domingo, 9 de fevereiro de 2014

Para reconhecer a Graça como nosso estado natural


LIÇÃO 40

Eu sou abençoado como um Filho de Deus.

1. Hoje começaremos a reivindicar algumas das coisas felizes às quais tens direito por seres o que tu és. Não se pede períodos longos de prática hoje, mas são necessários períodos breves e muito frequentes. Seria muito desejável um a cada dez minutos e insiste-se que experimentes este horário e que sejas fiel a ele sempre que possível. Se esqueceres, tenta novamente. Se houver longas interrupções, tenta novamente. Sempre que lembrares, tenta novamente.

2. Não precisas fechar os olhos para os períodos de exercícios, embora seja provável que aches mais proveitoso se o fizeres. Contudo, pode ser que, durante o dia, te encontres em várias situações nas quais não seria possível fechar os olhos. Não percas um período de prática por causa disso. Tu podes praticar muito bem sob quaisquer circunstâncias, se quiseres de fato.

3. Os exercícios de hoje tomam pouco tempo e não exigem nenhum esforço. Repete a ideia para hoje e, em seguida, acrescenta várias das características que associas a ser um Filho de Deus, aplicando-as a ti mesmo. Um período de prática poderia, por exemplo, consistir no seguinte:

Eu sou abençoado como um Filho de Deus.
Eu sou feliz, sereno, amoroso e contente.

Outro poderia tomar esta forma:

Eu sou abençoado como um Filho de Deus.
Eu sou calmo, tranquilo, seguro e confiante.

Se só dispuseres de um período breve, será suficiente dizeres a ti mesmo simplesmente que és abençoado como um Filho de Deus.

*

COMENTÁRIO:


Explorando a LIÇÃO 40

Wayne Dyer, em um de seus livros diz:

É difícil compreender a força [o poder] que não podemos ver, tocar, escutar, ou cheirar e ainda reconhecer que ela exista. É similar à eletricidade. Você pluga seu instrumento e não pode ver, tocar, cheirar ou escutar algo acontecendo, mas um secador de cabelo [ou outro aparelho elétrico qualquer] funciona quando você aperta o botão.

É assim também com a Graça que recebemos de Deus, ou da energia a que chamamos Deus ou damos qualquer outro nome. O nome não importa. Aliás, é desnecessário. O importante mesmo é que nos vejamos, não com os olhos do corpo, mas com a visão que recebemos do espírito que somos, abençoados. Pois a Graça, como o Curso ensina, é o estado natural do Filho de Deus.

É por e para isso, isto é, para nos vermos preenchidos pela Graça divina, que vamos praticar hoje a ideia:


"Eu sou abençoado como um Filho de Deus."

Reconhecer a verdade eterna nestas palavras pode nos levar mais rapidamente ao encontro do Ser em Deus, de quem nunca nos afastamos, a não ser na ilusão criada pelo ego a partir da crença na separação.

É por isso que a lição de hoje nos diz, para começar:


Hoje começaremos a reivindicar algumas das coisas felizes às quais tens direito por seres o que tu és. Não se pede períodos longos de prática hoje, mas são necessários períodos breves e muito frequentes. Seria muito desejável um a cada dez minutos e insiste-se que experimentes este horário e que sejas fiel a ele sempre que possível. Se esqueceres, tenta novamente. Se houver longas interrupções, tenta novamente. Sempre que lembrares, tenta novamente.

E é preciso que prestemos bastante atenção para a forma diferente de prática a que a lição nos convida. Se, normalmente, nos acostumamos a dois ou três períodos mais longos, entre os quais intercalamos, práticas mais breves, hoje vamos buscar manter o foco na ideia o maior tempo possível. Fazemos isso para não dar espaço às distrações que o mundo nos apresenta a cada instante, para que nos afastemos da verdade a nosso próprio respeito.

É importante ficarmos atentos para a orientação de não parar de tentar, por mais que ao longo do dia sejamos "forçados" a voltar nossa atenção a outros assuntos da rotina diária. Há sempre um jeito de nos voltarmos para o divino interior e reconhecermos:


Eu sou abençoado como um Filho de Deus.

Lembro-me que há alguns anos tive contato por um breve período com um prestador de serviços, uma pessoa simples e tranquila, além de muito alegre no contato, durante o tempo em que fazíamos uma reforma em casa na praia.

Certo dia, acompanhando o serviço que ele fazia, uma ligação do encanamento que devia escoar as águas das chuvas, direcionando-as para a calçada da rua, ouvi-o a repetir, a cada etapa concluída: "Obrigado, Pai". "Obrigado, Senhor". "Deus, meu Pai, meu Pai, obrigado". 

Não sei se ele era praticante de alguma religião, se fazia parte de algum grupo de estudos, ou se se dedicava ao louvor a Deus de algum modo diferente daquele. O fato é que mesmo ocupado, atarefado, embaixo do sol, no tempo, fazendo o serviço que estava acostumado a fazer, ele não esquecia de agradecer e agradecer e, por que não dizer, de se sentir abençoado como um Filho de Deus.

É só isso que precisamos fazer. todos os dias, a todo momento, em qualquer circunstância, em qualquer situação, seja qual for o lugar em que estejamos.

É só isso que a lição nos pede para fazermos hoje, reconhecer que:


Eu sou abençoado como um Filho de Deus.

Às práticas?

2 comentários:

  1. O dia de ontem começou com uma série de e-mails falando dos políticos corruptos.A primeira reação é de raiva e inconformismo. Vê-los de modo diferente, com amorosidade. Foi difícil. Concordo que encontrar a santidade em mim é o único caminho de paz. E, só dentro de mim que ela está. Não adianta procurar fora.
    Por outro lado,eu vivi vários momentos de amorosidade e beleza . Compreendi sobre a importância de sustentar " o sagrado" , a santidade, o tempo todo. Até chegar a revelar e reconhecer essa santidade em mim.Então, lá fora começará a descortinar uma outra realidade.

    ResponderExcluir
  2. Depois de um dia de ontem, confundida pelo ego que me fez acreditar que o que via lá fora era verdade, reconheço hoje o " quanto" de minha culpa reprimida veio para a superfície, através de imagens ilusórias, políticos internos projetados aqui fora. Atenção para ataques de inconformismos, raivas, como sinal de alerta: o ego em ação. Hoje, vou perdoar-me por todas essas projeções , desligar-me desse realidade falsa e viver as bênçãos que estão reservadas para mim.

    ResponderExcluir