sábado, 21 de maio de 2016

Despertar para a alegria, a beleza e o amor interiores


LIÇÃO 142

Minha mente contém só o que penso com Deus.

(123) Agradeço a meu Pai por Suas dádivas para mim.

(124) Que eu me lembre de que sou um com Deus.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 142

"Minha mente contém só o que penso com Deus."

Agradeço a meu Pai por Suas dádivas para mim.

Que eu me lembre de que sou um com Deus.

Revisamos hoje, mais uma vez, duas ideias de vital importância para se chegar ao aprendizado de abandonar os ensinamentos do ego e os do mundo. Ambas podem servir para nos levar a entender que, na verdade, aquilo que pensamos ser não existe. É apenas uma falsa imagem de nós mesmos que nós mesmos sob a orientação do ego, "o grande impostor", no dizer do Curso, construímos. O que somos é parte da Unidade com Deus. Vive em Deus e com Ele, mesmo quando nos percebemos e acreditamos separados e distantes, de nós mesmos, uns dos outros e de Deus.

As práticas, se feitas de acordo com as orientações do texto introdutório a esta nova revisão, devem - e, com certeza, vão - nos levar a dar os primeiros passos na direção do despertar, auxiliando-nos a perceber o quanto nossa identificação [o apego ao] com o falso eu [o ego do Curso], com o corpo e com a mente nos atrapalha e impede de andar na direção do reconhecimento, da aceitação e do cumprimento da Vontade de Deus para nós.

Repetindo o que Eckhart Tolle diz em seu livro O Poder do Agora

Estamos tão identificados [com a mente] que nem percebemos que somos seus escravos. É quase como se algo nos dominasse sem termos consciência disso e passássemos a viver como se fôssemos a entidade dominadora. A liberdade começa quando percebemos que não somos a entidade dominadora, o pensador. Saber disso nos permite observar a entidade. No momento em que começamos a observar o pensador, ativamos um nível mais alto da consciência. Começamos a perceber, então, que existe uma vasta área de inteligência além do pensamento, e que este é apenas um aspecto diminuto da inteligência. Percebemos também que as coisas realmente importantes como a beleza, o amor, a criatividade, a alegria e a paz interior surgem de um ponto além da mente. É quando começamos a acordar.

É para este nível e para este despertar que as práticas das ideias da revisão de hoje, e as práticas em geral com todas as ideias do Curso, podem nos remeter. 

Às práticas?

Um comentário:

  1. Período de revisão sempre leva-me a deter em algumas lições que me pareceram estranhas, precisam de maior compreensão. Sobre essa necessidade de rever, gosto muito do que escreveu Bert Hellinger;CAMINHOS

    "Quando seguimos numa certa direção, surgem caminhos.
    Progredimos neles à medida em que deixamos para trás aquela parte do caminho que já trilhamos.
    Contudo, o caminho trilhado permanece. Podemos retornar a ele — para buscar algo esquecido, para olhar melhor algo que não observamos bem, para visitar alguém que deixamos para trás ou, ainda, para buscar alguém e levá-lo conosco."
    O perdão é algo que estou sempre retomando, sei racionalmente o que ele significa, mas frente a casos muito monstruosos, percebo a dificuldade de perdoar. Mesmo sabendo que aquilo é uma ilusão, não faz parte do reino de Deus, há um retrocesso vejo-me julgando. A riqueza de seguir o Curso em Milagres é o progresso constante que ocorre sobre a maneira de ver as coisas, menos ilusões e mais contato com a verdade. Baseando-me nesse texto de Bert Hellinger, fui lá trás, peguei a Cida daquela época, e fui trazendo para os dias de hoje. Olhei com atenção, lembrei-me de muitas coisas esquecidas sobre minha vida e, com isso,conscientizei-me de todas as mudanças já ocorridas.

    ResponderExcluir