terça-feira, 28 de abril de 2015

Só posso desfrutar da Presença, se A convidar a vir


LIÇÃO 118

Para revisão pela manhã e à noite:

1. (105) A paz e a alegria de Deus são minhas.

Hoje, aceitarei a paz e a alegria de Deus, em uma troca feliz
por todos os substitutos que invento para a felicidade e para a paz.

2. (106) Que eu me aquiete e escute a verdade.

Que minha voz insignificante se cale e me permita ouvir a Voz poderosa
pela Própria Verdade me assegurar que sou o Filho perfeito de Deus.

3. Para a hora:
A paz e a alegria de Deus são minhas.

Para a meia hora:
Que eu me aquiete e escute a verdade.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 118

Podemos até inverter a ordem das ideias que revisamos hoje e o resultado não será diferente da verdade que buscamos aprender a respeito do que somos em Deus, com Ele.

Assim: Que eu me aquiete e escute a verdade. O que vou ouvir não será nada diferente de: A paz e a alegria de Deus são minhas. Porque tudo o que eu quero para mim é também aquilo que Deus quer, é aquilo que Ele me permite ter. 

Entretanto, Ele me permite ter o que eu quiser, em qualquer circunstância, mesmo quando, equivocado por me acreditar separado d'Ele, desejo algo diferente da paz, da alegria, do amor e da felicidade que Deus quer para mim, o resultado pode ser dor, sofrimento, depressão, doença, medo, morte, que são escolhas minhas que me fazer acreditar na separação. São escolhas que faço ao julgar imperfeita a criação, ou qualquer parte dela. Aí, mergulhei na ilusão de uma separação que não existe.

É por isso também que é sempre valioso praticar a lembrança de que Deus vai comigo aonde eu for, mas apenas se eu O convidar a ir ou vir comigo. Se eu O excluir de minha consciência, Ele não vai estar lá? Vai, porque Ele sempre vai comigo aonde eu for, mas, ao exclui-Lo, não vou poder desfrutar de Sua Presença, nem da alegria, da paz, do amor e da felicidade que são a Vontade d'Ele para mim.

É esta a razão pela qual é fundamental que eu me cale, que eu me aquiete, para deixar espaço para a Presença de Deus se instalar em mim, para eu poder escutar a verdade, que me dá a paz e a alegria de Deus. 

Às práticas?

ADENDO:

Recado aos colegas do grupo de estudos das terças-feiras

Esta noite, no momento em que vocês se encontram para ler alguma parte do texto do Curso, ou para refletir, conforme conversamos, a respeito da lição de hoje, valendo-se do comentário feito para ela, estou com vocês. Não em presença física, mas em espírito. Porque minha mente e meu coração estão com vocês. 

Apesar de estar me distanciando do local onde os encontros acontecem, estou com vocês. Porque não há distância para o amor. E porque estou certo de que o divino em cada um de vocês - o amor -  vai guiar os encontros durante o período em que meu corpo não estiver compartilhando do mesmo espaço que vocês. 

Tenho muita fé em cada um de vocês porque os vejo todas as terças, ou quase todas, ocupados, atentos à Voz do Espírito, a quem empresto minha voz. Sei que no fundo de seus corações a energia amorosa que o Curso oferece é a energia que se sobressai, mesmo quando há alguma discordância. Porque todos nós sabemos que aquilo de que não gostamos no outro é apenas alguma coisa que não queremos reconhecer e aceitar em nós mesmos.

Como todos já sabemos, basta uma das ideias que o Curso oferece, reconhecida como verdadeira, aceita e posta em prática para a salvação acontecer.

E as ideias da revisão de hoje são particularmente poderosas para permitir que aconteçam, em nós mesmos e - por consequência - no mundo, todas as mudanças que queremos ver acontecer. Claro que depende sempre e em primeiro lugar de nossa decisão.

Por isso lhes pergunto, para finalizar este recado: Que mais posso querer, se "a paz e a alegria de Deus são minhas"? E se ainda não acredito, de fato, nisto, o que posso fazer a não ser me aquietar e escutar a verdade?

Bom encontro. Paz e bem! 

Até a próxima terça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário