segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Senhor, Convida-nos Para Dançar


LIÇÕES 361 A 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isso Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas são as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Pronto, agora vamos repetir, pela última vez, a ideia que encerra nossa jornada de práticas neste ano. Isso, como eu disse também em anos anteriores, deve significar que estamos prontos para recomeçar, não é mesmo? Estaremos? Acho que avançamos muito neste ano, depois do que praticamos. Vocês não acham?

Quero ainda, uma vez mais, lhes agradecer sincera e enormemente pela companhia, pelo estímulo, pelo incentivo e por todas as palavras generosas, de carinho e de compreensão ao longo deste e de todos os anos anteriores, desde que começamos as práticas. 

Agradeço de novo também pela atenção e pelo amor que recebi de todos e todas que se manifestaram em comentários neste espaço. E também pela atenção, cuidado e interesse de todos aqueles e todas aquelas que, mesmo não se manifestando, emprestaram seu tempo para entrar no blogue e passear pelas lições, ideias e comentários. Além, é claro, daqueles(as) que compartilharam a lições em seus blogues pessoais ou com links para este espaço.

Tomara que o trabalho que fizemos juntos durante este ano todo tenha servido de alento e trazido incentivo para todos. Espero também que as práticas tenham servido para trazer alívio, conforto, compreensão e respostas aos que precisavam disso. E, principalmente, que elas tenham servido para que todos nós fizéssemos novas perguntas. E que tenham ainda servido para despertar nosso interesse - o de todos - em abrir-nos à vida, às pessoas, ao mundo, à beleza, à novidade, dando-nos o desejo de aprender com tudo e com todos. Por isso, vamos encerrar com uma oração/poema de Madeleine Delbrêl, que, no mínimo, nos convida ao inusitado. A oração/poema tem o título: Senhor, Convida-nos Para Dançar. Prontos? Aí vai:

Muitos santos sentiram vontade de dançar,
tão contentes estavam de viver.
Santa Teresa de Ávila com suas castanholas,
São João da Cruz com o menino Jesus nos braços,
e São Francisco de Assis diante do Papa.
Se estivéssemos contentes Contigo, Senhor,
não conseguiríamos resistir
a essa vontade de dançar...

Penso que, às vezes, estejas farto disto:
de pessoas que falam de servir-Te, com ares de comandantes,
de conhecer-Te, com ares de professores,
de Te atingirem, com regras de esporte,
de Te amarem, como se ama um casal de velhos.
Um dia em que sentias vontade de outra coisa,
inventaste São Francisco
e fizeste dele Teu jogral;

Senhor, vem convidar-nos,
estamos prontos a dançar em nossa caminhada,
dançar esta contas, este jantar a preparar,
esta vigília em que teremos sono...
Dançar, por teu amor à dança do trabalho, 
e a do calor, e depois, a do frio.
Se certas árias são em tom menor,
nós não diremos que são tristes,
se outras nos deixam um pouco sem fôlego,
não diremos que são de arrasar.
E se um ou outro nos esbarra, não faremos caso,
sabendo que é assim quando se dança.

Dá-nos viver nossa vida,
não como um jogo de xadrez, onde tudo é calculado,
não como uma competição onde tudo é difícil,
não como um teorema que nos quebra a cabeça,
mas como uma festa sem fim,
onde nosso encontro se renova,
como um baile,
uma dança,
entre os braços da Tua graça,
na música universal do Teu amor.


*

E então? Terminada a dança, antes de voltarmos ao salão, em alguns momentos, é hora do:

EPÍLOGO

1. Este curso é um começo, não um fim. Teu Amigo vai contigo. Tu não estás sozinho. Ninguém que O chame pode chamar em vão. Fica certo de que Ele tem uma resposta para qualquer coisa que te perturbe e de que a dará a ti alegremente, se simplesmente te voltares para Ele e a pedires. Ele não negará todas as respostas de que precisas para qualquer coisa que pareça te perturbar. Ele conhece o jeito de resolver todos os problemas. A certeza d'Ele á tua. Tu só tens de pedi-la a Ele e ela te será dada.

2. É tão certo que chegarás em casa quanto o percurso estabelecido para o sol antes dele nascer, depois de ele se pôr e nas horas intermediárias de meia-luz. De fato, teu caminho é ainda mais certo. Pois não é possível mudar o destino daqueles que Deus chama para Si. Por isso, obedece a tua vontade e segue Aquele a Quem aceitaste como tua voz, para falar daquilo que tu queres realmente e daquilo de que precisas verdadeiramente. A Voz por Deus é d'Ele e tua também. E, assim, Ele fala de liberdade e de verdade.

3. Não há mais nenhuma lição específica estabelecida, pois não há mais necessidade delas. Ouve, de agora em diante, apenas a Voz por Deus e por teu Ser, quando deixas o mundo para buscar a realidade em lugar dele. Ele orientará teus esforços, dizendo-te exatamente o que fazer, como comandar tua mente e quando vir a Ele em silêncio e pedir Sua orientação segura e Sua Palavra infalível. A Palavra que Deus te dá é d'Ele. É d'Ele a Palavra que escolheste para ser tua própria palavra.

4. E agora eu te coloco nas mãos d'Ele, para que sejas Seu seguidor fiel, com Ele como Guia entre todas as dificuldades e toda dor que possas imaginar verdadeira. Ele também não te dará prazeres fugazes, pois Ele só dá o eterno e o bem. Permite que Ele te prepare melhor. Ele conquista tua confiança falando contigo diariamente acerca de teu Pai e de teu irmão e de teu Ser. Ele continuará. Agora tu caminhas com Ele, tão certo quanto Ele do lugar aonde vais, tão certo quanto Ele acerca do modo com que deves continuar, tão confiante quanto Ele acerca da meta e de tua chegada a salvo no final.

5. O fim é certo e o meio também. Dizemos "Amém" a isso. Deus te dirá exatamente o que Ele quer cada vez que houver uma escolha a ser feita. E Ele falará por Deus por teu Ser, assegurando assim que o inferno não te reclamará e que cada escolha que fizeres traga o Céu para mais perto de teu alcance. E então caminhamos com Ele de agora em diante e nos voltamos para Ele em busca de orientação e de paz e de indicação segura. A alegria se faz presente em nosso caminho. Pois vamos em direção de casa para uma porta aberta que Deus mantém sem fechar para nos acolher.

6. Confiamos nossos caminhos a Ele e dizemos "Amém". Continuaremos em Seu caminho em paz e confiaremos todas as coisas a Ele. Esperamos Suas respostas com confiança, uma vez que pedimos Sua Vontade em tudo o que fazemos. Ele ama o Filho de Deus como nós queremos amá-Lo. E Ele nos ensina a forma de vê-Lo com Seus olhos e amá-Lo do mesmo modo que Ele ama. Tu não vais andar sozinho. Os anjos de Deus estão perto de ti e à disposição em todos os lugares. O amor d'Ele te envolve, e fica certo de uma coisa: de que eu nunca te deixarei sem consolo.

*

QUE A MÚSICA UNIVERSAL DO AMOR E DA GRAÇA DE DEUS
ESTEJA COM VOCÊS NESTE DIA E EM TODOS OS DIAS
DE 2013, O ANO NOVO, QUE COMEÇA DAQUI A POUCO.


domingo, 30 de dezembro de 2012

Qual é o momento certo para se começar algo?


LIÇÕES 361 a 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isto Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Conforme lhes disse ao iniciar estas lições finais, em lugar de repetir a ideia para as práticas cinco vezes, por ser este um ano bissexto, vamos repeti-las seis vezes. Esta, a quinta, seria a que em anos normais encerraria as práticas. Vai ser a penúltima neste ano. 

Podemos, pois, aproveitar para lembrar que o fim, neste caso, não significa, de fato, fim. É apenas a ocasião para o recomeço, como tudo o que termina em nossa vida, nas experiências por que passamos, a partir daquilo que escolhemos viver. 

Vale, por isso, talvez, relembrar aqui, e agora, aquelas quatro leis espirituais que se ensina na Índia. O que acham? Como vou citá-las de cabeça, pode ser que a forma fique um pouco diferente do original. Por isso, se alguém quiser lê-las como de fato são, basta pesquisar aqui mesmo no blogue, onde elas foram postadas pela primeira vez e as terá na forma original.

1. A pessoa que vem é a certa.
2. Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido.
3. Sempre que você começa alguma coisa é o momento certo. 
4. Quando alguma coisa acaba, termina de fato.

Que lhes parece isso como forma de aprofundar as práticas desta penúltima lição?



sábado, 29 de dezembro de 2012

Praticando de novo a entrega do comando a Deus


LIÇÕES 361 a 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isto Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Repetindo o que eu disse no ano passado, vamos nos lembrar de um ditado muito antigo, segundo o qual para se chegar a algum lugar é preciso apenas dar o primeiro passo. Começar, de fato, a jornada. No ano que está prestes a terminar, nosso primeiro passo foi a decisão de passá-lo com Deus, ouvindo a Voz d'Ele em nós mesmos pelas práticas das ideias e pelas lições deste ensinamento.

Neste sábado, dia 29 de dezembro, vamos dar, juntos, mais um passo. E é claro que o fazemos repetindo as práticas da mesma ideia a que já nos acostumamos nos últimos três dias. A ideia com a qual vamos também terminar esta etapa de nossa jornada.

Como eu disse antes também, Deus vai conosco e não nos pede nada. Não exige nada de nós. Basta que deixemos tudo a cargo d'Ele. É certo que receberemos tudo aquilo de que precisamos. Pois Ele conhece, de fato, nossas necessidades todas antes mesmo de pensarmos nelas.

Não nos fiemos, porém, nas certezas que a razão do mundo nos oferece. Não nos deixemos enganar pelas certezas que nos oferece o falso eu e que são apenas parte de sua necessidade de tornar real a ilusão, que não pode nunca vir a ser real. Deixemo-nos, antes, embalar pelas palavras do poeta Daniel Lima que, tal como no anos passado, continua a nos dizer: 


Antes, vivia na certeza, 
como uma águia aprisionada na gaiola. 
A dúvida me libertou 
deixando-me voar no espaço livre, 
não mais certo de nada 
senão da importância do voo. 


Pratiquemos, pois, mais uma vez a entrega do comando a Deus, deixando as certezas e as dúvida a cargo d'Ele.
 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Para encontrar Deus é preciso buscá-lo em nós


LIÇÕES 361 a 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isto Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Nesta sexta-feira, dia 28 de dezembro, eis-nos aqui, enfim, de volta à ideia que nos foi dada para finalizar as práticas deste ano em que estivemos juntos compartilhando as ideias e as lições deste livro de exercícios.

Agora, como eu disse também nos anos anteriores, estamos mais próximos do que buscamos. Já somos, por vezes, capazes de entregar o controle de nossas vidas ao Espírito Santo. E vezes outras já compreendemos que só Ele sabe o que é preciso fazermos para chegar à meta que Deus estabeleceu para nós.

Agora já compreendemos um pouco mais - e melhor - que só podemos encontrar Deus no mundo e em todas as pessoas e coisas do mundo, se O buscarmos achar primeiro em nós mesmos. Ele está em nós e vai conosco aonde quer que vamos, mas temos de escolher viver com a consciência disso. 

E, mais uma vez, como fiz no ano passado, incluo aquele poema curto, de Daniel Lima, a respeito do qual vale a pena refletir enquanto praticamos. É o seguinte:

Deus é redondo, irmãos, 
como é redonda a terra, 
o tempo, o mundo. 
Que a vida era redonda, 
pensando em girassóis, 
Van Gogh já dizia. 

Não andeis em linha reta, irmãos, 
o mundo é curvo  
e curva é a alma 
e o ser faz a volta em torno de si mesmo 
e a morte, último ponto 
se funde com o nascer, pronto primeiro.

 Às práticas?

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Quem é o ausente em meu castelo interior?


LIÇÕES 361 a 365


Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isto Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quinta-feira, dia 27 de dezembro, vamos praticar pela segunda vez a ideia que nos foi apresentada ontem. E como eu disse ontem e também no ano passado, é com esta mesma ideia que vamos encerrar as práticas que se seguem até o final do ano.

As práticas com esta ideia servem para que nos lembremos mais uma vez de que não nos falta nada. Para que nos lembremos mais uma vez de que não precisamos fazer nada. Já estamos salvos e o mundo também já está salvo conosco.

Basta que voltemos para ele o olhar amoroso que aprendemos e compartilhamos do Espírito Santo e que voltemos para nós mesmos - e para todos os que fazem esta jornada conosco - este mesmo olhar. Todos os dias, a toda hora, em todos os instantes, em todos os lugares e em todas as circunstâncias. 

Vamos repetir mais uma vez a oração de ontem? Aí vai: 


Meu Deus, dai-me com urgência 
o ser que ainda não sou. 
Careço por demais de mim 
eterno ausente 
do castelo interior sempre vazio. 
Trazei, ó Deus, minha alma que passeia 
por puro passear 
a este jardim secreto 
onde espero por mim, faz tanto tempo. 



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Para se aprender a entregar o comando a Deus



LIÇÕES FINAIS

1. Deixaremos nossas lições finais tão livres de palavras quanto possível. Nós as usaremos apenas no início de nossa prática e somente para nos lembrarmos de que buscamos ir além delas. Voltemo-nos para Aquele Que mostra o caminho e torna nossos passos seguros. Entregamos estas lições a Ele do mesmo modo que Lhe damos nossas vidas de agora em diante. Pois não queremos voltar de novo para a crença no pecado que fez o mundo parecer feio e inseguro, agressivo e destruidor, perigoso em todos os seus caminhos e traiçoeiro além da expectativa de esperança e de saída para a dor.

2. O único caminho para se achar a paz que Deus nos dá é o d'Ele. No final, é o caminho d'Ele que todos têm de percorrer, porque é esse o final que o Próprio Deus estabeleceu. No sonho do tempo ele parece estar muito distante. E, não obstante, ele já está aqui, na verdade, servindo-nos já como orientação benigna no caminho a seguir. Sigamos juntos o caminho que a verdade nos indica. E sejamos os guias de nossos muitos irmão que buscam o caminho mas não o acham.

3. E dediquemos nossas mentes a este objetivo, orientando todos os nossos pensamentos para atenderem à função da salvação. O objetivo que nos foi dado é o de perdoar o mundo. É esta a meta que Deus nos deu. O que buscamos é o final d'Ele para o sonho, e não nosso próprio final. Pois não deixaremos de reconhecer como parte do Próprio Deus tudo aquilo que perdoarmos. E, deste modo, a lembrança d'Ele nos é devolvida perfeita e completamente.

4. É nossa função lembrar d'Ele na terra, da mesma forma que, na realidade, nos é dado ser Sua Própria completude. Assim, não nos esqueçamos de que nossa meta é compartilhada, pois é esta lembrança que contém a memória de Deus e que indica o caminho para Ele e para o Céu de Sua paz. Não devemos pois, perdoar nosso irmão que pode oferecer isso para nós? Ele é o caminho, a verdade e a vida que nos mostra o caminho. Nele está a salvação, que nos é oferecida pelo perdão que damos a ele.

5. Não terminaremos este ano sem a dádiva que nosso Pai prometeu a Seu Filho santo. Agora estamos perdoados. E estamos salvos de toda a ira que pensávamos pertencer a Deus e que descobrimos ser um sonho. Fomos devolvidos à sanidade, na qual compreendemos que a raiva é insana, o ataque é louco e a vingança simplesmente uma fantasia boba. Fomos salvos da ira porque aprendemos que estávamos errados. Nada mais do que isso. E um pai fica bravo com seu filho porque ele deixa de entender a verdade?

6. Vimos a Deus com honestidade e dizemos que não entendemos e pedimos que Ele nos ajude a entender Suas lições pela Voz de Seu Próprio Professor. Ele feriria Seu Filho? Ou Se apressaria a atendê-lo e a dizer: "Este é Meu Filho e tudo o que Eu tenho é dele"? Fica certo de que Ele responderá deste modo, pois estas são Suas Próprias palavras para ti. E mais do que isso ninguém jamais pode ter, pois nestas palavras está tudo o que existe, e tudo o que existirá ao longo de todo o tempo e na eternidade.

*

LIÇÕES 361 a 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isto Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Repetindo em parte o que foi dito nos dois últimos anos, para apresentar as práticas que começamos nesta quarta-feira, dia 26 de dezembro, a última deste ano, vou dizer que entramos na reta final do caminho que percorremos juntos até aqui. É apenas uma pequenina distância que nos separa de nosso encontro com a meta que buscamos alcançar ao longo de todos os dias e práticas que compartilhamos.

Conforme vocês verão - e muitos já sabem - a lição para estes últimos dias do ano é a mesma, repetimos  em anos normais cinco vezes. Neste vamos repeti-la seis vezes, em função de este ser um ano bissexto. Penso que a repetição desta lição pode nos levar à certeza de que só a orientação de Deus pode nos dar a paz que queremos mais que tudo. 

A repetição desta lição pode também nos levar, de forma mais clara, simples e fácil, à decisão de entregar o comando e o controle de nossas vidas a Deus, deixando de dar ouvidos a quaisquer orientações que não venham d'Ele, e que nos afastem da paz e da alegria, que são a Vontade d'Ele para nós.

Na verdade, como diz o texto que introduz estas lições finais, o ponto mais alto de nossas práticas é a garantia de Deus de que seremos - se ainda não fomos - bem-sucedidos no cumprimento da meta que recebemos d'Ele: a de perdoar o mundo. Para tanto, precisamos, sim aprender a entregar a Ele o comando, entendendo que a paz que buscamos só pode vir d'Ele. 

E, mais uma vez, para que este comentário não seja apenas a repetição literal dos comentário feitos nos anos anteriores, vou dividir com vocês parte de um poema de Daniel Lima, que, acredito, pode ser usado e repetido como uma oração nestes últimos dias que restam para o final do ano. E, é claro, que também pode, sim, e muito bem, ser usado e repetido como uma oração diária no ano que está por vir. É o seguinte: 


Meu Deus, dai-me com urgência 
o ser que ainda não sou. 
Careço por demais de mim 
eterno ausente 
do castelo interior sempre vazio. 
Trazei, ó Deus, minha alma que passeia 
por puro passear 
a este jardim secreto 
onde espero por mim, faz tanto tempo.

Boas práticas a todos(as)!


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A estrela tem de brilhar no Céu interior de cada um


LIÇÃO 360

Que a paz esteja comigo, o Filho santo de Deus,
Paz para meu irmão, que é um comigo.
Que, a partir de nós, todo o mundo seja abençoado.

1. Pai, é Tua paz que quero dar, por recebê-la de Ti. Eu sou Teu Filho, para sempre apenas tal como Tu me criaste, pois os Grandes Raios permanecem eternamente serenos e tranquilos em mim. Quero alcançá-los no silêncio e na clareza, pois a clareza não pode ser encontrada em nenhum outro lugar. Que a paz esteja comigo, e paz para todo o mundo. Fomos criados na santidade e permanecemos nela. Teu Filho é igual a Ti na inocência perfeita. E, com este pensamento, dizemos com alegria: "Amém".

*

COMENTÁRIO:

Chegou o Natal! Com ele encerramos as práticas cujo tema central foi a instrução [O que sou?]. E,  lembrando-nos mais uma vez do texto "O Natal como fim do sacrifício", vamos pôr toda a atenção no que ele diz acerca do símbolo do Natal: a estrela. 

Vamos buscar, nesta terça-feira, 25 de dezembro, seguindo a orientação do Curso, não ver a estrela fora de nós, mas brilhando em nosso Céu interior, aceitando-a como o sinal de que "o tempo de Cristo veio. [E] Ele vem sem nada exigir. Ele não pede nenhum sacrifício de ninguém". Ao contrário, ele nos oferece a paz, ele nos traz a luz e alegria.

Ainda de acordo com a orientação do texto, vamos praticar para nos tornarmos capazes de dar ao Espírito Santo tudo o que iria nos ferir. Aceitemos ser completamente curados, para podermos nos unir a Ele na cura e festejar nossa libertação juntos.

Ouçamos, por fim, e aceitemos o conselho de não deixarmos que nenhum desespero obscureça a alegria do Natal, pois, como o texto afirma, "o tempo de Cristo não tem significado à margem da alegria". É por isso que precisamos nos unir na celebração da paz.

Feliz Natal a todos!


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Agradecer e agradecer e agradecer pela paz de Deus


LIÇÃO 359

A resposta de Deus é uma forma de paz. Toda dor
é curada; todo sofrimento substituído pela alegria
Todas as portas das prisões estão abertas. E compreende-se
todo pecado simplesmente como um erro.

1. Pai, hoje perdoaremos Teu mundo e permitiremos que a criação seja Tua. Entendemos mal todas as coisas. Mas não transformamos os Filhos santos de Deus em pecadores. O que criaste sem pecado continua assim para todo o sempre. Nós somos assim. E nos alegramos por aprender que cometemos erros que não têm nenhum efeito verdadeiro sobre nós. O pecado é impossível e, a partir deste fato, o perdão descansa sobre uma base segura, mais sólida do que o mundo de sombras que vemos. Ajuda-nos a perdoar, pois queremos ser redimidos. Ajuda-nos a perdoar, pois queremos ficar em paz.

*

COMENTÁRIO:

Nesta segunda-feira, 24 de dezembro, véspera da data em que se comemora o Natal, pergunto-lhes de novo: que melhor forma de passarmos este dia do que com a ideia que a lição nos oferece para as práticas? 

Uma ideia que assegura que "a resposta de Deus é uma forma de paz". Uma ideia que pode nos dar a certeza de que quando não estamos em paz é porque ainda não é a Voz por Deus que estamos ouvindo. E que pode nos levar a refletir a respeito da necessidade de agradecermos mais e mais. Uma necessidade que se mostrou do seguinte modo:

Como é que não nos lembramos,
a maioria de nós, de agradecer
e agradecer permanentemente
por estarmos aqui, onde quer
que estejamos neste dia,
que se descortina maravilhoso,
para nosso desfrute e deleite?

É só isso que podemos fazer.
É só isso que precisamos fazer,
para que o mundo se nos apresente
por completo em sua maravilhosa
diversidade, em sua maravilhosa
unidade conosco e com o próprio Deus,
que nos dá a vida e o mundo
e nos dá ao mundo, para que ele
seja completo conosco e em nós,
para que sejamos completos com o mundo
e com o próprio Deus.

Agradecer e agradecer e agradecer.
A gratidão e o maravilhamento
ante o mundo que desfrutamos
e completamos são os únicos
sentimentos que nos podem
devolver à unidade de que viemos,
de que somos e fazemos parte,
que se completa em nós
e à qual completamos.

Agradeçamos, pois, por estarmos aqui,
aonde quer que estejamos,
em qualquer estado em que nos encontremos,
mesmo que não O possamos ver, cegos;
mesmo que não O possamos sentir, insensíveis;
mesmo que não O possamos compreender, crianças, adultos;
mesmo que não O possamos reconhecer, egoístas;
mesmo que não possamos acreditar n'Ele, incrédulos.

Deus está conosco e nós n'Ele e em Seu Amor,
pois tudo o que existe, visível ou não,
é manifestação de Deus e de Seu Amor
a cada um de nós, filhos amados do Criador,
olhos, braços, mãos e pés, a afirmar
Sua Presença no mundo.
Não há, pois, outra maneira de Deus 
Se manifestar se não por meio de Suas criaturas,
nós e do mundo criado por amor de nós.
Paz e bem! 

Alegremo-nos hoje preparando-nos, com as práticas, para o novo nascimento.
 

domingo, 23 de dezembro de 2012

As práticas são uma forma de falar com Deus


LIÇÃO 358

Nenhum pedido a Deus pode não ser ouvido nem
Deixado sem resposta. E posso ter certeza disso:
A resposta d'Ele é a única que quero realmente.

1. Só Tu, Que lembras o que realmente sou, lembras o que quero verdadeiramente. Tu falas por Deus e, por isso, Tu falas por mim. E aquilo que me dás vem do Próprio Deus. Então, meu Pai, Tua Voz também é minha e tudo o que quero é o que Tu me ofereces na forma exata que Tu escolhes que seja meu. Permite que eu me lembre de tudo o que não sei e deixa que minha voz silencie ao lembrar. Mas não me deixes esquecer de Teu Amor e de Teu cuidado, mantendo sempre Tua promessa a Teu Filho em minha mente. Não me deixes esquecer de que não sou nada, mas que meu Ser é tudo.

*

COMENTÁRIO:

Um livrinho chamado Orações, de que li trechos para um dos grupos de estudos dia desses, traz uma historinha interessante, que, acho, tem a ver com a ideia para as práticas deste domingo, 23 de dezembro. A história é mais ou menos a seguinte [estou adaptando]:

Imagine que você mora em uma cidadezinha pequena deste país e que a vida não é um mar de rosas. Entre as coisas que o aborrecem há um buraco enorme, uma cratera, em frente a sua casa e as autoridades locais não deram a menor atenção a nenhum de seus pedidos para que o buraco fosse fechado.

Finalmente, no mais absoluto desespero e num acesso de raiva, você liga para a presidente. Para sua surpresa, a presidente atende! Você gagueja um pouco, mas explica o problema. A presidente não diz nada. E você, perturbado, desliga o telefone. Sem nenhuma expectativa.

Porém, na manhã seguinte, olha pela janela e - incrível! - há vários caminhões na sua rua. Um exército de engenheiros e operários trabalha para consertar a rua. A presidente levou a sério seu apelo e mandou suas tropas para ajudá-lo.

É isso o que significa ter suas orações atendidas.

Exceto pelo fato de que Deus é infinitamente mais poderoso do que a presidente. E pode fazer muito mais do que apenas tapar um buraco para você. Ele pode alterar todo o curso de toda a existência para atender a um pedido seu. Mas você precisa ter em mente que a única coisa que, de fato, quer com todas as suas forças é a resposta d'Ele, a atenção d'Ele. Fazer da Vontade d'Ele a sua. Tê-Lo em primeiro lugar.

E, como diz o livro - e o Curso também -, é bem mais fácil falar com Deus do que com a presidente. Deus está sentado ao lado do telefone esperando apenas que você faça a ligação. 

As práticas não são nada mais do que uma forma de fazê-la.

Quem quer ter seus pedidos atendidos?

Às práticas!


sábado, 22 de dezembro de 2012

Desenvolver um novo modo de olhar para o mundo


LIÇÃO 357

A verdade atende todo pedido que fazemos a Deus,
Respondendo, primeiro, com milagres e, em seguida,
Voltando a nós para ser ela mesma.

1. O perdão, reflexo da verdade, me diz como oferecer milagres e assim escapar da prisão em que penso viver. Teu Filho santo me é mostrado, primeiro em meu irmão, depois em mim. Tua Voz me instrui pacientemente a ouvir Tua Palavra e a dar do mesmo modo que recebo. E, quando eu olhar para Teu Filho hoje, ouvirei Tua Voz me instruindo a achar o caminho para Ti, da forma que Tu indicaste que o caminho seja:

"Olha para a inocência dele e sê, tu, curado."

*

COMENTÁRIO:

Stephen Mitchell, que já citei várias vezes, escreve em um de seus livros:

"O reino de Deus é como um tesouro enterrado num campo; é como uma pérola de grande valor; é como voltar para casa. Quando o encontramos, encontramos a nós mesmos, tornamo-nos donos de uma riqueza infinitamente mais valiosa do que qualquer sonho, e nos apercebemos de que podemos aguentar perder tudo mais no mundo, até mesmo (se preciso for) alguém a quem amamos mais do que a própria vida."

Isto, em meu modo de ver, é a mesma coisa que dizer que encontrar o reino de Deus é encontrar a verdade a nosso próprio respeito, que é também a verdade de que Jesus fala como sendo o meio pelo qual seremos libertados, pois, conhecendo a verdade, conhecemos Deus.

É a isso que se refere a ideia que o Curso nos oferece para as práticas neste sábado, dia 22 de dezembro. É isso que precisamos aprender, reconhecer, aceitar e pôr em prática em nossa experiência neste mundo de sentidos e formas, para sermos capazes de desenvolver e usar um novo modo de olhar para o mundo. E para tudo o que aparentemente há nele, como nos diz também Daniel Lima, num poema intitulado Barcarola da Vida:

Sei que é só meu o de dentro;
se é de fora não é meu,
pois tudo faz-se-me estranho
se o amor não o torna eu.

Mas vai-se passando a vida,
as horas chegando ao fim:
e há mundos novos que esperam
surgir através de mim.

Há mundos novos possíveis,
de graça, força e paixão
de emoções jamais sentidas,
que só por mim nascerão.

(...)

Mas que fazer, se me esbarro
na dor dos limites meus,
no espaço e tempo do corpo,
que não me deixa ser Deus?

(...)

Meu Deus, o infinito é longe,
mas perto do meu desejo.

Às práticas?  

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Pecado é sinônimo de crença na separação


LIÇÃO 356

Doença é só outro nome para pecado.
Cura é só outro nome para Deus.
Deste modo, o milagre é um chamado a Ele.

1. Pai, Tu prometeste que nunca deixarias de responder a nenhum chamado que Teu Filho pudesse fazer a Ti. Não importa aonde ele esteja, qual pareça ser seu problema, nem aquilo que ele acredita ter se tornado. Ele é Teu Filho e Tu o atenderás. O milagre reflete Teu Amor e, por isso, o atende. Teu Nome substitui todos os pensamentos de pecado e quem é inocente não pode sentir dor. Teu Nome responde a Teu Filho, porque chamar Teu Nome é apenas chamar o próprio nome dele.

*

COMENTÁRIO:

Nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, a ideia que vamos praticar ensina que um dos nomes de Deus é cura e que basta dizer o Nome d'Ele para que voltemos a encontrar nossa Identidade de filhos n'Ele e com Ele. Basta dizer Seu Nome para reconhecer Seu Filho, no Ser em nós, Aquele Que somos na verdade em Deus. Basta dizer o Nome de Deus para adentrarmos em Seu Reino, que é também a nossa casa, o nosso lar verdadeiro. 

A ideia para as práticas de hoje também nos fala da doença como outro nome para o pecado, que o Curso ensina não existir. Haverá uma contradição aí? Não, não creio. O que acontece é que, em geral, quando o Curso fala no pecado, ele quer apenas se referir ao único problema que precisamos resolver, que é a crença na separação. 

Assim, qualquer doença que pensamos perceber só pode ser também parte da ilusão que criamos e construímos por nos acreditarmos separados. Na unidade com Deus, nosso estado verdadeiro, não pode existir doença. É um equívoco, portanto, rezar para que alguém se cure de qualquer doença, tanto de acordo com o Curso, quanto com Joel Goldsmith. Tudo o que precisamos fazer é voltar para a unidade de que pensamos nos ter separado. Isto significa dizer ainda, em conformidade também com o ensinamento do ho'oponopono, que a única coisa que precisa ser corrigida é nossa percepção equivocada.

 Ou, mais, como diz Ken Wilber, se estivermos olhando para o mundo e vendo nele quaisquer problemas, coisas, pessoas ou situações que nos incomodem, deprimam, enfureçam, que nos deixem inquietos ou temerosos, precisamos mudar nosso modo de olhar. 

É isso que podemos aprender com a ideia que o Curso nos oferece para as práticas de hoje.