sábado, 10 de março de 2018

Alegria e paz indizíveis é o que o milagre nos dá


LIÇÃO 69

Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim.

1. Ninguém pode ver o que tuas mágoas escondem. Uma vez que tuas mágoas escondem a luz do mundo em ti, todos ficam nas trevas e tu a seu lado. Mas, quando o véu de tuas mágoas se ergue, ficas liberado com eles. Compartilha a salvação agora com aquele que ficou a teu lado quando estavas no inferno. Ele é teu irmão na luz do mundo que salva a ambos.

2. Vamos fazer, hoje, mais uma tentativa verdadeira de alcançar a luz em ti. Antes de empreendermos isto em nosso período de prática mais longo, vamos dedicar vários minutos à reflexão a respeito do que tentamos fazer. Estamos, literalmente, tentando entrar em contato com a salvação do mundo. Estamos tentando ver adiante do véu da escuridão que a mantém escondida. Estamos tentando permitir que o véu seja erguido, para ver as lágrimas do Filho de Deus desaparecerem na luz do sol.

3. Comecemos nosso período de prática mais longo hoje com a percepção perfeita de que isto é verdade e com determinação verdadeira para alcançar o que nos é mais caro do que tudo. A salvação é nossa única necessidade. Não há nenhum outro propósito e nenhuma função diferente a se cumprir aqui. Nossa única meta é aprender a salvação. Vamos finalizar a antiga busca hoje, encontrando a luz em nós, para mostrá-la a todos que buscam conosco para que a vejam e se regozijem.

4. Agora, de modo muito tranquilo, de olhos fechado, tenta abandonar todas as informações que, em geral, ocupam tua consciência. Pensa em tua mente como um círculo imenso, cercado por uma camada de nuvens escuras e pesadas. Tu podes ver apenas as nuvens porque pareces estar fora do círculo e bem separado dele.

5. Do lugar aonde estás não podes ver nenhuma razão para acreditar que existe uma luz brilhante escondida pelas nuvens. As nuvens parecem ser a única realidade. Elas parecem ser tudo o que há para se ver. Por isso não tentas atravessá-las e ir além delas, que é o único modo pelo qual ficarias realmente convencido da inconsistência delas. Faremos esta tentativa hoje.

6. Depois de pensares a respeito da importância do que tentas fazer por ti mesmo e pelo mundo, tenta sossegar em perfeita serenidade, lembrando apenas o quanto queres alcançar a luz em ti hoje -, agora! Decide-te a atravessar as nuvens. Estende-te e toca-as em tua mente. Dispersa-as com a mão; sente-as sobre tua face e testa e pálpebras à medida que as atravessas. Continua; as nuvens não podem te impedir.

7. Se estiveres fazendo os exercícios de forma correta, começarás a ter uma sensação de ser elevado e conduzido adiante. Teu pequeno esforço e tua modesta determinação invocam o poder do universo para te ajudar e o Próprio Deus te erguerá das trevas para a luz. Tu estás em harmonia com a Vontade d'Ele. Não podes falhar porque tua vontade é a d'Ele.

8. Confia em teu Pai hoje e fica certo de que Ele te ouve e te atende. Podes ainda não reconhecer Sua resposta, mas podes, de fato, ter certeza de que ela te é dada e de que ainda a receberás. Experimenta, enquanto tentas atravessar das nuvens para a luz, manter esta confiança em tua mente. Tenta te lembrar de que, enfim, estás unindo tua vontade à de Deus. Tenta manter em mente, com clareza, o pensamento de que aquilo que empreendes com Deus tem de ser bem-sucedido. Depois, deixa que o poder de Deus opere em ti e por teu intermédio, a fim de que se façam a Vontade d'Ele e a tua.

9. Nos períodos de prática mais breves, que quererás fazer com a maior frequência possível em função da importância da ideia de hoje para ti e para tua felicidade, lembra-te de que tuas mágoas escondem a luz do mundo de tua consciência. Lembra-te também de que não a buscas sozinho e de que sabes onde procurá-la. Dize, então:

Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim.
Não posso ver aquilo que escondo. Quero, porém, permitir
que me seja revelado, para minha salvação e para a salvação do mundo.

Certifica-te ainda de dizeres a ti mesmo:

Se eu esconder esta mágoa, a luz do mundo ficará escondida de mim,

se fores tentado a manter qualquer coisa contra alguém hoje.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 69

"Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim."

Quantas vezes fingiste não ouvir alguma coisa que o outro disse e te magoaste e ficaste ressentido? Quantas vezes resolveste ficar de mal com alguém por alguma coisa que esse alguém "fez" a ti de que não gostaste? Esqueceste? Com o passar do tempo, aquilo que era aparentemente alguma coisa sem importância foi deixado para trás e tudo seguiu seu curso de forma natural.

Será?

Há pessoas, disse alguém, que mantêm um caderninho de anotações, onde registram todos os desaforos, os descasos, as pretensas ofensas que pessoas "amigas" e conhecidas, ou mesmo desconhecidas, lhes fazem. Seu objetivo com tal caderninho é manter o registro que vai lhes permitir se vingarem na primeira oportunidade que tiverem.

Será que és uma dessas pessoas? Onde está a luz nelas, neste caso? Onde estaria a luz em ti? Não te foi dito que és a luz do mundo e que a salvação do mundo depende de ti e de tua luz? O que será que esconde de ti a luz que certamente há em ti? A luz que és e que é Deus também?

É isso que a lição de hoje vai mostrar. 

Comecemos:

Ninguém pode ver o que tuas mágoas escondem. Uma vez que tuas mágoas escondem a luz do mundo em ti, todos ficam nas trevas e tu a seu lado. Mas, quando o véu de tuas mágoas se ergue, ficas liberado com eles. Compartilha a salvação agora com aquele que ficou a teu lado quando estavas no inferno. Ele é teu irmão na luz do mundo que salva a ambos.

Vamos fazer, hoje, mais uma tentativa verdadeira de alcançar a luz em ti. Antes de empreendermos isto em nosso período de prática mais longo, vamos dedicar vários minutos à reflexão a respeito do que tentamos fazer. Estamos, literalmente, tentando entrar em contato com a salvação do mundo. Estamos tentando ver adiante do véu da escuridão que a mantém escondida. Estamos tentando permitir que o véu seja erguido, para ver as lágrimas do Filho de Deus desaparecerem na luz do sol.

Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim.

Quando nos deixamos envolver pelas emoções que despertam as mágoas em nós, mergulhamos num sono profundo e mesmo pensando que estamos acordados, não conseguirmos ver quão nefastos podem ser alguns dos hábitos que cultivamos e que, ingenuamente, acreditamos não exercerem nenhum efeito sobre o mundo, ou sobre qualquer um no mundo. Ou mesmo sobre nós. Grande engano.

Em geral, aquelas coisas que fazemos de forma mecânica, por hábitos adquiridos, afastam nossa atenção de nós mesmos e permitem comportamentos a que podemos chamar de "automáticos". Ações e coisas que dizemos sem pensar e sem a atenção necessária para nos colocar presentes na ação ou, quando falamos, para nos permitir ouvir de fato o que dizemos. É claro que tudo o que fazemos e dizemos repercute de algum modo no universo todo. E, se o fazemos e dizemos a partir de um sentimento de mágoa, privamos o mundo de nossa luz ao mesmo tempo em que nós mesmos nos privamos dela.

É para voltarmos à luz que praticamos hoje e todos os dias. Atentemos ao que nos reserva a ideia da lição e suas práticas: é nelas que vamos encontrar aquilo que nos é mais caro do que tudo. Isto é, aqui vamos descobrir, reconhecer e aceitar aquilo que é nossa única necessidade: 

A salvação é nossa única necessidade. Não há nenhum outro propósito e nenhuma função diferente a se cumprir aqui. Nossa única meta é aprender a salvação. Vamos finalizar a antiga busca hoje, encontrando a luz em nós, para mostrá-la a todos que buscam conosco para que a vejam e se regozijem.


Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim.

E o desafio desta lição é reconhecermos que não podemos guardar mágoas sob pena de vermos desaparecer a luz do mundo em nós. Este reconhecimento é bem possível se seguirmos, com toda a atenção e honestidade de que somos capazes, as orientações que a lição oferece. Vejamos:

Agora, de modo muito tranquilo, de olhos fechado, tenta abandonar todas as informações que, em geral, ocupam tua consciência. Pensa em tua mente como um círculo imenso, cercado por uma camada de nuvens escuras e pesadas. Tu podes ver apenas as nuvens porque pareces estar fora do círculo e bem separado dele.

Do lugar aonde estás não podes ver nenhuma razão para acreditar que existe uma luz brilhante escondida pelas nuvens. As nuvens parecem ser a única realidade. Elas parecem ser tudo o que há para se ver. Por isso não tentas atravessá-las e ir além delas, que é o único modo pelo qual ficarias realmente convencido da inconsistência delas. Faremos esta tentativa hoje.

Depois de pensares a respeito da importância do que tentas fazer por ti mesmo e pelo mundo, tenta sossegar em perfeita serenidade, lembrando apenas o quanto queres alcançar a luz em ti hoje -, agora! Decide-te a atravessar as nuvens. Estende-te e toca-as em tua mente. Dispersa-as com a mão; sente-as sobre tua face e testa e pálpebras à medida que as atravessas. Continua; as nuvens não podem te impedir.

Que mais podemos fazer a não ser nos entregarmos ao exercício? E:

Se estiveres fazendo os exercícios de forma correta, começarás a ter uma sensação de ser elevado e conduzido adiante. Teu pequeno esforço e tua modesta determinação invocam o poder do universo para te ajudar e o Próprio Deus te erguerá das trevas para a luz. Tu estás em harmonia com a Vontade d'Ele. Não podes falhar porque tua vontade é a d'Ele.


Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim.

Podes acreditar nisso? Podes reconhecer que se a luz do mundo que és não se faz visível é porque ainda tens o hábito de guardar mágoas. É preciso mudar isso. É preciso que te abras à Voz por Deus em ti e ouças o que o Espírito Santo tem a te dizer. E é isto o que a lição diz:

Confia em teu Pai hoje e fica certo de que Ele te ouve e te atende. Podes ainda não reconhecer Sua resposta, mas podes, de fato, ter certeza de que ela te é dada e de que ainda a receberás. Experimenta, enquanto tentas atravessar das nuvens para a luz, manter esta confiança em tua mente. Tenta te lembrar de que, enfim, estás unindo tua vontade à de Deus. Tenta manter em mente, com clareza, o pensamento de que aquilo que empreendes com Deus tem de ser bem-sucedido. Depois, deixa que o poder de Deus opere em ti e por teu intermédio, a fim de que se façam a Vontade d'Ele e a tua.

Não precisas fazer mais do que isto. O milagre se mostrará a ti se seguires com atenção as orientações que a lição traz para finalizar tuas práticas. Vais reconhecê-lo na forma de uma alegria que não podes definir e de uma paz que te tranquiliza inteiramente. É a luz em ti se mostrando e se deixando ver.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário