domingo, 5 de dezembro de 2010

Cuidado com o que pedes. Pode se realizar.

LIÇÃO 339

Receberei qualquer coisa que eu pedir.

1. Nenhum de nós deseja a dor. Mas pode-se pensar que dor é prazer. Nenhum de nós evitaria sua felicidade. Mas pode-se pensar que a alegria é dolorosa, ameaçadora e perigosa. Cada um vai receber aquilo que pedir. Mas, de fato, pode ficar confuso acerca das coisas que quer; a condição que quer alcançar. O que pode pedir, então, que quereria quando recebesse? Ele pede aquilo que o assustará e lhe trará sofrimento. Vamos nos decidir hoje a pedir aquilo, e só aquilo, que realmente queremos para podermos passar este dia sem medo, sem confundir dor com alegria ou medo com amor.

2. Pai, este é Teu dia. É um dia em que não vou fazer nada por mim mesmo, mas ouvir Tua Voz em tudo o que fizer; e pedir apenas aquilo que Tu me ofereces, e aceitar somente os Pensamentos que Tu compartilhas comigo.

*

COMENTÁRIO:

Há cerca de dois anos li um livro escrito por uma neurocientista, Jill Bolte Taylor, a respeito de sua experiência pessoal com um derrame que sofreu. O livro, intitulado A cientista que curou seu próprio cérebro, a certa altura, traz algumas informações que, eu diria, estão diretamente relacionadas à ideia que vamos praticar neste domingo, 5 de dezembro. Isto é, a ideia de que receberemos sempre tudo aquilo que pedirmos. Mesmo que em algumas ocasiões o que recebamos não nos pareça ser o que pedimos.

Ela diz em determinado momento ter sempre se perguntado: Se a felicidade é uma escolha, então por que alguém escolheria outra coisa que não a felicidade?

E ela mesma responde dizendo que o que acontece, em geral, é que muitos de nós - a maioria talvez - não percebemos que temos a possibilidade de escolher e, por isso, não exercitamos nossa capacidade de escolha.

Mais. Diz que muitos de nós pensamos ser produtos de nossos cérebros, de nossos condicionamentos, de nossa biologia, do meio em que vivemos, de nossas origens e heranças genéticas, de nossa história pessoal e da história de nossos familiares e antepassados, de nosso grupo social, de nossa igreja, de nossa condição econômica, e não fazemos ideia de que podemos opinar a respeito do modo com que reagimos às emoções que se apresentam.

Podemos até perceber intelectualmente nossa capacidade de mudar os pensamentos, mas, às vezes - na maioria delas -, não imaginamos que podemos exercer qualquer influência sobre o modo como percebemos nossas emoções. Ninguém jamais nos disse que são necessários apenas noventa segundos para sermos capturados pela bioquímica e para, em seguida, escolhermos nos libertar dos pensamentos que desencadeiam as emoções que provocam as sensações que nos afastam da alegria, da felicidade, da paz de espírito e da verdade.

Diz ela ainda que, "se quisermos preservar a paz interior, precisamos nos dispor a cuidar do jardim da mente com persistência e com coerência, momento a momento, e que devemos estar dispostos a tomar esta mesma decisão" mil, dez mil, cem mil, um milhão de vezes por dia. E mais, se necessário.

É a isto que nos convidam as práticas. À vigilância permanente e constante dos pensamentos que deixamos se instalar em nossa mente. Para aprendermos a pedir e a escolher apenas aquilo que, de fato, queremos. Pois como diz um antigo ditado: "Cuidado com aquilo que pedes. Pode se realizar".

Um comentário:

  1. Oi Moss, linda a licao de hoje e melhor ainda seu comentario, sempre muito pertinente.
    Eu estou praticando isso, mas sempre e sempre tenho que me lembrar de ser feliz nao importa o que se apresenta, eu comecei a ler algumas licoes mais antigas, abri o livro involuntariamente e cai na licao 21 e comecei a ler todas as licoes seguintes, e cada licao dizia tudo aquilo que preciso nesse momento ate eu chegar na licao 41 Deus vai comigo aonde quer que eu va e parei na licao 48, sempre que eu me sinto, triste ,sozinha, ou com alguma desconforto eu me lembro "Deus vai comigo aonde quer que eu va" e "Deus eh a forca na qual eu confio" desse dia pra frente eu so penso nessas duas frases, porque pelo menos se ainda nao faco as melhores escolhas, eu quero pelo tentar a correcao, e tirar todos os pensamentos de inseguranca e tristeza com essas frases.
    Eu li a resposta que voce me deu na licao 334, que alias voce fala sobre esse livro do seu comentario de hoje, acredite, eu nao comentei nada, mas aquelas palavras cairam como uma luva, e sempre vou voltar la para dar uma lida.
    Eu sempre me esqueco de agradecer tudo, mas eu quero aprender a sempre lembrar disso, pq qd determinada situacao ou pessoa nos pertuba eh dificil lembrar de agradecer, primeiramente fico enlouquecida qerendo resolver, fazer algo, sumir disso, e ainda me culpo pq fui eu que escolhi isso, mas tenho que agradecer porque isso foi me apresentado para que eu aprenda, entao que eu aprenda e agradeca!!Vigiai e vigiai!!
    Sempre que eu cometer um "delito" de nao agradecer primeiramente eu vou me lembrar de te contar e voce ira "puxar a mina orelha" para que eu nao mais faca! Deal?
    Muito obrigada Moisas!!
    Muito obrigada Deus!!
    bjssss

    ResponderExcluir