LIÇÃO 61
Eu sou a luz do mundo.
1. Quem é a luz do mundo senão o Filho de Deus? Esta, então, é simplesmente uma declaração da verdade acerca de ti mesmo. É o contrário de uma declaração de orgulho, de arrogância ou de auto-engano. Ela não descreve teu próprio autoconceito. Ela não está relacionada a nenhuma das características com as quais dotas teus ídolos. Ela se aplica a ti tal como foste criado por Deus. Ela simplesmente declara a verdade.
2. Para o ego, a ideia de hoje é o epítome da auto-exaltação. Mas o ego não compreende a humildade e a confunde com auto-humilhação. A humildade consiste em aceitar teu papel na salvação e em não assumires nenhum outro. Não é humildade teimar que não podes ser a luz do mundo se esta é a função que Deus estabeleceu para ti. É só a arrogância que pode afirmar que esta função não pode ser para ti, e a arrogância é sempre do ego.
3. A humildade verdadeira pede que aceites a ideia de hoje porque é a Voz de Deus que te diz que ela é verdadeira. Este é um passo inicial na aceitação de tua função verdadeira na terra. É um passo gigantesco para assumires teu lugar legítimo na salvação. É uma afirmação indiscutível de teu direito a ser salvo, e um reconhecimento do poder que te é dado para salvar outros.
4. Vais querer pensar a respeito desta ideia tantas vezes quanto possível hoje. Ela é a resposta perfeita a todas as ilusões e, por isso, a toda tentação. Ela traz à verdade todas as imagens que fazes de ti mesmo e te ajuda a ir em paz, aliviado e seguro de teu objetivo.
5. Deve-se empreender tantos períodos de prática quantos possíveis hoje, embora cada um deles não precise exceder um ou dois minutos. Deves começá-los dizendo a ti mesmo:
Eu sou a luz do mundo. Esta é minha única função.
É por esta razão que estou aqui.
Pensa, em seguida, nestas declarações por um breve momento, de preferência de olhos fechados se a situação permitir. Deixa que alguns pensamentos afins venham a ti e repete a ideia, se tua mente se desviar do pensamento central.
6. Certifica-te tanto de começar quanto de terminar o dia com um período de prática. Deste modo, despertarás com um reconhecimento da verdade acerca de ti mesmo, tu a reforçarás ao longo do dia, e voltarás a dormir enquanto reafirmas tua função e teu único objetivo aqui. Estes dois períodos de prática podem ser mais longos do que os outros, se os achares proveitosos e quiseres estendê-los.
7. A ideia de hoje vai muito além das perspectivas mesquinhas do ego a respeito do que és e de qual é teu propósito. Na condição de um portador da salvação, isto é obviamente necessário. Este é o primeiro de vários passos gigantescos que daremos nas próximas semanas. Tenta começar a construir um alicerce firme para estes avanços. Tu és a luz do mundo. Deus construiu sobre ti Seu plano para a salvação de Seu Filho.
*
COMENTÁRIO:
Explorando a LIÇÃO 61
Eu começo, tu começas, começamos todos e todas nós, uma nova etapa nas práticas a partir de hoje.
Comecemos juntos todos e todas nós mais uma vez!
Deixa-me ver de que forma é melhor e mais fácil nos aproximarmos da verdade eterna que a lição de hoje contém. Melhor, talvez, seja explorarmos juntos as possibilidades, os desafios e os milagres que a aplicação da ideia de hoje oferece. Podemos?
Vejamos então:
Quem é a luz do mundo senão o Filho de Deus? Esta, então, é simplesmente uma declaração da verdade acerca de ti mesmo. É o contrário de uma declaração de orgulho, de arrogância ou de auto-engano. Ela não descreve teu próprio autoconceito. Ela não está relacionada a nenhuma das características com as quais dotas teus ídolos. Ela se aplica a ti tal como foste criado por Deus. Ela simplesmente declara a verdade.
Já passaste, passamos, assim como eu mesmo passei, pela primeira etapa que ensina a descartar alguns dos ensinamentos equivocados do mundo para abrir espaço para a Verdade que o Curso quer saibas a teu respeito. Eis aí o que ele diz. Eis aí o que és, na verdade: a luz do mundo, o Filho de Deus.
E o Filho de Deus não pode ser arrogante, orgulhoso. Ele também não se deixa enganar pelo que lhe diz o ego, que busca fazer com que ele se acredite separado de Deus Pai e separado de seus irmãos todos.
No entanto, este não é exatamente o conceito que fazes de ti não é mesmo? Pelo menos não a maior parte do tempo. Será que em algum momento pensas em ti como sendo a luz do mundo?
Não? Por que será? Não será porque:
Para o ego, a ideia de hoje é o epítome da auto-exaltação?
Entretanto
... o ego não compreende a humildade e a confunde com auto-humilhação.
Não é ao ego que deves dar ouvidos. Lembras-te de que praticamos ontem mesmo que é possível ouvir a Voz de Deus durante todo o dia? E essa Voz que vai te ensinar o que é a verdadeira humildade. Assim:
A humildade [verdadeira] consiste em aceitar teu papel na salvação e em não assumires nenhum outro.
Mais: ouvir a Voz por Deus vai permitir que compreendas que:
Não é humildade teimar que não podes ser a luz do mundo se esta é a função que Deus estabeleceu para ti. É só a arrogância que pode afirmar que esta função não pode ser para ti, e a arrogância é sempre do ego.
Sim, sim, a arrogância verdadeira é te fingires impotente. É te colocares em uma posição que, aparentemente, te torna incapaz de reconhecer o poder que Deus te dá para que sejas a salvação do mundo, para que sejas a luz do mundo. A verdadeira humildade está naquilo que a lição diz em seguida:
A humildade verdadeira pede que aceites a ideia de hoje porque é a Voz de Deus que te diz que ela é verdadeira. Este é um passo inicial na aceitação de tua função verdadeira na terra. É um passo gigantesco para assumires teu lugar legítimo na salvação. É uma afirmação indiscutível de teu direito a ser salvo, e um reconhecimento do poder que te é dado para salvar outros.
Abre-te, portanto, hoje mais uma vez para ouvir a Voz por Deus, que te oferece a Verdade a teu respeito a partir das palavras que a lição te traz. E, depois de ouvires a Voz pela leitura das orientações que ensinam a melhor maneira de praticar, fica atento para o que a lição diz antes de concluíres as práticas.
A ideia de hoje vai muito além das perspectivas mesquinhas do ego a respeito do que és e de qual é teu propósito. Na condição de um portador da salvação, isto é obviamente necessário. Este é o primeiro de vários passos gigantescos que daremos nas próximas semanas. Tenta começar a construir um alicerce firme para estes avanços. Tu és a luz do mundo. Deus construiu sobre ti Seu plano para a salvação de Seu Filho.
É a aplicação desta ideia e de tudo o que está relacionado à Verdade eterna que ela te oferece a teus dias e a tua vida que vão fazer toda a diferença em tuas escolhas, que vão te levar a decidir de uma vez por todas a ver de modo diferente. E, principalmente, a te veres de modo diferente. A partir da luz que vais descobrir em ti mesmo. Pois por mais que te enganes e penses que o ego quer o teu bem é só a luz em ti que pode te levar à decisão de ver. Todas as decisões que tomas sob a orientação do ego não te levam a lugar nenhum.
Às práticas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário