quarta-feira, 24 de junho de 2015

Só o compromentimento pode nos trazer resultados


LIÇÃO 175

Deus é só Amor e, por isto, eu também.

1. (159) Dou os milagres que recebo.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

2. (160) Estou em casa. O medo é o estranho aqui.
Deus é só Amor e, por isto, eu também.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 175

"Deus é só Amor e, por isto, eu também."

Hoje, vamos revisar, mais uma vez, dois dos pensamentos das vinte lições recentes com o intuito de nos aproximarmos cada vez mais da nova fase da compreensão que está logo adiante, a nossa espera, na segunda parte do Livro de Exercícios. São eles: Dou os milagres que recebo.Estou em casa. O medo é estranho aqui. Envolvemos a ambos na ideia: Deus é só Amor e, por isto, eu também.

Da mesma forma que em anos anteriores, antes de chegarmos às práticas efetivamente, vou convidá-los a explorar a lição de hoje, tendo em mente dois pontos do último capítulo do livro texto, que têm muito a ver com as ideias que revisamos e que dizem o seguinte:

Não penses que por acaso se encontra a felicidade seguindo uma estrada que se afaste dela. Isto não faz nenhum sentido e não pode ser o caminho. Para ti, que pareces achar este curso difícil demais para aprender, deixa-me repetir que para atingires uma meta tens de ir na sua direção [dela], não na direção contrária. E toda estrada que conduz a outra direção não beneficiará o objetivo a ser alcançado. Se isto é difícil de entender, então é impossível compreender este curso. Mas apenas neste caso. Pois, caso contrário, ele é apenas um ensinamento básico do óbvio [T-31.IV.7].

Trago aos teus olhos cansados a visão de um mundo diferente; tão novo, luminoso e fresco, que tu te esquecerás da dor e do sofrimento que viste antes. No entanto, essa é uma visão que deves compartilhar com todos que vires, pois do contrário não a verás. Dar essa dádiva é o modo de torná-la tua [T-31.VIII.8:4-6]. 

Uma última observação a respeito da necessidade do compromisso com os exercícios e da razão pela qual o Curso nos oferece as lições para as práticas, valendo-me das palavras de Bhagwan Shree Rajneesh: "Um compromisso é um ponto sem retorno... tudo o que é lindo na vida vem através de um compromisso." Ou ainda, "o comprometimento [nos] leva ao próprio centro das coisas". 

Isto é, como tenho dito ao longo do tempo às pessoas todas que participam dos grupos de estudos e também neste espaço, é só o comprometimento que pode nos dar resultados. Ou, usando outras palavras, é crucial que tomemos a decisão de alinhar nossa vontade à Vontade de Deus, ou não vamos entender que elas são a mesma. E não vamos ser capazes de viver a Vontade d'Ele, de alegria e paz completas e perfeitas, para todos e para cada uma de nós. 

Que dificuldade há em deixar tudo a cargo do Espírito Santo para só colher a paz e a alegria completas e perfeitas dia após dia? Só alguém muito estúpido pode achar que oferecer resistência a seu mais profundo desejo vai realizá-lo. O sonho da felicidade sem fim tem de ser o ponto de partida da jornada. Qualquer sonho que tenhamos, só pode ser realizado se nos provemos de todos os instrumentos de que precisamos para a sua realização. Um desses instrumentos é manter o sonho vivo, alimentá-lo dia e noite, sem dar ouvidos a qualquer coisa ou pessoa no mundo que o queira matar. 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário