compreensão a respeito do curso que alguns de teus pensamentos contêm. Deixa-os virem sem censura, a menos que aches que tua mente está apenas divagando e que deixaste pensamentos obviamente inoportunos se intrometerem. É possível também que chegues a um ponto em que absolutamente nenhum pensamento pareça vir a tua mente. Se tais intromissões ocorrerem, abre os olhos e repete o pensamento mais uma vez enquanto olhas lentamente a tua volta; fecha os olhos, repete a ideia uma vez mais e, então, continua a buscar em tua mente os pensamentos relacionados a ela.

6. Lembra-te, contudo, de que uma busca por pensamentos afins que exija muito esforço não é apropriada aos exercícios de hoje. Tenta apenas dar um passo atrás e permitir que os pensamentos venham. Se achares isto difícil, é melhor passar o período de prática alternando entre as repetições lentas da ideia de olhos abertos e de olhos fechados do que te esforçares para achar pensamentos adequados.

7. Não há nenhum limite para o número de períodos de prática breves que seriam benéficos hoje. A ideia para o dia é um passo inicial para reunir os pensamentos e para te ensinar que estás estudando um sistema de pensamento unificado ao qual nada de necessário está faltando e no qual não se inclui nada contraditório ou inoportuno.

8. Quanto mais vezes repetires a ideia durante o dia, tanto mais vezes lembrarás a ti mesmo de que a meta do curso é importante para ti e de que não te esqueces dela.

*

COMENTÁRIO:

Nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, vamos explorar a LIÇÃO 42.

"Deus é minha força. A visão é Sua dádiva."

Já no início a lição nos informa a que vem: 

A ideia para hoje combina dois pensamentos muito poderosos, ambos de importância vital. Ela também demonstra uma relação de causa e efeito que explica a razão pela qual não podes fracassar em teus esforços para alcançar a meta do curso. Tu verás porque é a Vontade de Deus. É a força d'Ele, não a tua, que te dá poder. E é a dádiva d'Ele, em lugar de tua própria, que te oferece a visão.

Uma frase que quase todos conhecemos diz: "Se Deus é por nós, quem será contra?"

Joel Goldsmith em todos os seus livros chama-nos a atenção para o fato de que só existe, na verdade, um Poder: o de Deus, Deus. Tudo o que não vem de Deus é, portanto, apenas ilusão, equívoco, engano.

Ele diz também que, desde que desembarcamos nesta experiência de mundo em que aparentemente nos encontramos, somos convidados a acreditar e a viver a partir da crença segundo a qual estamos separados de Deus, uns dos outros e, por consequência, do Único Poder que existe.

Isto não é verdade! Não existe uma força, um poder que se oponha ao poder de Deus. É também só na ilusão de que vivemos separados d'Ele e uns dos outros que podemos ter a experiência de uma vida em que o bem e o mal se digladiam constante e permanentemente.

Deus é minha força. A visão é Sua dádiva.

Vejamos o que a lição nos diz a seguir: 

Deus é, de fato, tua força e o que Ele dá é dado verdadeiramente. Isto significa que podes recebê-lo a qualquer momento, em qualquer lugar, aonde quer que estejas e em qualquer circunstância em que te encontrares. Tua passagem pelo tempo e pelo espaço não é fruto do acaso. Tu não podes senão estar no lugar certo, no momento certo. Assim é a força de Deus. Assim são Suas dádivas.

Que mais há para se dizer? "Tua passagem pelo tempo e pelo espaço não é fruto do acaso." O acaso não existe. Tudo o que existe é a Vontade de Deus. Quando aprenderemos isto? Quando aceitaremos que a Vontade de Deus e a nossa são uma só e a mesma?

Lembremo-nos da segunda lei espiritual que se ensina na Índia: "Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido". Em qualquer situação, em qualquer tempo, em qualquer situação isso é verdadeiro. E quanto antes o reconhecermos e aceitarmos tanto mais cedo deixaremos de enxergar quaisquer "acidentes" em nossa experiência. Tanto mais rapidamente seremos capazes de reconhecer e aceitar a responsabilidade por tudo o que acontece em nossa vida.

Deus é minha força. A visão é Sua dádiva.

Mais: reconhecer e aceitar a verdade eterna por detrás da ideia que praticamos hoje com esta lição nos deixa abertos para aceitarmos as dádivas de Deus aonde quer que estejamos, a qualquer momento e em qualquer lugar, em qualquer circunstância em que nos encontremos. Isto é, nossa consciência se abre para que Deus de fato vá conosco aonde formos, conforme a lição que praticamos ontem.

Dito de outro modo, reconhecer e aceitar a verdade eterna contida nas palavras desta lição é abri-se à Verdade. É compreender - e compreender significa aceitar - que, onde quer que nos encontremos, seja qual for o momento que vivemos de nossas vidas, só podemos estar no lugar certo no momento certo.

Deus é minha força. A visão é Sua dádiva.

Toda a nossa atenção é pouca para aquilo que a lição de hoje nos oferece. As explicações a respeito da forma de praticar vão apenas reforçar nossa decisão de atingir a meta que nos propusemos a alcançar quando nos dispomos a fazer os exercícios.

Por isso a lição diz: 

Quanto mais vezes repetires a ideia durante o dia, tanto mais vezes lembrarás a ti mesmo de que a meta do curso é importante para ti e de que não te esqueces dela.

E é isso que vai garantir, que vai nos dar a certeza de que não podemos fracassar em nossos esforços para alcançar a meta que o Curso nos oferece e que se dispõe a nos ajudar a atingir.

Veremos!

Alinhamos nossa vontade à Vontade de Deus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário