segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O milagre faz diminuir a necessidade do tempo


LIÇÃO 19

Não estou sozinho ao experimentar os efeitos de meus pensamentos.

1. A ideia para hoje é, obviamente, a razão pela qual tua visão não afeta só a ti. Observarás que às vezes ideias relacionadas ao modo de pensar antecedem aquelas relacionadas à percepção, enquanto que outras vezes a ordem está invertida. A razão é que a ordem não importa. Pensar e seus resultados são, de fato, simultâneos, pois causa e efeito nunca estão separados.

2. Hoje estamos enfatizando mais uma vez o fato de que as mentes são unidas. Raramente esta é uma ideia totalmente bem recebida a princípio, uma vez que ela parece trazer consigo um enorme senso de responsabilidade e pode até ser considerada uma "invasão de privacidade". Porém, é um fato que não existe nenhum pensamento privado. Apesar de tua resistência inicial a esta ideia, tu ainda compreenderás que ela tem de ser verdadeira se a salvação for possível de alguma forma. E a salvação tem de ser possível porque é a Vontade de Deus.

3. O minuto aproximado de exame mental que os exercícios de hoje pedem deve ser empreendido de olhos fechados. Primeiro, a ideia deve ser repetida e, em seguida, a mente deve ser vasculhada cuidadosamente em busca dos pensamentos que contém naquele momento. À medida que refletes a respeito de cada um, cita-o tendo em vista a pessoa ou tema central que ele contém e, mantendo-o em tua mente ao fazê-lo, dize:

Não estou sozinho ao experimentar os efeitos
deste pensamento sobre ___________ .

4. A esta altura, a necessidade da maior casualidade possível na escolha dos sujeitos para os períodos de prática já deve ser bastante familiar para ti e não será mais repetida a cada dia, embora venha a ser incluída como um lembrete ocasionalmente. Não te esqueças, no entanto, de que a seleção aleatória de sujeitos para todos os períodos de prática continua a ser essencial do início ao fim. A ausência de ordem a este respeito tornará, finalmente, significativo para ti o reconhecimento da ausência de ordem nos milagres.

5. Sem considerar as aplicações da ideia de hoje "de acordo com a necessidade", pede-se pelo menos três períodos de prática, diminuindo a duração do tempo envolvido se necessário. Não tentes mais do que quatro.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 19

Hoje, vamos, de novo, dedicar algum tempo para explorar mais uma das lições do Curso. Desta vez, nossa atenção vai se voltar para o que chamamos de lei de ação e reação, ou princípio de causa e efeito. 

"Não estou sozinho ao experimentar os efeitos de meus pensamentos."

Já no início, a lição aponta que:


A ideia para hoje é, obviamente, a razão pela qual tua visão não afeta só a ti.

Isto se refere, com certeza, ao que praticamos ontem, conforme vimos, pois, uma vez que são nossos pensamentos que determinam as experiências que vamos viver, é claro que, se nosso olhar - nossa visão - afeta o que vemos, nossos pensamentos também o fazem. É deles que nasce o que vemos.

Indo adiante na lição:

Observarás que às vezes ideias relacionadas ao modo de pensar antecedem aquelas relacionadas à percepção, enquanto que outras vezes a ordem está invertida. A razão é que a ordem não importa. Pensar e seus resultados são, de fato, simultâneos, pois causa e efeito nunca estão separados.

Isto quer dizer que aquilo que pensas acontece instantaneamente?

Sim, e não! 

Sim, porque potencialmente qualquer pensamento que tenhamos desencadeia as condições necessárias para que aquilo que escolhemos experimentar se apresente a nossa experiência tão logo estejamos prontos para ele.

E não, porque, em função de acreditarmos que existe a necessidade de um intervalo de tempo para que as coisas que pensamos aconteçam, a experiência que escolhemos viver fica, por assim dizer, "suspensa" em nossa consciências até o momento que escolhemos para ela se apresentar. No entanto, quando tomamos a decisão, mesmo que inconscientes disso, a experiência que escolhemos viver fica à espera das condições necessárias para que a vivamos, e nós a vivemos simultaneamente com a decisão, embora pareça haver um intervalo de tempo entre o momento em que a escolhemos e o momento em que ela se apresentou.

Isso parece muito louco, não é mesmo?

Pensemos, porém, por um instante no que aprendemos do modo de pensar do mundo. Há um momento em que nascemos. Em seguida nos desenvolvemos e passamos pelas fases de bebês, crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens adultos, adultos, para chegar à velhice e à morte, por fim.

Isso leva um tempo, não?

Pois bem, esse tempo, na verdade, não existe - a não ser em nossa mente. Somos - cada um de nós -, em essência, sempre o mesmo, em qualquer instante de nossa vida. O que muda - e apenas aparentemente - é a forma, o corpo, que não dura para a eternidade. Ou que só dura pelo tempo que quisermos viver a experiência dos sentidos.


Não estou sozinho ao experimentar os efeitos de meus pensamentos.

É por isso que todos os que habitam nosso mundo passam pelas mesmas experiência que passamos no tempo. Elas podem não ser exatamente iguais as nossas na forma, mas em essência são. Isto é, em geral, não significam coisa alguma, como os pensamentos que temos.

O milagre, que é natural, é involuntário, altera a ordem temporal e depende da convicção. O milagre rearranja a percepção e coloca todos os níveis em sua verdadeira perspectiva. O milagre faz diminuir a necessidade do tempo, estabelecendo um intervalo de tempo fora do padrão a que estamos acostumados no mundo. Ele é intemporal e é o único instrumento a nossa disposição imediata para controlar o tempo.

Não acreditam?

Basta experimentar pôr em prática, de verdade, o que cada lição nos desafia a fazer a cada dia para que experimentemos a verdade eterna que as palavras do Curso oferecem.

A lição continua:


Hoje estamos enfatizando mais uma vez o fato de que as mentes são unidas. Raramente esta é uma ideia totalmente bem recebida a princípio, uma vez que ela parece trazer consigo um enorme senso de responsabilidade e pode até ser considerada uma "invasão de privacidade". Porém, é um fato que não existe nenhum pensamento privado. Apesar de tua resistência inicial a esta ideia, tu ainda compreenderás que ela tem de ser verdadeira se a salvação for possível de alguma forma. E a salvação tem de ser possível porque é a Vontade de Deus.

Parece-me que fica bastante claro, a partir da ideia de hoje, que "as mentes são unidas". Não lhes parece?

No entanto, não basta que isto esteja claro apenas do ponto de vista do intelecto. Isto é, não é suficiente que tenhamos entendido a ideia apenas intelectualmente. Isso não facilita a mudança, que precisamos fazer em nosso modo de pensar e de olhar para o mundo [vide comentário a esta lição em 19/01/2012].

O fato de as mentes serem unidas tem de ser experimentado na vida que levamos, deixando de lado aquilo que chamamos de "privado". Porque acreditar que temos algo a esconder de alguém sinaliza que ainda estamos com medo de encarar o que somos. Ainda estamos nos julgando melhores ou piores do que uns e outros. Ainda estamos vivendo a partir da crença na separação. Reforçando esta crença. Resistindo à salvação, sem acreditar no que a ideia nos diz a respeito de nós mesmos.

Perguntemo-nos honestamente: "quero me salvar"? O que verdadeiramente significa salvação?

Salvação significa abandonar por completo o julgamento do mundo e de tudo o que há nele. Jean-Yves Leloup diz em um de seus livros que "a pessoa que se conhece evitará a todo custo qualquer julgamento a respeito dos outros".

É, pois, para chegar ao autoconhecimento que praticamos. Não é? 

Às práticas, pois!

2 comentários:

  1. As lições do Curso em Milagres incentiva-nos a procurar o significado mais profundo que está por trás das palavras.Desde o início dos exercícios, somos levados a perceber que a grande meta é dar condições ,para cada um de nós,de entrar em contato com a totalidade do Ser. E, o caminho é pela prática, pela comprovação de nossas próprias experiências.O primeiro ponto importante é aceitar que não estamos separados de Deus, da fonte de potencialidades infinita que tudo cria. Sendo assim, cada individualidade há de estar relacionada a essa origem, bem como entre todas as outras formas de existências. Compreender que não somos unidades isoladas, leva-nos a aceitar a lição de hoje: nossas relações com todas as formas de vida , quer em pensamentos ou atitudes,são íntimas e repercutem desfavoravelmente se agirmos de forma separada. Pelo fato de sentirmos separados, estamos limitados e incapacitados de "sentirmos parte do Todo" e a nossa responsabilidade com todos.
    À medida que vamos praticando, buscando descobrir as correspondências em nossas vidas, uma percepção mais profunda sobre a unidade essencial, de tudo e de todos, começa a manifestar-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Cida.

      O que o Curso quer nos mostrar o tempo todo é de que forma podemos abandonar a crença na separação, devolvendo-nos a divindade que nunca perdemos e que nunca se perdeu de nós.

      É só o ensinamento do mundo - e do ego - que percebe a separação e multiplica os mecanismos que nos levam, ou querem nos levar, a competir uns com os outros, com noções como a de privacidade.

      Na verdade, não existem pensamentos privados e, por mais absurdo que possa parecer, tudo o que cada um de nós pensa já foi pensado por alguém antes, ou está sendo pensado por outro alguém ou ainda será pensado por outrem.

      Assim, para aproveitar um dos conceitos mais caros do Curso - o de que não é preciso fazer nada -, basta que silenciemos as vozes que trazemos no interior de nós e aprendamos a cultivar, no silêncio, a Voz por Deus em nós mesmos, seguindo apenas a orientação do divino para que a vida se realize em nós de forma plena.

      Obrigado por estar conosco e comentar.

      Excluir