terça-feira, 13 de março de 2018

"Viver espiritualmente é saber que tudo É.." (JG)


LIÇÃO 72

Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para salvação.

1. Apesar de reconhecermos que o plano do ego para a salvação é o contrário do plano de Deus, ainda não enfatizamos que ele é um ataque aberto ao plano d'Ele e uma tentativa deliberada de destruí-lo. No ataque, atribui-se a Deus as características que, na verdade, estão associadas ao ego, enquanto o ego parece assumir as características de Deus.

2. O desejo fundamental do ego é o de tomar o lugar de Deus. De fato, o ego é a encarnação física deste desejo. Pois é este desejo que parece envolver a mente com um corpo, mantendo-a separada e sozinha, e incapaz de alcançar outras mentes a não ser por intermédio do corpo criado para aprisioná-la. A limitação sobre a comunicação não pode ser a melhor maneira de expandir a comunicação. No entanto o ego quer que acredites que é.

3. Embora aqui seja óbvia a tentativa de manter as limitações que um corpo imporia, talvez não seja tão evidente a razão pela qual guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para a salvação. Mas vamos refletir acerca dos tipos de coisas em relação às quais estás inclinado a guardar mágoas. Elas não estão sempre associadas com alguma coisa que um corpo faz? Uma pessoa diz algo de que não gostas. Ela faz alguma coisa que te desagrada. Ela "trai" seus pensamentos hostis com sua conduta.

4. Tu não lidas aqui com o que a pessoa é. Ao contrário, estás preocupado exclusivamente com o que ela faz em um corpo. Estás fazendo mais do que deixar de ajudá-la a se libertar das limitações do corpo. Estás tentando efetivamente mantê-la nele, confundindo-o com ela e julgando serem a mesma coisa. Nisso Deus é atacado, pois, se Seu Filho é só um corpo, então Ele também tem de ser. Um criador totalmente diferente de sua criação é inconcebível.

5. Se Deus é um corpo, qual tem de ser Seu plano para a salvação? Qual poderia ser exceto a morte? Ao tentar Se apresentar como o Autor da vida e não da morte, Ele é um mentiroso e um impostor, cheio de promessas falsas, que oferece ilusões em lugar da verdade. A aparente realidade do corpo torna bastante convincente esta perspectiva de Deus. De fato, se o corpo fosse real, seria verdadeiramente difícil escapar desta conclusão. E cada mágoa que guardas sustenta que o corpo é real. Ela ignora inteiramente o que teu irmão é. Reforça tua crença de que ele é um corpo e o condena por isto. E afirma que a salvação dele tem de ser a morte, projetando este ataque sobre Deus e O considerando responsável por ele.

6. A esta arena cuidadosamente preparada, onde animais raivosos buscam uma presa e onde a misericórdia não pode entrar, o ego vem para te salvar. Deus te fez um corpo. Muito bem. Vamos aceitar isto e ficar contentes. Enquanto um corpo, não te deixes privar daquilo que o corpo oferece. Aceita o pouco que podes obter. Deus não te deu nada. O corpo é teu único salvador. Ele é a morte de Deus e tua salvação.

7. Esta é a crença universal do mundo que vês. Alguns odeiam o corpo e tentam ferí-lo e humilhá-lo. Outros amam o corpo e tentam glorificá-lo e exaltá-lo. Mas enquanto o corpo estiver no centro de teu conceito de ti mesmo, estás atacando o plano de Deus para a salvação, e guardando tuas mágoas contra Ele e contra Sua criação, a fim de não poderes ouvir a Voz da verdade e acolhê-La como Amiga. Em vez disso, o salvador que escolheste tomou o lugar d'Ela. Ele é teu amigo; Deus é teu inimigo.

8. Hoje, vamos tentar interromper estes ataques inúteis à salvação. Tentaremos recebê-la bem, em vez disso. Tua percepção de cabeça para baixo é nociva para tua paz de espírito. Tu te vês em um corpo, com a verdade fora de ti, trancada longe de tua consciência pelas limitações do corpo. Agora vamos experimentar ver isto de modo diferente.

9. A Voz da verdade está em nós, aonde foi colocada por Deus. É o corpo que está fora de nós e que não nos interessa. Estar sem um corpo é estar em nosso estado natural. Reconhecer a luz da verdade em nós é nos reconhecermos tal qual somos. Ver nosso Ser como separado do corpo é pôr fim ao ataque ao plano de Deus para a salvação e aceitá-lo em lugar disso. E, aonde quer que Seu plano seja aceito, ele já está realizado.

10. Nosso objetivo hoje, nos períodos de prática mais longos, é ficarmos cientes de que o plano de Deus para a salvação já se realizou em nós. Para atingir este objetivo, temos de substituir o ataque pela aceitação. Enquanto o atacarmos, não poderemos compreender o plano de Deus para nós. Por isso, estamos atacando algo que não reconhecemos. Agora, vamos tentar pôr de lado o julgamento e perguntar qual é o plano de Deus para nós:

O que é a salvação, Pai? Eu não sei.
Dize-me, para que eu possa compreender.

Então, esperaremos em silêncio a resposta d'Ele. Nós atacamos o plano de Deus para a salvação sem esperar para ouvir o que ele é. Gritamos tão alto nossas mágoas que não ouvimos a Voz d'Ele. Usamos nossas mágoas para fechar nossos olhos e tapar nossos ouvidos.

11. Agora queremos ver, e ouvir, e aprender. "O que é a salvação, Pai"? Pergunta e receberás a resposta. Busca e acharás. Não estamos mais perguntando o que é a salvação e onde achá-la ao ego. Estamos perguntando à verdade. Fica certo, então, de que a resposta será verdadeira por causa d'Aquele a Quem perguntas.

12. Sempre que sentires tua confiança enfraquecer e tua esperança de sucesso vacilar e se apagar, repete a pergunta e teu pedido, lembrando-te de que pedes ao Criador sublime da infinitude, Que te criou igual a Si Mesmo:

O que é a salvação, Pai? Eu não sei.
Dize-me, para que eu possa compreender.

Ele responderá. Decide-te a ouvir.

13. Um ou dois períodos de prática mais breves por hora talvez sejam suficientes hoje, uma vez que eles serão de algum modo mais longos do que de costume. Estes exercícios devem começar com isto:

Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus
para a salvação. Deixa-me aceitá-lo em vez
disso. O que é a salvação, Pai?

Em seguida, espera em silêncio cerca de um minuto, de preferência de olhos fechados, e escuta a resposta d'Ele.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 72

"Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para a salvação."

Vamos, mais uma vez, explorar esta lição de um modo diferente hoje, repetindo o que fizemos em anos passados? [Peço-lhes paciência, pois apesar de estar escrito "diferente" logo aí atrás na frase, vamos repetir, na verdade, o que fizemos em anos passados. Mas como nenhuma lição se apresenta a nenhum de nós como igual à que vimos anteriormente, quer dizer, a cada vez ela é uma lição diferente, entendo que a repetição do comentário também pode revelar novos aspectos que a primeira ou a segunda leitura deixaram passar.]

Mas vamos lá!

Vamos tentar estabelecer uma ligação entre o que nos diz cada um dos parágrafos que orientam as práticas e uma ou duas frases de Joel Goldsmith, retiradas de seu livro O caminho infinito? Creio que vamos poder nos beneficiar da sabedoria do caminho infinito, ao mesmo tempo em que nos preparamos para aceitar o desafio que a lição traz com esta ideia e colher o milagre, ou milagres, que ela nos oferece.

Comecemos [os parágrafos entre aspas são de Goldsmith e aqueles em itálico, como todos poderão reconhecer são os parágrafos da lição]:

"Comece a sua vida espiritual por compreender que todos os conflitos devem ser apaziguados dentro da sua [própria] consciência."

"Nunca existe um conflito com uma pessoa ou condição, e sim com o falso conceito mentalmente mantido acerca de uma pessoa, coisa, circunstância ou condição. Por isso, faça a correção dentro de você mesmo, em lugar de tentar mudar alguém ou algo externo."

Apesar de reconhecermos que o plano do ego para a salvação é o contrário do plano de Deus, ainda não enfatizamos que ele é um ataque aberto ao plano d'Ele e uma tentativa deliberado de destruí-lo. No ataque, atribui-se a Deus as características que, na verdade, estão associadas ao ego, enquanto o ego parece assumir as características de Deus.

"Reconheça a Deus como substância, lei, causa e atividade de tudo o que é, e deixe, logo a seguir, de se imiscuir física ou psiquicamente com o mundo externo. Volte-se para dentro de si mesmo, e resolva aí todas as aparências."

O desejo fundamental do ego é o de tomar o lugar de Deus. De fato, o ego é a encarnação física deste desejo. Pois é este desejo que parece envolver a mente com um corpo, mantendo-a separada e sozinha, e incapaz de alcançar outras mentes a não ser por intermédio do corpo criado para aprisioná-la. A limitação sobre a comunicação não pode ser a melhor maneira de expandir a comunicação. No entanto o ego quer que acredites que é.

"Quando vivemos a partir do centro do nosso Ser, os pensamentos, as opiniões, as leis e as teorias do mundo não nos afetam. Nada nos atinge, pois nós não reagimos ao mundo das aparências."

"Na vida espiritual, não colocamos rótulos sobre o mundo. Não julgamos como bom ou mau, doente ou sadio, rico ou pobre. Enquanto as aparências possam mostrar harmonia ou discórdia, pelo não julgamento, meramente reconhecemos, deixando que o que É verdadeiramente defina a si mesmo."

Embora aqui seja óbvia a tentativa de manter as limitações que um corpo imporia, talvez não seja tão evidente a razão pela qual guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para a salvação. Mas vamos refletir acerca dos tipos de coisas em relação às quais estás inclinado a guardar mágoas. Elas não estão sempre associadas com alguma coisa que um corpo faz? Uma pessoa diz algo de que não gostas. Ela faz alguma coisa que te desagrada. Ela "trai" seus pensamentos hostis com sua conduta.

"Viver espiritualmente é saber que tudo É; não dê nomes, rótulos, definições, nem julgue aquilo que é. Contente-se em saber que É, e deixe que aquilo que É lhe revele seu Ser, sua natureza e caráter."

Tu não lidas aqui com o que a pessoa é. Ao contrário, estás preocupado exclusivamente com o que ela faz em um corpo. Estás fazendo mais do que deixar de ajudá-la a se libertar das limitações do corpo. Estás tentando efetivamente mantê-la nele, confundindo-o com ela e julgando serem a mesma coisa. Nisso Deus é atacado, pois, se Seu Filho é só um corpo, então Ele também tem de ser. Um criador totalmente diferente de sua criação é inconcebível.

"Não procures Deus no reino do pensamento ou das coisas."

"Ninguém pode revelar Deus a outrem, mas revelando a natureza da prece, colocamos o outro na condição de ter a experiência de Deus, e esta só pode ocorrer pela correta compreensão da oração, que é o ponto de contato com Deus; a oração é o caminho para a revelação de Deus, é a preparação da consciência para a experiência de Deus."

"A oração é a visão interior da harmonia. Esta visão é obtida pela renúncia ao desejo de mudar ou de melhorar alguém ou alguma coisa."

Se Deus é um corpo, qual tem de ser Seu plano para a salvação? Qual poderia ser exceto a morte? Ao tentar Se apresentar como o Autor da vida e não da morte, Ele é um mentiroso e um impostor, cheio de promessas falsas, que oferece ilusões em lugar da verdade. A aparente realidade do corpo torna bastante convincente esta perspectiva de Deus. De fato, se o corpo fosse real, seria verdadeiramente difícil escapar desta conclusão. E cada mágoa que guardas sustenta que o corpo é real. Ela ignora inteiramente o que teu irmão é. Reforça tua crença de que ele é um corpo e o condena por isto. E afirma que a salvação dele tem de ser a morte, projetando este ataque sobre Deus e O considerando responsável por ele.

"Não se deixe enganar, eis o segredo: preencha sua consciência com a palavra de Deus; ouça-a; leia-a; pondere e medite sobre ela. Isto amadurece e enriquece a consciência, e esta, agora mais profunda e mais pura, se transforma em causa, lei, substância e ação de nossa vida. Esta consciência enobrecida, que evolveu pelo estudo, pela prática e pela meditação, alcança a comunhão consciente com Deus e o profundo silêncio da Minha Paz. Somos então elevados ao reino de uma atmosfera que transcende palavras e pensamentos."

A esta arena cuidadosamente preparada, onde animais raivosos buscam uma presa e onde a misericórdia não pode entrar, o ego vem para te salvar. Deus te fez um corpo. Muito bem. Vamos aceitar isto e ficar contentes. Enquanto um corpo, não te deixes privar daquilo que o corpo oferece. Aceita o pouco que podes obter. Deus não te deu nada. O corpo é teu único salvador. Ele é a morte de Deus e tua salvação.

"Perseguir [aqui talvez a melhor palavra para traduzir o que Joel diz seja "buscar"] as coisas boas, tais como os prazeres, coisas e lugares, para deles nos regozijarmos, é a barreira ao desenvolvimento espiritual [Um adendo: Por quê? Por que buscar as coisas boas pode ser uma barreira ao desenvolvimento espiritual? Porque ao buscarmos as coisas ditas "boas" estamos no julgamento. Estamos evitando as coisas "más". Para que o desenvolvimento espiritual seja possível, precisamos abandonar as divisões todas, não há bem e mal, para Deus. Todas as coisas cooperam para o bem. Nada irreal existe. O real não pode ser ameaçado. Nisto está a paz de Deus.] A busca única pela realização de Deus faz com que o prazer, coisas e lugares de regozijo venham naturalmente até nós. Então, nosso prazer se torna maior pela conscientização da Fonte de tudo."

"É impossível alcançar qualquer coisa através de Deus enquanto tivermos o desejo de encontrá-la. [Há que se colocar Deus em primeiro lugar e tudo o mais nos será dado por acréscimo.]"

"Tudo o que pode ser conhecido é efeito - nunca Deus. Pare de tentar."

Hoje, vamos tentar interromper estes ataques inúteis à salvação. Tentaremos recebê-la bem, em vez disso. Tua percepção de cabeça para baixo é nociva para tua paz de espírito. Tu te vês em um corpo, com a verdade fora de ti, trancada longe de tua consciência pelas limitações do corpo. Agora vamos experimentar ver isto de modo diferente.

"A vida não está na dependência da matéria."

"Deus não é poder. Quando alcançamos o centro da Consciência, encontramos uma completa tranquilidade - uma fonte profunda do Silêncio. Não é poder, pois não há nada contra o que ser posto à prova ou a superar: Ele simplesmente É."

Nosso objetivo hoje, nos períodos de prática mais longos, é ficarmos cientes de que o plano de Deus para a salvação já se realizou em nós. Para atingir este objetivo, temos de substituir o ataque pela aceitação. Enquanto o atacarmos, não poderemos compreender o plano de Deus para nós. Por isso, estamos atacando algo que não reconhecemos. Agora, vamos tentar pôr de lado o julgamento e perguntar qual é o plano de Deus para nós:

O que é a salvação, Pai? Eu não sei.
Dize-me, para que eu possa compreender.

Então, esperaremos em silêncio a resposta d'Ele. Nós atacamos o plano de Deus para a salvação sem esperar para ouvir o que ele é. Gritamos tão alto nossas mágoas que não ouvimos a Voz d'Ele. Usamos nossas mágoas para fechar nossos olhos e tapar nossos ouvidos.

"O homem, julgando pelos padrões humanos, se queixa de que a prece não é atendida. Para se beneficiar da prece precisa se desfazer de todos os conceitos pessoais de bem. Não tente acomodar a oração atendida aos moldes dos desejos humanos."

"A verdade é infinita; por isso não pode ser conhecida por termos finitos."

"Vai a Deus como um vaso vazio, desejando o preenchimento segundo as medidas e maneiras de Deus. [Buscar o preenchimento segundo tuas próprias medidas é diminuir-te e limitá-Lo.]"

Agora queremos ver, e ouvir, e aprender. "O que é a salvação, Pai"? Pergunta e receberás a resposta. Busca e acharás. Não estamos mais perguntando o que é a salvação e onde achá-la ao ego. Estamos perguntando à verdade. Fica certo, então, de que a resposta será verdadeira por causa d'Aquele a Quem perguntas.

"Qualquer resposta em um nível inferior ao da pura consciência se origina do nosso ego humano e não do nosso Eu."

"É um erro acreditar que as orações e o desejo humano possam colocar Deus a nosso favor. Deve haver uma elevação de consciência até que seja alcançada Sua presença - e ali descansaremos. Ali na verdade está o perene repouso dos cuidados, preocupações, dúvidas e medos."

Sempre que sentires tua confiança enfraquecer e tua esperança de sucesso vacilar e se apagar, repete a pergunta e teu pedido, lembrando-te de que pedes ao Criador sublime da infinitude, Que te criou igual a Si Mesmo:

O que é a salvação, Pai? Eu não sei.
Dize-me, para que eu possa compreender.

Ele responderá. Decide-te a ouvir.

"Vivemos n'Ele. Só n'Ele encontramos nossa completeza e perfeição. Separados d'Ele somos como árvores arrancada do solo - como ondas separadas do mar."

Um ou dois períodos de prática mais breves por hora talvez sejam suficientes hoje, uma vez que eles serão de algum modo mais longos do que de costume. Estes exercícios devem começar com isto:

Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus
para a salvação. Deixa-me aceitá-lo em vez
disso. O que é a salvação, Pai?

Em seguida, espera em silêncio cerca de um minuto, de preferência de olhos fechados, e escuta a resposta d'Ele.

"Recolhe-te com frequência ao centro do teu Ser, meu Filho. Deixa que o divino Amor te envolva; fica em paz, na 'Minha paz'."

Aqui chegaste à grande experiência: a compreensão e a obtenção da Minha paz, do Meu vinho, do Meu pão - a Substância invisível e infinita, Lei e Causa."

"Ó minha criança! a bênção que te pertence como a Minha paz desce sobre ti, te envolve e te sustenta!"

Às práticas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário