quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

É preciso mudarmos o modo de olhar para o mundo


LIÇÃO 14

Deus não criou um mundo sem significado*.

1. A ideia para hoje é, evidentemente, a razão pela qual é impossível um mundo sem significado. Aquilo que Deus não criou não existe. E tudo o que existe existe tal qual Ele o criou. O mundo que vês não tem nada a ver com a realidade. Ele é de tua própria autoria e não existe.

2. Os exercícios para hoje devem ser praticados de olhos fechados do início ao fim. O período de exame mental deve ser curto, um minuto no máximo. Não faças mais do que três períodos de prática com a ideia de hoje, a menos que os aches agradáveis. Se achares, será porque compreendes realmente para que servem.

3. A ideia para hoje é outro passo no aprendizado de abandonar os pensamentos que escreves no mundo e ver a Palavra de Deus em lugar deles. Os passos iniciais nesta troca, que pode verdadeiramente ser chamada de salvação, podem ser bem difíceis e até bem dolorosos. Alguns deles te conduzirão diretamente ao medo. Não serás abandonado aí. Irás muito além disso. Nosso rumo é em direção à segurança e à paz perfeitas.

4. De olhos fechados, pensa em todos os horrores do mundo, que passam por tua mente. Cita cada um à medida que te ocorre e, em seguida, nega sua realidade. Deus não o criou e, portanto, ele não é real. Dize, por exemplo:

Deus não criou aquela guerra e, portanto, ela não é real.
Deus não criou aquele acidente aéreo e, portanto, ele não é real.
Deus não criou aquela calamidade [especifica] e, portanto, ela não é real.

5. Os sujeitos adequados para a aplicação da ideia de hoje também podem incluir qualquer coisa que tenhas medo que te aconteça ou a qualquer pessoa com quem estejas preocupado. Em cada caso, cita a "desventura" de forma bem específica. Não uses termos genéricos. Por exemplo, não digas "Deus não criou a doença", mas "Deus não criou o câncer", ou ataques cardíacos, ou o que quer que desperte medo em ti.

6. Isto para que olhas é teu repertório pessoal de horrores. Estas coisas são parte do mundo que tu vês. Algumas delas são ilusões compartilhadas e outras são partes de teu inferno pessoal. Não importa. Aquilo que Deus não criou só pode estar em tua própria mente separado da d'Ele. Por isso, não tem nenhum significado. Em reconhecimento deste fato, conclui os períodos de prática repetindo a ideia de hoje:

Deus não criou um mundo sem significado.

7. A ideia para hoje pode, obviamente, ser aplicada a qualquer coisa que te perturbe durante o dia, à parte dos períodos de prática. Sê muito específico ao aplicá-la. Dize:

Deus não criou um mundo sem significado. Ele
não criou [especifica a situação que está te
perturbando] e, portanto, isto não é real.

______________________
*NOTA DA TRADUÇÃO: Continua a valer a observação feita para as lições 11 e 12.


*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 14

Hoje, vamos explorar mais uma vez a lição de número 14, cuja ideia central é a seguinte:

"Deus não criou um mundo sem significado."

E é claro que todos somos capazes de entender que a ideia a que vamos dedicar nossa atenção hoje é complementar à ideia praticada ontem, não é mesmo?

Como a lição diz, logo no início:

A ideia para hoje é, evidentemente, a razão pela qual é impossível um mundo sem significado. Aquilo que Deus não criou não existe. E tudo o que existe existe tal qual Ele o criou. O mundo que vês não tem nada a ver com a realidade. Ele é de tua própria autoria e não existe.

Pronto! Eis aí a explicação para todas as ilusões de que pensamos precisar para viver. Nós as inventamos todas. Da mesma forma que inventamos e construímos o mundo a partir de nossos pensamentos sem significado.

Entretanto, praticar isto e reconhecer que o mundo é uma forma de auto-engano - um engano de que pensamos ser vítimas -, é abrir as portas para a tomada de decisão de assumir a responsabilidade por nós mesmos, por nossas vidas, pela nossa salvação e pela salvação do mundo. É abrir-nos para a necessidade de que mudemos nosso modo de olhar para o mundo, e para tudo o que há nele.

A lição continua:

A ideia para hoje é outro passo no aprendizado de abandonar os pensamentos que escreves no mundo e ver a Palavra de Deus em lugar deles. Os passos iniciais nesta troca, que pode verdadeiramente ser chamada de salvação, podem ser bem difíceis e até bem dolorosos. Alguns deles te conduzirão diretamente ao medo. Não serás abandonado aí. Irás muito além disso. Nosso rumo é em direção à segurança e à paz perfeitas.

Deus não criou um mundo sem significado.

Deus não criou aquela guerra e, portanto, ela não é real.

Deus não criou aquele atentado, que vitimou os cartunistas na França. Deus não criou o atentado perpretado pela menina-bomba na Nigéria, nem criou a violência policial contra as pessoas que se manifestam aqui, ou em outro lugar qualquer do mundo, em favor de mudanças. Tudo isso, portanto, não é real. 

Da mesma forma, Deus não criou a doença terminal, o câncer, a Aids ou qualquer outra condição que roube a vida do ser humano. Deus não criou a depressão, ou a síndrome do pânico, ou fez com que um de nós, ou muitos de nós, padecêssemos por nos sentirmos privados das condições necessárias à manutenção da vida, à sobrevivência. Isso tudo também, por conseguinte, não é real.

Podemos até imaginar uma lista maior do que a que nos sugere a lição para descrever o que ela chama de "teu repertório pessoal de horrores", mas, no fundo, no fundo, sabemos que nenhum deles faz parte da criação de Deus. Sabemos que Deus não criou um mundo sem significado. Nós, sim.

Mesmo aqueles que, muitas vezes, falam em nome de Deus para justificar atos que não sejam de amor, sabem, no fundo, que estão se enganando e aumentando assim o repertório das ilusões que, na verdade, não existem. Pois não existe nada que não tenha sido criado por Deus. E tudo o que Deus cria é eterno.

Podemos voltar à primeira lição e perguntar a nós mesmos, como o fez Tara Singh, em seu comentário nos dois últimos anos: será que algum de nós pode dizer palavras que sejam verdadeiras hoje? Daqui a dez anos? Daqui a cem anos?

Todavia, independentemente do que qualquer um de nós faça hoje, daqui a dez anos, daqui a cem anos, ou daqui a um tempo que não sejamos capazes de medir, as palavras de verdade eterna que o Curso oferece vão continuar a dizer:

"Deus não criou um mundo sem significado."

É isto que precisamos praticar. É isto que precisamos aplicar em nossas vidas a partir de agora. 

Às práticas? 

5 comentários:

  1. Esse é o terceiro ano consecutivo que estou fazendo com dedicação o Curso em Milagres.Comprei o livro em 1997, larguei de ler. Retomei em 1999, logo parei de acompanhar. Seus princípios exigiam de mim algo que não alcançava. Mas, a todo momento lia um capítulo do texto. O livro ficava rodeando-me. Fui percebendo que o primeiro modo de pensar a ser quebrado era a maneira linear de concluir sobre os fatos. O Curso leva-nos a pensar ciclicamente, vai repetindo e aprofundando idéias, sempre em volta do mesmo ponto, onde em síntese é "estamos unidos a Deus". Realmente, Deus não criou um mundo sem significado.Somos a extensão de Deus.
    O Curso vai dizendo as mesmas coisas com enfoques diferentes. pois não somos capazes de entender logo na primeira vez. Aos poucos, vamos trazendo o pensamento do Espírito Santo na compreensão do propósito do Curso e integrando partes nossas que acreditamos estarem separadas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, continuo a seguir as lições e os (essenciais) comentários que gentilmente fazes. " Deus não criou um mundo sem significado " esta foi a frase, o diamante, o rubi, a safira, a esmeralda, a alquimia, que iluminou todas as minhas angústias e "procuras" . Só um deus louco criaria o horror, a doença, os atentados, a alienação, o radicalismo, o..., o..., o... Obrigado Moisés .

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nina, Cida, David,
    olá a todos e todas que acompanham as postagens, quer comentem quer não,

    Desejo-lhes a todos e todas um ótimo e maravilhoso 2015 e espero em Deus que as lições e comentários possam ser instrumentos para dar-lhes a alegria que é a Vontade de Deus para todos e cada um de nós.

    Como eu disse numa das últimas postagens do ano, naquilo a que chamei de "Mensagem de Natal e Ano Novo", este é um canal que está permanentemente aberto para as manifestações de quem quer que queira sugerir alguma coisa, perguntar alguma coisa, compartilhar alguma coisa, seja em relação ao Curso, seja em relação à vida e ao sentido que ele pode ter, a partir do momento em que nos entregamos às práticas, a partir do momento em que tomamos a decisão de Ser simplesmente o que somos, sem medo de não agradar, sem medo de não sermos bons o suficiente, felizes por estarmos aqui cumprindo o papel que nos cabe neste mundo, seja ele qual for.

    Oxalá, ao longo do ano, ou dos anos, possamos todos compartilhar a compreensão de que o mundo sem significado não tem absolutamente nada a ver com Deus, nem com aquilo que somos na verdade, n'Ele, com Ele.

    Tomara possamos reconhecer a unidade de que fazemos parte e acolher a tudo e a todos num abraço amoroso, o mesmo abraço que Deus reserva para cada um de nós e para todos como para o Um que somos com Ele.

    Obrigado a todos vocês simplesmente por estarem aqui.

    ResponderExcluir
  4. Moisés, estes comentários que faz a cada lição, mostra, esclarece e me incentiva a continuar nesta "jornada" de desconstrução e reformulação. Minhas escolha de participar deste curso é uma decisão reafirmada todos os dias no prazer de faze-la, quando leio os comentários e "entendo" a lição. Tenho sempre o ímpeto de querer divulgar ao MUNDO como as práticas diárias são importantes ao estudante do UCEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, querida, que bom ler você aqui.

      Ótimo que você esteja decidida a reafirmar sua escolha de praticar todos os dias.

      Não, você não precisa divulgar ao mundo, nem a ninguém, a importância das práticas diárias. Basta sua decisão para que o mundo perceba esta importância. Lembre-se de que o mundo é apenas um espelho, uma projeção daquilo que cada um de nós traz interiormente.

      Como o Curso ensina, e como também ensina o dr. Hew Len, no ho'oponopono, e os grandes sábios de todos os tempos, "não há nada fora". Por isso não precisamos fazer nenhum movimento para conscientizar ninguém. Só precisamos nos voltar para nós mesmos, para dentro de nós mesmos e vamos encontrar, com certeza, a paz e a alegria perfeitas e completas, que são a Vontade de Deus para nós.

      Enquanto ainda olharmos para o mundo e a vê-lo fora, com alguma necessidade de modificação, estaremos no auto-engano, sob a orientação do ego e sob o efeito da crença na separação.

      Obrigado por comentar.

      Beijos.

      Excluir