sábado, 8 de janeiro de 2022

Só a ação leva à mudança, pois ideias são abstratas

 

LIÇÃO 8

Minha mente se preocupa com pensamentos do passado.

1. Esta ideia  é claro, é a razão pela qual vês só o passado. Ninguém vê coisa alguma realmente. O que alguém vê é apenas seus pensamentos projetados para fora. A preocupação da mente com o passado é a causa da concepção equivocada do tempo de que sofre tua visão. Tua mente não pode apreender o presente, que é o único tempo que existe. Por isso, ela não pode entender o tempo e não pode, de fato, entender nada.

2. O único pensamento totalmente verdadeiro que alguém pode ter acerca do passado é que ele não está aqui. Pensar a seu respeito de qualquer modo é, portanto, pensar em ilusões. Muito poucos perceberam claramente o que, de fato, retratar o passado ou prevenir-se para o futuro traz como consequência. Na verdade, quando faz isso, a mente está vazia, pois não está de fato pensando a respeito de nada.

3. O objetivo dos exercícios de hoje é começar a treinar tua mente a reconhecer quando ela não está pensando em absoluto. Enquanto ideias irrefletidas preocuparem tua mente a verdade fica bloqueada. Reconhecer que tua mente está simplesmente vazia, ao contrário de acreditar que ela está cheia de ideias verdadeiras, é o primeiro passo para abrir caminho para a visão.

4. Os exercícios para hoje devem ser feitos de olhos fechados. Isso porque, de fato, não podes ver nada e é mais fácil reconhecer que, não importa quão vivamente possas retratar um pensamento, não estás vendo nada. Com o menor envolvimento possível, investiga tua mente por cerca de um minuto, como de costume, observando apenas os pensamentos que encontras aí. Cita cada um deles pela imagem ou tema central que contenha e passa ao seguinte. Começa o período de prática dizendo:

Parece que estou pensando sobre ____________ .

5. Em seguida, cita cada um de teus pensamentos de modo específico, por exemplo:

Parece que estou pensando sobre [ nome de uma
pessoa], sobre [nome de um objeto], sobre [nome
de uma emoção],

e assim por diante, concluindo, no final do período de exame da mente com:

Mas minha mente se preocupa com pensamentos do passado.

6. Isso pode ser feito quatro ou cinco vezes durante o dia, a menos que aches que te irrita. Se achares o exercício difícil, duas ou três vezes são suficientes. Contudo, podes achar útil incluir, no próprio exame da mente, tua irritação, ou qualquer emoção que a ideia de hoje possa causar.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 8:

Mais uma vez penso que há como não voltar aos comentários feitos a partir do texto de Tara Singh, que usei por vários anos, ao explorar as dez primeiras lições do Curso, pois como vamos ver, em seguida, repetindo em parte os comentários feitos em alguns desses anos, é a ideia que o Curso oferece para as práticas de hoje que nos mostra a razão pela qual só vemos o passado.

Duvidam? Vejamos o que ele nos diz, então, voltando toda a atenção de que somos capazes já a partir da ideia que temos de praticar. Assim, vamos ser capazes de perceber a verdade por trás da ideia que praticamos e, mais, seremos capazes também de perceber e compreender que, como ele diz, as ideias são abstratas, não podem nos mudar, só a ação - as práticas - é que pode nos levar à mudança. A partir daqui, o comentário, a exploração da lição é, mais uma vez, a de Tara Singh: 

"Minha mente se preocupa com pensamentos do passado."

O título [a ideia] desta lição te faz parar? O que acontece quando o lês? Pensas que ele é verdadeiro? Não verdadeiro? Faz diferença de qualquer modo? Tua concordância ou discordância não é só uma ideia?

Quando concordas [com] ou discordas de uma ideia, percebes que não te acontece nada. Vês quão irrelevantes as ideias são? 

Um milagre acontece se percebes de forma clara que ideias não têm nenhum significado.

Quando permanecemos no nível das ideias, não acontece nenhum milagre. Ou nós nos condenamos, ou ficamos entusiasmados e dizemos: "Vou conseguir isto de verdade!" Nós nos sentimos culpados ou ótimos. Mas ambas [as sensações] são reações. Não seria mais sábio perceber que ideias fundamentalmente não nos mudam? Ideias são abstratas. Se percebes isto, então, por um instante tua mente fica livre do passado.

Nenhum milagre acontece, quando te condenas: "Sim, eu sei que sou terrível." Podes descobrir que vens encontrando defeitos em ti mesmo há anos. Mas Deus te criou. Que direito tens de encontrar uma imperfeição em ti mesmo?

No vilarejo, em Punjab, na Índia, onde nasci, diz-se que apenas um tolo bate no bezerro, quando a vaca não dá leite. Isto significa dizer quão loucas são tuas opiniões a teu próprio respeito. Como todas as ideias, elas são insanas.

Tu continuas a te censurar: "Eu deveria ver minha perfeição." Isso também é um erro. Enquanto gerares ideias, continuarás a cometer erros. Faze algo a respeito das ideias e deixa-te ficar em paz. Quando questionas tuas ideias, tu és como Deus te criou. Estás questionando as interpretações que contaminam a humanidade há séculos. Este questionamento, sem o menor esforço, te liberta da autoridade da percepção equivocada - provavelmente pela vez primeira.

Percebes agora que a questão é o pensamento?

Ideias e pensamentos são a mesma coisa. Nossas mentes ficam preocupadas com eles. Aplicar esta lição quer dizer que sempre que tua mente ficar preocupada, tu não analisas teu pensamento ou nem mesmo tentas fazer alguma coisa a respeito dele. A própria consciência te corrige. Tu sabes que qualquer coisa que te preocupe te cega e desvia tua energia. Ela te põe de volta no sono do esquecimento. Agora, sabendo que a consciência é o meio para a correção, estás preparado para a vida.

Se não fores vigilante, o pensamento se insinua. O Curso admite isto. Tua energia flutua; tu ficas distraído ou cansado. Mas, no instante em que a lição vem à lembrança, e dás a ela tua atenção e energia, um milagre desfaz teu pensamento. Assim, enquanto a ideia está lá, o milagre também está. É fácil alcançar o Doador. A energia do milagre te libera da preocupação. Tu reconheces que aquilo que te absorvia não é mais importante.

Tu reconheces mais, que, enquanto estiveres preocupado, estás no passado, esquecido do presente.

A preocupação da mente com o passado é a causa da concepção equivocada do tempo de que sofre tua visão. Tua mente não pode apreender o presente, que é o único tempo que existe. Por isso, ela não pode entender o tempo e não pode, de fato, entender nada.

Quando fazes a lição, tua compreensão é apenas uma ideia ou recebes um milagre? Tuas perguntas refletem um interesse em ir mais fundo, além da compreensão? Sem este interesse, tua própria compreensão é uma preocupação. Tu tens de enfrentar a ti mesmo para chegar ao momento decisivo.

No minuto em que pões a lição em segundo lugar, escolhes permanecer no passado. Quando decides "fazê-la mais tarde", tornaste tua rotina algo de primeira importância. Rotinas existem para a sobrevivência de "mim e meu". Em tua rotina não vês nada do presente. Quanto estás centrado em ti mesmo, tu te privas de qualquer outra coisa que não sejam as imagens do teu cérebro.

Minha mente se preocupa com pensamentos do passado.

Uma vez que entendas isto, podes te surpreender no hábito do pensamento. O milagre desfaz teu pensamento no instante em que te tornas consciente. Logo vais amar a consciência que renova tua vida mais do que a preocupação fatigante do pensamento.

A consciência não exige esforço. Ela muda teus valores e te liberta do passado. Transformado, ficas alegre e agradecido para sempre.

O ser humano estende a Vontade de Deus apenas quando está no presente, livre da ilusão do tempo. A descoberta de tua própria má vontade para chegar a tua Realidade te levará a desafiar a ti mesmo. Ver o fato como fato é o milagre que dá a energia.

O único pensamento totalmente verdadeiro que alguém pode ter acerca do passado é que ele não está aqui. Pensar a seu respeito de qualquer modo é, portanto, pensar em ilusões. Muito poucos perceberam claramente o que, de fato, retratar o passado ou prevenir-se para o futuro traz como consequência. Na verdade, quando faz isso, a mente está vazia, pois não está de fato pensando a respeito de nada.

Enquanto ideias irrefletidas preocuparem tua mente a verdade fica bloqueada. Reconhecer que tua mente está simplesmente vazia, ao contrário de acreditar que ela está cheia de ideias verdadeiras, é o primeiro passo para abrir caminho para a visão.

Os problemas todos não são do passado? Trazemos nossos problemas do passado ao presente; por isso nunca conhecemos o presente, que é impessoal, ilimitado e vital. Só conhecemos problemas. J. Krishnamurti disse: "Não há nenhum problema separado da mente".

Se fosses sincero, dirias: "Eu estou sempre no passado. Para acordar desse sono do esquecimento, tenho de ficar atento. Mas não posso ficar atento. Minha mente está em outro lugar. Estou preocupado o dia inteiro. Tem de haver algo significativo a que eu possa dedicar minha atenção. Se eu tivesse um interesse, então, eu estaria no presente."

Esta descoberta te traria grande felicidade.

Interesse e atenção são os primeiros passos essenciais para te levar a uma ação criativa, em que podes estender a Vontade de Deus.

Se teu interesse é algo significativo, despertarás a sabedoria e as capacidades verdadeiras que trouxeste contigo para expressares ao nascer. Estenderás tua natureza Divina sobre a terra. Teu interesse e a energia dela [de tua natureza Divina] te trarão ao presente e à expressão intrínseca do significativo. Tu nasceste com um  objetivo e com uma função. Tu és parte da Consciência Una à qual as mentes estão unidas.

Desperdiçamos nossa energia com bobagens. Todos os dias bilhões de vidas e bilhões de toneladas de recursos da terra são utilizados para produzir coisas sem valor. Como podemos contribuir com este desperdício? O que acontece com a humanidade - com cada um de nós?

Ainda existe alguém que escute? Nossa preocupação com o passado se tornou tão destrutiva que não há ninguém a quem possamos comunicar nossa Unidade. Aonde há "tu e eu" não há comunicação. Mas não tornes isto pessoal ou começarás a criticar o outro ou a a condenar a ti mesmo. A compreensão genuína é o trampolim para algo mais profundo.

Podes perceber o horror e o perigo de estar o dia inteiro preocupado com pensamentos do passado e com coisas que envolvem apenas parte de tua atenção? Tua "compreensão" disto é apenas um conceito. Na condição de uma ideia, ela não tem força vital. Tu não és em nada diferente de antes. Ver isto verdadeiramente, porém, te desperta para a sanidade.

Tudo o que fazemos na ausência da atenção total é uma mentira. Só o que é eterno é Real. O Curso nos oferece as palavras eternas do Conhecimento Verdadeiro, e não podemos ouvi-las. Descobrir isto vai nos dar uma chacoalhada na direção da responsabilidade. Enquanto formos irresponsáveis, não podemos conhecer gratidão ou reconhecimento. Se nos falta interesse, as escrituras não têm importância, professores verdadeiros não têm importância. Nada importa.

Minha mente se preocupa com pensamentos do passado.

Esta lição é uma chama brilhante na escuridão da noite do mundo da separação. Há uma luz e uma paz em apenas ler o título. Percebemos que nunca saímos do ontem. Tampouco estamos vivos para a eternidade de nosso próprio ser - a luz da criação. Somos falsos para com nós mesmos.

O sábio traz as ilusões à verdade e as dissipa. Ele vê o falso como falso. E, então, ele percebe que aquilo de que não gosta fora de si mesmo é o que ele é. Ele lida consigo mesmo, sabendo que sua Realidade não pode ser ameaçada.

Reconhecer a verdade da lição de hoje vai mudar tua vida. 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário