segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Abrir espaço para permitir a ação do Espírito Santo


LIÇÕES 361 A 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isso Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas são as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Explorando as Lições 361 a 365 (V)


Como fizemos há dois dias, na terceira repetição desta prática, vamos voltar nossa atenção para os pontos em nossa vida em que estamos buscando exercer nosso controle egoico sobre mundo, seja querendo que uma pessoa se comporte deste ou daquele modo, seja esperando que algo saia desta ou daquela forma ou que uma situação se resolva da forma que queremos, sem deixar espaço para que o Espírito Santo, o divino em nós, aja. Buscando influenciá-lo a nosso favor, sem nem ao menos saber o que pode ser melhor para nós e para todos os que estão envolvidos na questão que se apresenta.

É só decidindo, de fato, abrir mão do controle, do comando que podemos dizer como a lição nos orienta:

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

Mais ainda é só quando nos decidimos verdadeiramente a entregar o controle ao divino em nós que podemos de verdade experimentar o instante santo, ou muitos instantes santos em nossos dias, a partir de nossas práticas. Porque, abrindo mão do controle podemos confiar no que nos diz a lição:

E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isso Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas são as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

E, assim, chegando, uma vez mais ao final da jornada deste ano. Podemos, então, ir direto ao


EPÍLOGO

1. Este curso é um começo, não um fim. Teu Amigo vai contigo. Tu não estás sozinho. Ninguém que O chame pode chamar em vão. Fica certo de que Ele tem uma resposta para qualquer coisa que te perturbe e de que a dará a ti alegremente, se simplesmente te voltares para Ele e a pedires. Ele não negará todas as respostas de que precisas para qualquer coisa que pareça te perturbar. Ele conhece o jeito de resolver todos os problemas. A certeza d'Ele á tua. Tu só tens de pedi-la a Ele e ela te será dada.

2. É tão certo que chegarás em casa quanto o percurso estabelecido para o sol antes dele nascer, depois de ele se pôr e nas horas intermediárias de meia-luz. De fato, teu caminho é ainda mais certo. Pois não é possível mudar o destino daqueles que Deus chama para Si. Por isso, obedece a tua vontade e segue Aquele a Quem aceitaste como tua voz, para falar daquilo que tu queres realmente e daquilo de que precisas verdadeiramente. A Voz por Deus é d'Ele e tua também. E, assim, Ele fala de liberdade e de verdade.

3. Não há mais nenhuma lição específica estabelecida, pois não há mais necessidade delas. Ouve, de agora em diante, apenas a Voz por Deus e por teu Ser, quando deixas o mundo para buscar a realidade em lugar dele. Ele orientará teus esforços, dizendo-te exatamente o que fazer, como comandar tua mente e quando vir a Ele em silêncio e pedir Sua orientação segura e Sua Palavra infalível. A Palavra que Deus te dá é d'Ele. É d'Ele a Palavra que escolheste para ser tua própria palavra.

4. E agora eu te coloco nas mãos d'Ele, para que sejas Seu seguidor fiel, com Ele como Guia entre todas as dificuldades e toda dor que possas imaginar verdadeira. Ele também não te dará prazeres fugazes, pois Ele só dá o eterno e o bem. Permite que Ele te prepare melhor. Ele conquista tua confiança falando contigo diariamente acerca de teu Pai e de teu irmão e de teu Ser. Ele continuará. Agora tu caminhas com Ele, tão certo quanto Ele do lugar aonde vais, tão certo quanto Ele acerca do modo com que deves continuar, tão confiante quanto Ele acerca da meta e de tua chegada a salvo no final.

5. O fim é certo e o meio também. Dizemos "Amém" a isso. Deus te dirá exatamente o que Ele quer cada vez que houver uma escolha a ser feita. E Ele falará por Deus por teu Ser, assegurando assim que o inferno não te reclamará e que cada escolha que fizeres traga o Céu para mais perto de teu alcance. E então caminhamos com Ele de agora em diante e nos voltamos para Ele em busca de orientação e de paz e de indicação segura. A alegria se faz presente em nosso caminho. Pois vamos em direção de casa para uma porta aberta que Deus mantém sem fechar para nos acolher.

6. Confiamos nossos caminhos a Ele e dizemos "Amém". Continuaremos em Seu caminho em paz e confiaremos todas as coisas a Ele. Esperamos Suas respostas com confiança, uma vez que pedimos Sua Vontade em tudo o que fazemos. Ele ama o Filho de Deus como nós queremos amá-Lo. E Ele nos ensina a forma de vê-Lo com Seus olhos e amá-Lo do mesmo modo que Ele ama. Tu não vais andar sozinho. Os anjos de Deus estão perto de ti e à disposição em todos os lugares. O amor d'Ele te envolve, e fica certo de uma coisa: de que eu nunca te deixarei sem consolo.


*

QUE A BELEZA E A ALEGRIA  DA MÚSICA E DA DANÇA UNIVERSAL DO AMOR 
E DA GRAÇA DE DEUS ESTEJAM COM VOCÊS NESTE DIA 
E EM TODOS OS DIAS DE 2019, O ANO NOVO, 
QUE VAI COMEÇAR DAQUI A POUCO. ESPERO QUE NOS ENCONTREMOS TODOS NOVAMENTE AO LONGO DE TODOS OS DIAS E DE TODAS AS PRÁTICAS QUE SE INICIAM LOGO MAIS.

PAZ E BEM!

UMA MENSAGEM FINAL:

Caras, caros,

Não posso encerrar as práticas deste ano sem lhes falar por uns breves instantes acerca do ano que passou e que traz consigo, salvo equívoco nas previsões e mudança nos ares que respiramos hoje no Brasil, a promessa do início de um novo tempo em que todas as conquistas sociais obtidas por um grande número de brasileiros nos últimos anos estão ameaçadas por um novo governo que planeja um retrocesso tão grande no tempo, que já se diz que estamos de volta à Idade Média, o que quer isso signifique.

É claro que sei que as experiências por que passamos neste mundo de ilusões não são nada além de ilusões. No entanto, é bem claro também, pelo que nos diz o ensinamento, que essas experiências que escolhemos viver, individual e coletivamente, compartilhando um lugar no mundo, devem ser feitas para nos levar a viver "um sonho feliz", e dividi-lo com todos os que caminham conosco.

O único problema, segundo o Curso, que precisamos resolver é aquele que nos é dado pela "crença na separação". E é esta crença que nos pode fazer ver um país dividido entre os que têm e os que não têm; entre os que podem e os que não podem; entre os corruptos e os não-corruptos; entre os que dizem de forma mentirosa lutar contra a corrupção e os que não se deixam corromper; e todas as divisões que pudermos imaginar na ilusão de país que queremos construir para nós, para nossos filhos, netos e para as gerações vindouras.

É também no ensinamento do Curso que podemos encontrar o caminho para não nos deixarmos desanimar pelo estado de coisas que se apresentam, ou que se vão apresentar a partir do ano que vai se iniciar. Há que questionar tudo, todos, todas as crenças que temos, as que nos são apresentadas. O tempo inteiro. Não podemos nos acomodar em nenhuma certeza. Não há certezas para quem acredita viver neste mundo de ilusão, em que o tempo faz parte das mentiras que contamos para nós mesmos.

No ano que ora começa, vamos precisar de todas as forças e de toda a disposição para não embarcarmos ainda mais nos sentimentos de ódio, de revolta, de preconceito, de desamor e de discriminação, preconizados pela pessoa que se elegeu ao cargo de presidente. As práticas diárias do encontro com o divino, espero, hão de ser o oásis no deserto que os governantes que assumem estão tentando transformar a vida da maioria dos brasileiros.

Atenção, pois, é o que lhes peço que tenham. Que tenhamos. Examinemos dia a dia  com cuidado nossos corações e mentes para verificar, passo a passo, se o que estamos oferecendo ao mundo e às pessoas com quem convivemos é o melhor de nós, se é aquilo que vem do divino em nós, ou se o que oferecemos é causa de mais separação. Isso é que é, como indica o título da postagem, abrir caminho para permitir a ação do Espírito Santo em nós.

Um ótimo ano a todas e todos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário