sábado, 4 de janeiro de 2014

Confias mais nas palavras do Curso ou nas tuas?


LIÇÃO 4

Estes pensamentos não significam nada. São como
as coisas que vejo neste quarto [nesta rua,
desta janela, neste lugar].

1. Diferentemente dos anteriores, estes exercícios não começam com a ideia para o dia. Nestes períodos de prática, começa por observar os pensamentos que cruzam tua mente por cerca de um minuto. Em seguida aplica a ideia a eles. Se já estiveres ciente de pensamentos infelizes, usa-os como sujeitos para a ideia. Entretanto, não escolhas apenas os pensamentos que pensas serem "maus". Descobrirás, se te treinares a olhar para teus pensamentos, que eles representam uma mistura tal que, de certa forma, nenhum deles pode ser chamado "bom" ou "mau". É por esta razão que eles não significam nada.

2. Ao escolheres os sujeitos para a aplicação da ideia de hoje, pede-se a habitual especificidade. Não tenhas medo de usar tanto pensamentos "bons" quanto "maus". Nenhum deles representa teus pensamentos verdadeiros, que estão sendo cobertos por eles. Os "bons" são apenas sombras do que está além, e sombras tornam a visão difícil. Os "maus" são bloqueios à visão e tornam impossível ver. Tu não queres nem um, nem outro.

3. Este é um exercício muito importante e será repetido de vez em quando de forma um pouco diferente. O objetivo aqui é o de te treinar para os primeiros passos na direção da meta de separar o que não tem significado daquilo que é significativo. É uma primeira tentativa no propósito de longo alcance do aprendizado de perceberes o sem significado como fora de ti e o significativo dentro. É também o início do treinamento de tua mente para reconhecer o que é o mesmo e o que é diferente.

4. Ao usares teus pensamentos para a aplicação da ideia para hoje, identifica cada pensamento pela imagem ou pelo acontecimento central que ele contém, por exemplo:

Este pensamento sobre __________ não significa nada.
É como as coisas que vejo neste quarto [nesta
rua, e assim por diante].

5. Podes também utilizar a ideia para um pensamento particular que reconheças como prejudicial. Esta prática é útil, mas não é um substituto para os procedimentos mais aleatórios a serem seguidos para os exercícios. Contudo, não examines tua mente por mais do que um minuto aproximadamente. Tu ainda és inexperiente demais para evitar a tendência de te tornares inutilmente preocupado.

6. Além disso, uma vez que estes exercícios são os primeiros deste tipo, podes achar particularmente difícil a suspensão do julgamento em relação aos pensamentos. Não repitas estes exercícios mais do que três ou quatro vezes durante o dia. Voltaremos a eles mais tarde.

*

COMENTÁRIO:

E, então, o que me dizem de explorar mais uma vez estas primeiras lições a partir dos textos de Tara Singh? Como lhes disse no ano passado, relutei um pouco antes de me decidir postá-los por pensar que vocês pudessem achá-los muito longos para um comentário. Espero que não. De qualquer modo, vamos a mais um deles hoje, pois não?


Explorando a LIÇÃO 4

Estes pensamentos não significam nada. São como 
as coisas que vejo neste quarto [nesta rua,
desta janela, neste lugar].

Quero compartilhar algo contigo - algo muito profundo. Mas me pergunto se o receberás. Se não tiveres "ouvidos para ouvir", a única coisa que ouvirás é tua própria opinião. O que anseio por compartilhar está além da opinião, até mesmo além do pensamento. É algo que se pode comunicar pelo pensamento, mas que não pode ser recebido pelo pensamento.

O que significa receber? Receber é aproveitar a energia da verdade no mesmo instante em que ela é compartilhada, e trazê-la imediatamente à aplicação para o resto de nossas vidas. Mas nós acreditamos em aprender. Aprender significa adiar. "Vou aprender agora e aplicarei mais tarde. "É assim que nós criamos o tempo.


Estes pensamento não significam nada.

Uma afirmação surpreendente, não? O que é pensamento? Pergunta a ti mesmo. Nós o usamos por toda a nossa vida. Existe qualquer coisa que teu pensamento pode dizer que signifique alguma coisa? Precisamos perceber nossa irresponsabilidade, a forma com que usamos as palavras e as tornamos sem significado.

O pensamento é uma reação - favorável ou desfavorável, positivo ou negativo. Ou ele gosta, ou não gosta de uma pessoa, de um lugar ou atividade. Ele está preso a escolhas. O que o pensamento sabe além de declaração e defensiva?

Antes de nos tornarmos reativos ou confusos, por que não sermos honestos e reconhecer que nada do que nosso pensamento diz significa muito. São só palavras, não?

Agora que compartilhei, recebeste a verdade disto?

É possível para nós descobrir diretamente que pensamento é reação e que vida é ação? A própria descoberta disto é uma ação, pois a ação remove o pensamento e percebe o falso como falso. A ação pode dizer: Estes pensamentos não significam nada.

Aplicar Um Curso em Milagres exige integridade e convicção. Nós raramente exigimos isto de nós mesmos. Mudar é muito difícil para nós. De fato, mudar é a coisa mais difícil na vida. Se, numa geração, uma pessoa muda, essa geração é uma geração afortunada. Parece que não temos a gana necessária pela verdade; não queremos, de fato, mudar. Nós queremos fazer coisas; queremos nos melhorar. Por que nos falta a paixão para aplicar o que o Curso sugere?


Começa por observar os pensamentos que cruzam tua mente por cerca de um minuto.

Quantos pensamentos te ocorreram? Dezenas, certo? Não há um só instante em que fiques livres deles. Mas o minuto em que os observas pode revelar o padrão de tua vida porque aquele minuto é o que tua vida é.

O que acontece quando começas a prestar atenção a teus pensamentos? Descobres que o pensamento te leva para longe de ti mesmo, ele te liga ao exterior, ele sempre se refere a alguma coisa. A consciência, por outro lado, te traz para mais perto de ti mesmo e te mostra como pensas. A ação da consciência é muito mais forte do que a ação do pensamento, pois a consciência é uma luz a que não se pode enganar. A consciência percebe o falso como falso.

A consciência não "faz" nada. Ela simplesmente diz: "Olha, o que estás fazendo é falso." Podes reconhecer o falso como falso, sem fazer nada a respeito? Se puderes, a ação está em curso. Perceber o falso como falso te liberta dele. Tu não fazes mais parte dele. Entretanto, apenas repetir estas palavras e pensar que as aprendeste não é ser livre.

Se nos enganamos com o "aprendizado", no final, a força do Curso está perdida para nós.

O pensamento promove a atividade; a ação da consciência desfaz a atividade. A consciência descobre que somente a Vontade de Deus não é falsa. Perceber realmente a falsidade da vida pessoal te traz à inocência. Quando a inocência diz: "Eu não sei", na verdade, está dizendo: "O pensamento não sabe". A partir dessa liberdade, nasce uma nova expressão.

A observação de teu próprio pensamento desperta o discernimento. Então, o "conhece-te a ti mesmo" vem a ser.


Descobrirás, se te treinares a olhar para teus pensamentos, 
que eles representam uma mistura tal que, de certa forma, 
nenhum deles pode ser chamado "bom" ou "mau". É por 
esta razão que eles não significam nada.

Agora podes questionar a autoridade que dás ao pensamento. Ele te governa; ele explora e manipula toda a tua vida. Agora sabes qual é o problema. E tua observação do problema te torna sério.

A lição continua para dizer que esses nem ao menos são teus pensamentos verdadeiros.


Não tenhas medo de usar tanto pensamentos "bons" 
quanto "maus". Nenhum deles representa teus 
pensamentos verdadeiros, que estão sendo cobertos por eles.

Os pensamentos que passam por tua mente pertencem à personalidade. Os pensamentos da personalidade não significam nada. Uma vez que percebas isto, eles ficam fora do caminho

Tu não tens de fazer nada acerca dos pensamentos verdadeiros; eles já estão presentes. Os pensamentos verdadeiros são aqueles que pensas com Deus. Eles vêm do espírito.

Aprender, compreender e saber vêm do pensamento da personalidade. Eles não significam coisa alguma. A clareza dentro de ti que remove o pensamento é real.

Tu virás a conhecer teus pensamentos verdadeiros se deres a ti mesmo a dádiva do silêncio. Tu dás um passo na direção de recebê-los ficando atento. Quando estás atento, os pensamentos que não significam nada começam a desaparecer. E, automaticamente, tu te tornas receptivo a teus pensamentos verdadeiros.

Tudo o que tens de fazer é chegar ao silêncio e observar a glória e a santidade de sua ação impessoal. O silêncio de apresenta à eternidade, que é sempre pura, sempre imaculada.

Que bênção teres nascido no tempo de Um Curso em Milagres, ter em tuas mãos a chave do Céu. Agora, confiarás mais nas palavras do Curso do que nas tuas?

Um comentário:

  1. É um novo recomeçar.Não há dúvidas que tenho que ler tudo de novo e praticar...praticar.Mas tenho certeza que já terei um novo modo de olhar, estou um pouco mais acordada.Muito da culpa inconsciente foi revelada ao longo desse ano e, assim, o perdão foi o foco do meu trabalho. O Curso é um "recurso" para vivermos num mundo mais real, só que é para ser praticado por toda a vida. Vamos acordando do pesadelo aos poucos. Encontrei nele muitas propostas novas de práticas e sei que o ego as distorceu. Por outro lado, tive a companhia do Espírito Santo guiando muito das minhas vivências. Como diz o livro, esse é o começo do fim. O começo rumo a liberdade após tanto tempo prisioneiros de nossas limitações, sonhos, escuridão e julgamentos. Que o Espírito Santo acompanhe-nos nesse ano de Um Curso em Milagres.

    ResponderExcluir