terça-feira, 15 de abril de 2014

O amor, ao ser dividido, se expande e se multiplica


LIÇÃO 105

A paz e a alegria de Deus são minhas.

1. A paz e a alegria de Deus são tuas. Hoje nós as aceitaremos, sabendo que elas nos pertencem. E tentaremos compreender que estas dádivas aumentam quando as recebemos. Elas não são como as dádivas que o mundo pode dar, em que o doador perde quando dá e o recebedor fica mais rico com a perda dele. Estas não são dádivas mas barganhas feitas com culpa. A dádiva dada de modo verdadeiro não envolve nenhuma perda. É impossível que alguém possa ganhar porque outro perde. Isto pressupõe um limite e uma insuficiência.

2. Não se dá nenhuma dádiva deste modo. Tais "dádivas" são apenas uma oferta visando a um retorno mais valioso; um empréstimo com juros a serem pagos integralmente; um empréstimo temporário, que visa a ser um compromisso de dívida a ser paga com mais do que foi recebido por aquele que aceitou a dádiva. Esta distorção estranha do que significa dar permeia todos os níveis do mundo que vês. Ela tira todo o significado das dádivas que dás e não te deixa nada naquelas que recebes.

3. Uma das metas mais importantes que este curso estabelece é inverter tua visão a respeito do dar, para que possas receber. Pois dar se tornou uma fonte de medo e, por isto, queres evitar o único meio pelo qual podes receber. Aceita a paz e a alegria de Deus e aprenderás uma nova maneira de olhar para uma dádiva. As dádivas de Deus nunca diminuirão quando forem dadas. Elas só aumentam desta forma.

4. Do mesmo modo que a paz e a alegria do Céu se intensificam quando as aceitas como dádivas de Deus para ti, a alegria de teu Criador também cresce quando aceitas Sua alegria e Sua paz como tuas. O verdadeiro dar é criação. Ele estende o sem limites ao ilimitado, a eternidade à intemporalidade e o amor a si mesmo. Ele acrescenta a tudo o que já é completo, não apenas em termos de adicionar mais, pois isto pressupõe que era menos antes. Ele acrescenta permitindo que aquilo que não se contém realize seu objetivo de dar tudo o que tem, assegurando-o para si mesmo para sempre.

5. Aceita a paz e a alegria de Deus como tuas hoje. Permite que Ele complete a Si Mesmo da forma com que Ele define completude. Compreenderás que aquilo que O completa também tem de completar Seu Filho. Ele não pode dar por meio da perda. Tu também não podes. Recebe Sua dádiva de alegria e de paz hoje e Ele te agradecerá por tua dádiva a Ele.

6. Hoje nosso períodos de prática começarão de um modo um pouco diferente. Começa, hoje, pensando naqueles irmãos a quem negas a paz e a alegria que é direito deles sob as leis uniformes de Deus. Neste ponto, tu as negas para ti mesmo. E deves voltar a este ponto para reivindicá-las como tuas.

7. Pensa em teus "inimigos" por um instante e dize a cada um, à medida que te ocorrerem:

Meu irmão, eu te ofereço paz e alegria,
Para que eu possa receber como minhas a paz e a alegria de Deus.

Deste modo tu te preparas para reconhecer as dádivas de Deus para ti e permites que tua mente fique livre de tudo o que impediria o sucesso hoje. Agora estás pronto para aceitar a dádiva de paz e de alegria que Deus te dá. Agora estás pronto para experimentar a alegria e a paz que negas a ti mesmo. Agora podes dizer: "A paz e a alegria de Deus são minhas", porque dás o que queres receber.

8. Tens de ser bem-sucedido hoje, se preparares tua mente conforme sugerimos. Porque permites que todos os obstáculos à paz e à alegria sejam erguidos, e o que é teu pode finalmente vir para ti. Então, dize a ti mesmo: "A paz e a alegria de Deus são minhas", e fecha os olhos por um instante, e deixa que a Voz d'Ele te assegure que as palavras que dizes são verdadeiras.

9. Passa teus cinco minutos com Ele desta forma hoje cada vez que puderes, mas não penses que menos do que isto seja sem valor, se não puderes Lhe dar mais. Lembra-te ao menos uma vez a cada hora de dizer as palavras que O invocam para te dar aquilo que Ele quer dar e quer que recebas. Decide-te hoje a não atrapalhar aquilo que Ele quer. E, se um irmão parecer te tentar a negar as dádivas de Deus para ele, vê isto apenas como outra chance de permitir a ti mesmo que recebas as dádivas de Deus como tuas. Neste caso, abençoa teu irmão com gratidão e dize:

Meu irmão, eu te ofereço paz e alegria,
Para que eu possa receber como minhas a paz e a alegria de Deus.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 105

"A paz e a alegria de Deus são minhas."

Tudo o que Deus tem é meu. É teu, é nosso e de todos nós, Seus Filhos, criados a Sua imagem e semelhança. É por isso, com certeza, que podemos reconhecer como verdadeira, aceitar, acolher e afirmar a ideia que a lição de hoje nos oferece às práticas.


A paz e a alegria de Deus são minhas.

E já na ideia o desafio. Pois quem de nós ousa se afirmar portador da paz e da alegria de Deus de modo claro, conscientemente? É certo que costumamos dizer: Graças a Deus! Mas, em geral, não temos consciência do que dizemos ao fazer tal afirmação. É uma coisa mais ou menos automática, não é mesmo?

No entanto é isso que vamos aprender a fazer com a lição de hoje: chegar à consciência de que ainda somos como Deus nos criou e que, por isso, podemos dizer, reconhecer, aceitar e acolher de bom grado que a paz e a alegria d'Ele nos pertencem;

Ou como a lição diz:


A paz e a alegria de Deus são tuas. Hoje nós as aceitaremos, sabendo que elas nos pertencem. E tentaremos compreender que estas dádivas aumentam quando as recebemos. Elas não são como as dádivas que o mundo pode dar, em que o doador perde quando dá e o recebedor fica mais rico com a perda dele. Estas não são dádivas mas barganhas feitas com culpa. A dádiva dada de modo verdadeiro não envolve nenhuma perda. É impossível que alguém possa ganhar porque outro perde. Isto pressupõe um limite e uma insuficiência.

Nunca é demais lembrar, ou repetir, a que se refere, de fato, a ideia para as práticas deste dia. Uma ideia que ainda nos parece muito difícil de aceitar, porque ainda não estamos de todo convencidos de que nunca nos separamos de Deus. Porém, para tornar mais fácil a compreensão e a aceitação desta ideia, podemos nos valer de um dos ensinamentos cruciais do Curso: Não há nada fora de ti

A paz e a alegria de Deus são minhas.


Assim, ao aceitarmos a ideia que o Curso oferece para as práticas de hoje, garantimos a posse daquilo que Deus quer para nós: a paz e a alegria completas e perfeitas. E as recebemos. Ao fazê-lo, ao contrário de diminuí-las, como pensamos acontecer neste mundo quando recebemos alguma coisa de alguém, nós as aumentamos. E Deus tem Sua paz e alegria aumentadas por nossa aceitação de Suas dádivas. Em lugar de ficar com menos paz e com menos alegria Ele fica com mais. Cada um de nós também. E o mundo todo fica ainda mais alegre e mais em paz.

E mais:

Não se dá nenhuma dádiva deste modo. Tais "dádivas" são apenas uma oferta visando a um retorno mais valioso; um empréstimo com juros a serem pagos integralmente; um empréstimo temporário, que visa a ser um compromisso de dívida a ser paga com mais do que foi recebido por aquele que aceitou a dádiva. Esta distorção estranha do que significa dar permeia todos os níveis do mundo que vês. Ela tira todo o significado das dádivas que dás e não te deixa nada naquelas que recebes.

Falando, é claro, a respeito do modo como o mundo, a partir do sistema de pensamento do ego, entende "dar". Se, ao darmos alguma coisa, ficamos sem ela, nós, de fato, a perdemos. Mas não é assim que funciona o dar, de acordo com a visão do Espírito Santo, que faz valerem apenas a leis de Deus.

A paz e a alegria de Deus são minhas.

As leis de Deus, que regem a realidade do mundo verdadeiro, o único que existe, de fato, funcionam de forma diferente das leis do ego, que regem este mundo dos sentidos e das formas. O Amor, ao ser dividido, só pode se expandir, cabendo mais Amor a quem O dá e a quem O recebe. É por isto, entre outras coisas, que podemos perceber como faz sentido uma ideia anterior, que praticamos há pouco: Deus, sendo Amor, é também felicidade.

A lição continua:


Uma das metas mais importantes que este curso estabelece é inverter tua visão a respeito do dar, para que possas receber. Pois dar se tornou uma fonte de medo e, por isto, queres evitar o único meio pelo qual podes receber. Aceita a paz e a alegria de Deus e aprenderás uma nova maneira de olhar para uma dádiva. As dádivas de Deus nunca diminuirão quando forem dadas. Elas só aumentam desta forma.

No Amor, com Amor e para o Amor não existe perda. Não existe insuficiência. Não existe falta nem escassez. Diferentemente do que pensa o ego, tudo o que se dá é o que se recebe multiplicado. Dividir o Amor só faz aumentá-lo. Da mesma forma que dar só pode ser a mesma coisa que receber. Daí, quem dá não poder ficar sem, ou perder qualquer coisa. Na verdade, de acordo com o ensinamento, como é possível ver em algum ponto do livro, "só temos verdadeiramente aquilo que damos". E, por consequência, sempre só vai nos faltar aquilo que nos recusamos a dar. 


A paz e a alegria de Deus são minhas.

É para aprender isto que praticamos hoje, pois como a lição diz:


Do mesmo modo que a paz e a alegria do Céu se intensificam quando as aceitas como dádivas de Deus para ti, a alegria de teu Criador também cresce quando aceitas Sua alegria e Sua paz como tuas. O verdadeiro dar é criação. Ele estende o sem limites ao ilimitado, a eternidade à intemporalidade e o amor a si mesmo. Ele acrescenta a tudo o que já é completo, não apenas em termos de adicionar mais, pois isto pressupõe que era menos antes. Ele acrescenta permitindo que aquilo que não se contém realize seu objetivo de dar tudo o que tem, assegurando-o para si mesmo para sempre.

E não precisamos fazer nada, além de reconhecer como verdadeiras as palavras da lição de hoje. Aceitando-as como a melhor forma de manifestar o divino em nós. Dando tudo o que temos, aceitando as dádivas de Deus como nossas, o que é a mais pura verdade.

É ainda a partir do que nos diz a lição que podemos intensificar nossa prática, seguindo a orientação que ela nos dá:


Aceita a paz e a alegria de Deus como tuas hoje. Permite que Ele complete a Si Mesmo da forma com que Ele define completude. Compreenderás que aquilo que O completa também tem de completar Seu Filho. Ele não pode dar por meio da perda. Tu também não podes. Recebe Sua dádiva de alegria e de paz hoje e Ele te agradecerá por tua dádiva a Ele.

Fiquemos atentos ao que a lição ensina, em seguida, a respeito da forma de praticar hoje e, certamente, vamos ver, reconhecer e aceitar o milagre que é resultado da aplicação prática da ideia que o Curso nos oferece para as práticas com a lição de hoje.

Pratiquemos da melhor forma que pudermos e passaremos a viver, todos os dias a contar de hoje, a verdade segundo a qual:


A paz e a alegria de Deus são minhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário