sexta-feira, 16 de maio de 2014

A consciência da unidade é o começo da salvação


LIÇÃO 136

A doença é uma defesa contra a verdade.

1. Ninguém pode curar a menos que compreenda a que propósito a doença parece servir. Pois, então, ele compreende também que o propósito dela não faz nenhum sentido. Por não ter motivo e não ter uma intenção significativa de qualquer tipo, ela não pode absolutamente existir. Quando se percebe isto, a cura é instantânea. Ela afasta este ilusão sem sentido com a mesma atitude que as leva todas à verdade e as deixa simplesmente aí para desaparecerem.

2. A doença não é um acidente. Como todas as defesas, ela é um instrumento para o auto-engano. E, como todas as restantes, seu objetivo é esconder a verdade, atacá-la, transformá-la, torná-la absurda, deturpá-la, distorcê-la ou reduzi-la a uma quantidade insignificante de peças desagregadas. A meta de todas as defesas é impedir a verdade de ser íntegra. Veem-se as partes como se cada uma fosse íntegra em si mesma.

3. As defesas não são involuntárias, nem se fazem sem consciência. Elas são varas de condão, mágicas e discretas que brandes quando a verdade parece ameaçar aquilo em que queres acreditar. Elas parecem ser inconscientes apenas em razão da rapidez com que escolhes usá-las. Naquele segundo, menos até, em que se faz a escolha, reconheces exatamente o que queres tentar fazer e, então passas a pensar que já está feito.

4. Quem, a não ser tu mesmo, avalias uma ameaça, decide que é necessário uma saída e fixa uma série de defesas para reduzir a ameaça que é considerada como real? Não se pode fazer tudo isto de forma inconsciente. Mais tarde, porém, teu plano exige que tenhas de esquecer que o fizeste, para que ele pareça estar fora de teu próprio objetivo; um acontecimento fora da compreensão de teu estado de espírito, um resultado com efeito real sobre ti, em lugar de um que tu mesmo causaste.

5. É este rápido esquecimento do papel que desempenhas na construção de tua "realidade" que faz as defesas parecerem estar fora de teu próprio controle. Mas é possível lembrar o que esqueces, com decidida disposição para reconsiderar a decisão que está protegida duplamente pel esquecimento. Tu não te lembrares é apenas o sinal de que esta decisão ainda está em vigor, no que se refere a teus desejos. Não confundas isto com fato. As defesas têm de tornar os fatos irreconhecíveis. Elas têm por objetivo fazer isto, e é isto que fazem.

6. Toda defesa apanha fragmentos do todo, reúne-os sem levar em conta todas as suas relações verdadeiras e, desta forma, constrói ilusões de um todo que não existe. É este processo que impõe ameaça e não qualquer resultado que provenha dele. Quando partes são arrancadas do todo e vistas como separadas e íntegras em si mesmas, elas se tornam símbolos que representam ataque ao todo; bem-sucedidas, de fato, mas para nunca mais serem vistas como íntegras. E, no entanto, esqueces que elas apenas representam tua própria decisão do que deveria ser real para tomar o lugar do que é real.

7. A doença é uma decisão. Ela não é uma coisa bem indesejável que te acontece, que te torna fraco e te traz sofrimento. É uma escolha que fazes, um plano que preparas, quando por um instante a verdade surge em tua mente iludida, e todo o teu mundo parece tremer e se preparar para ruir. Agora estás doente, a fim de que a verdade possa se afastar e não ameace mais as tuas bases.

8. Como pensas que a doença pode ser bem-sucedida em te proteger da verdade? Em razão de ela provar que o corpo não está separado de ti e, assim, tu tens de estar separado da verdade. Tu sentes dor porque o corpo sofre e nesta dor tu te tornas um com ele. Deste modo, preserva-se tua "verdadeira" identidade e se cala e se acalma a ideia estranha e dolorosa de que poderias ser algo mais do que este pequeno monte de pó. Vê, pois, que este pó pode te fazer sofrer, torcer teus membros e parar teu coração, ordenando-te que morras e deixes de existir.

9. Desta forma, o corpo é mais forte do que a verdade, que pede que vivas, mas não pode derrotar tua escolha de morrer. E, por isto, o corpo é mais poderoso do que a vida eterna, o Céu mais frágil do que o inferno e o plano de Deus para a salvação de Seu Filho é contrariado por uma decisão mais forte do que a Vontade d'Ele. Seu Filho é pó, o Pai incompleto e o caos se senta em triunfo no trono de Deus.

10. Este é teu plano para tua própria defesa. E acreditas que o Céu se inclina diante de ataques tão loucos quanto estes, Deus tornado cego por tuas ilusões, a verdade transformada em mentiras e todo o universo feito escravo de leis que tuas defesas querem impor a ele. Porém, quem acredita em ilusões a não ser aquele que as inventou? Quem mais pode vê-las e reagir a elas como se fossem a verdade?

11. Deus não conhece teus planos para mudar a Vontade d'Ele. O universo continua sem perceber as leis pelas quais pensas governá-lo. E o Céu não se curva ao inferno, nem a vida à morte  Tu só podes escolher pensar que morres, ou sofres de doenças ou deturpar a verdade de alguma foram. Aquilo que foi criado está distante de tudo isto. As defesas são planos para derrotar aquilo que não se pode atacar. Aquilo que é inalterável não pode mudar. E aquilo que é totalmente inocente não pode pecar.

12. Esta é a simples verdade. Ela não apela para o poder nem para o triunfo. Ela não ordena obediência, nem busca provar quão lamentáveis e inúteis são tuas tentativas de planejar defesas que querem modificá-la. A verdade quer simplesmente te dar felicidade, pois este é o propósito dela. Talvez ela lamente um pouco com suspiros quando jogas fora suas dádivas e, não obstante, ela sabe, com perfeita segurança, que aquilo que Deus quer para ti tem de ser recebido.

13. É este fato que demonstra que o tempo é uma ilusão. Pois o tempo te permite pensar que aquilo que Deus te dá não é a verdade agora mesmo, como ela tem de ser. Os Pensamentos de Deus estão bem distantes do tempo. Pois o tempo é apenas outra defesa inútil que fizeste contra a verdade. Contudo, o que Ele quer está aqui, e tu continuas a ser como Ele te criou.

14. A verdade tem um poder muito superior ao das defesas, pois nenhuma ilusão pode permanecer no lugar em que se permite que a verdade penetre. E ela vem a qualquer mente que queria baixar suas armas e parar de brincar com a loucura. Pode-se achá-la a qualquer momento; hoje, se estiveres disposto a escolher praticar dar boas vindas à verdade.

15. Este é nosso objetivo hoje. E dedicaremos um quarto de hora, duas vezes, para pedir que a verdade venha a nós e nos liberte. E a verdade virá, pois ela nunca está distante de nós. Elas espera simplesmente por este convite que oferecemos hoje. Nós o apresentamos com uma prece de cura, para nos ajudar a nos elevarmos acima da defensividade e permitirmos que a verdade seja como ela sempre é:

A doença é uma defesa contra a verdade. Aceitarei a verdade do
que sou e permitirei que minha mente seja totalmente curada hoje.

16. A cura brilhará de um lado a outro de tua mente aberta hoje, à medida que a paz e a verdade surgem para tomar o lugar da guerra e das fantasias inúteis. Não haverá nenhum canto escuro que a doença possa esconder e manter defendido da luz da verdade. Não haverá nenhuma imagem turva de teus sonhos, nem perseguições sombrias e sem significado com propósitos dúbios buscados de forma insana que permaneça em tua mente.

17. Agora o corpo está curado, porque a fonte da doença se abre para o alívio. E tu reconhecerás que praticaste bem por isto: o corpo não deve absolutamente sentir. Se fores bem-sucedido, não haverá nenhuma sensação de passar mal ou bem, de dor ou prazer. Não há absolutamente nenhuma reação na mente àquilo que o corpo faz. Sua utilidade permanece e nada mais.

18. Talvez não te dês conta de que isto elimina os limites que tinhas colocado sobre o corpo pelos propósitos que lhe davas. Quando estes são deixados de lado, a força que o corpo tem será sempre suficiente para atender a todos os propósitos verdadeiros. A saúde do corpo está plenamente garantida, porque ele não está limitado pelo tempo, pelo clima ou pela fadiga, pelo alimento e pela bebida, ou por quaisquer leis que o fizeste obedecer anteriormente. Tu não precisas fazer nada agora para deixá-lo bem, pois a doença vem a ser impossível.

19. Mas esta proteção precisa ser preservada por atenção cuidadosa. Se permitires que tua mente abrigue pensamentos de ataque, autorize julgamentos ou faça planos contra as incertezas por virem, tu mais uma vez te colocas no lugar errado e inventas uma identidade corpórea que atacará o corpo, pois a mente está doente.

20. Dá-lhe remédio imediato, se isto acontecer, não permitido que tua defensividade te fira mais. Não te confundas a respeito do que tem de ser curado, mas dize a ti mesmo:

Eu me esqueci do que realmente sou, pois me confundi
com meu corpo. A doença é uma defesa contra a verdade.
Mas eu não sou um corpo. E minha mente não pode atacar.
Por isto, não posso ficar doente.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 136

"A doença é uma defesa contra a verdade."

Olhemos para o que nos diz a lição de hoje a partir de um ponto específico do texto, juntando a ele todas as lições por que passamos até agora.

Pode não ser bem claro que quando ficamos doentes, ou quando alguém a nossa volta fica doente, estamos, nós e esse alguém, buscando uma forma de fugir à verdade. Isto é, negamo-nos a reconhecer que escolhemos um caminho que nos afasta da alegria e reforçamos a crença na separação.

O ponto do texto a que quero me referir diz o seguinte: 

Queres a liberdade do corpo ou a da mente? Pois não podes ter a ambas. Qual delas valorizas? Qual é tua meta? Pois vês a um deles como meio; o outro, fim. E um deve servir ao outro e levar a seu predomínio, aumentando sua importância pela diminuição de sua própria importância.

Isto significa dizer que se escolhemos a liberdade do corpo, temos forçosamente de pôr a mente a serviço do corpo. Isto é, a mente tem de ser o meio de prover a liberdade do corpo. Deve servi-lo e reduzir sua importância a ponto de só o corpo vir a contar.

Então, o corpo pode ficar à vontade para se tornar adorado, cultuado, para receber tudo aquilo de que ele "aparentemente" precisa para continuar a ser o patrão da mente. As doenças, os sofrimentos, as deformações, o envelhecimento e tudo o que "aparentemente" faz parte da liberdade que escolhemos para o corpo têm de ser garantidas pela submissão da mente aos desejos do corpo. Afinal, ao nos identificarmos com o corpo, aceitamos a ideia de que somos apenas corpos.

No entanto, o texto continua, para nos alertar para o equívoco a que estão sujeitos aqueles que escolhem a liberdade do corpo. 

Assim:

Quando se escolhe a liberdade do corpo, a mente passa a ser usado como meio, um meio cujo valor está em sua capacidade de inventar formas de alcançar a liberdade do corpo. Porém, a liberdade do corpo não tem nenhum sentido, e, por isso, a mente se dedica a servir a ilusões. Esta é uma situação tão contraditória e tão impossível que qualquer um que a escolha não faz nenhuma ideia daquilo que tem valor. 

É disso, então, que trata a lição que praticamos hoje. Ela traz consigo a verdade, que pode nos fazer ver qual é escolha que estamos fazendo. E oferece também o milagre. Oferece a oportunidade de escolhermos de novo, caso nossa escolha seja equivocada e não tenha sentido.

Ela mostra de forma clara aquilo que o mundo quer que acreditemos acerca de nós mesmos, para reforçar a ilusão de que não podemos nada, de que não passamos mesmo de um monte de pó, e de que tudo o que podemos fazer é nos conformarmos com a impotência, deixando que a mente se sujeite aos desígnios, desejos e vontades do corpo. 

A ideia para as práticas de hoje vai nos mostrar os verdadeiros interesses do ego por trás da ideia da doença, uma defesa criada por ele, o falso eu, em busca de sua própria proteção.

De certo modo, a ideia que praticamos hoje é complementar à praticada ontem, e, do mesmo modo que ela, resume todo o ensinamento do Curso, oferecendo-nos, mais uma vez, a oportunidade do aprendizado de tudo aquilo que precisamos saber para ficarmos livres de toda e qualquer doença de uma vez por todas. Para nos libertarmos para sempre de qualquer ilusão.

É claro que há muito trabalho a se fazer até que nos libertemos de todas as crenças que o mundo nos ensinou, ensina e vai continuar a ensinar. Daí Jesus ter dito que pobres e doentes vão existir sempre. Seu ensinamento, no entanto, apontava para o reconhecimento de nossa condição de filhos de Deus, em unidade com o Pai, quando ele afirmou: "eu e o Pai somos um". Ter consciência disso, e de que também somos um com ele e com o Pai, é o começo da salvação.

Às práticas, pois. 

2 comentários:

  1. É necessário afastar-se do ego e deixar o Espírito Santo orientar o caminho da cura e saúde.Se o corpo é apenas um símbolo, uma forma, então a cura está na mente.É possível avaliarmos o quanto estamos focados no ego .Se estamos identificados com o que é irreal: medos, vinganças, corrupções, roubos, doenças, assassinatos, etc, é o ego que está no comando. Então, é urgente voltarmos para situações inspiradas pelo Espírito Santo: dedicações realmente voluntárias, cooperações generosas, saúde, curas espontâneas, paz, segurança, etc. Focar nossa atenção no bem e na possibilidade de correção. Buscar ouvir a voz do Espírito Santo em cada decisão que temos que tomar e aceitar que só através do Perdão Ele poderá atuar em nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cida.

      Na verdade, muitas vezes, nossas escolhas, ditas inconscientes, são apenas decisões que tomamos e que preferimos não lembrar.

      Por isso é que a lição diz que devemos manter vigilância sobre nossos pensamentos. São eles que nos apresentam as experiências que escolhemos viver. Mesmo quando não somos capazes de, ou não queremos, reconhecer isto.

      Obrigado por continuar conosco e comentar.

      Bom fim de semana.

      Beijos.

      Excluir