quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Qual é a verdadeira função dos mestres espirituais?


LIÇÃO 53

Hoje revisaremos o seguinte:

1. (11) Meus pensamentos sem significado me mostram um mundo sem significado.

Já que os pensamentos dos quais estou ciente não significam nada, o mundo que os retrata não pode ter nenhum significado. O que produz este mundo é insano e o que ele produz também é. A realidade não é insana e eu tenho tanto pensamentos reais quanto pensamentos insanos. Por isso eu posso ver um mundo real, se confiar em meus pensamentos reais como guia para a visão.

2. (12) Eu estou transtornado porque vejo um mundo sem significado.

Pensamentos loucos são perturbadores. Ele produzem um mundo no qual não há nenhuma ordem em lugar algum. Somente o caos governa um mundo que representa um modo de pensar caótico, e o caos não tem nenhuma lei. Não posso viver em paz em tal mundo. Eu me sinto grato porque este mundo não é verdadeiro e porque não preciso vê-lo a menos que escolha dar valor a ele. E não escolho dar valor àquilo que é totalmente insano e não tem nenhum significado.

3. (13) Um mundo sem significado gera medo.

O totalmente insano gera medo porque é completamente inseguro e não oferece nenhuma base para a confiança. Nada é seguro na loucura. Ela não oferece nenhuma segurança e nenhuma esperança. Mas tal mundo não é verdadeiro. Eu lhe dou a ilusão de realidade e sofro em função da minha crença nele. Agora escolho retirar esta crença e colocar minha confiança na realidade. Ao escolher isto, escaparei dos efeitos do mundo de medo, porque estou reconhecendo que ele não existe.

4. (14) Deus não criou um mundo sem significado.

Como pode existir um mundo sem significado, se Deus não o criou? Ele é a Fonte de todo o significado e tudo o que é verdadeiro está na Mente d'Ele. Está em minha mente também, porque Ele o criou comigo. Por que eu deveria continuar a sofrer os efeitos de meus próprios pensamentos insanos, se meu lar é a perfeição da criação? Que eu me lembre do poder de minha decisão e reconheça o lugar onde, de fato, habito.

5. (15) Meus pensamentos são imagens que faço.

Tudo o que vejo reflete meus pensamentos. São meus pensamentos que me dizem onde estou e o que sou. O fato de eu ver um mundo no qual o sofrimento, a perda e a morte existem me mostram que estou vendo apenas a representação de meus pensamentos insanos e que não estou permitindo que meus pensamentos verdadeiros distribuam sua luz generosa sobre o que vejo. O caminho de Deus é seguro, porém. As imagens que faço não podem predominar sobre Ele, porque não é minha vontade que o façam. Minha vontade é a d'Ele e não colocarei outros deuses diante d'Ele.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 53

Repetindo o comentário dos últimos anos, inclusive no título da postagem. 

Eis-nos aqui, mais uma vez, diante da oportunidade de aceitar o desafio que a lição de revisão de hoje nos oferece e de receber e aceitar o milagre que ela reserva a cada um de nós, de acordo com o comprometimento que emprestamos ao nosso envolvimento com o Curso e com as lições. Na verdade, um compromisso que só podemos assumir para com nós mesmos.

Curso, a Voz por Deus, a Voz que o trouxe à luz, pode ser considerado um verdadeiro mestre espiritual. E, no dizer de Eckhart Tolle: 

"Um verdadeiro mestre não tem nada a ensinar, sua única função é nos ajudar a eliminar aquilo que nos separa da verdade do que somos, uma verdade que já conhecemos lá no fundo de nós mesmos".

É por isso e para isso que revisamos a primeira das ideias que diz: Meus pensamentos sem significado me mostram um mundo sem significado. É isso que me deixa transtornado [Estou transtornado porque vejo um mundo sem significado.] na maior parte do tempo, a segunda ideia da revisão. Pois não sei [não sabemos, em geral] explicar por que sinto o que sinto, ou por que penso o que penso, nem por que vejo o que vejo.

É este mundo sem significado que faz com que eu sinta medo. 

A terceira ideia: Um mundo sem significado gera medo. Não sei onde estou, o que é este mundo, nem por que estou aqui. Tampouco sei qual é minha função neste mundo, que, por ser sem significado, me parece amedrontador. Como a lição ensina, no entanto, ... tal mundo não é verdadeiro. Eu lhe dou a ilusão de realidade e sofro em função da minha crença nele.

Posso, pois, escolher retirar esta crença e colocar minha confiança na realidade. Ao escolher isto, escaparei dos efeitos do mundo de medo, porque estou reconhecendo que ele não existe.

E, se ele não existe, é porque não foi criado por Deus [Deus não criou um mundo sem significado.]. Esta é mais uma das ideias que a lição de hoje nos dá a oportunidade de praticar: a visão de que posso escolher, em Deus, em sintonia com a mente que compartilho com Ele, reconhecer "o poder de minha decisão" e "o lugar onde, de fato, habito".

Reconhecendo isso, posso perceber também que: Meus pensamentos são imagens que faço. - a última das ideias que revisitamos hoje. Na verdade, como eu já disse em anos passados, todo o transtorno que aparentemente é viver neste mundo se deve apenas ao apego às imagens que fazemos, que inventam e constroem este mundo insano e amedrontador.

Porém, como ensina a última das ideias que revisamos:

Tudo o que vejo reflete meus pensamentos. São meus pensamentos que me dizem onde estou e o que sou. O fato de eu ver um mundo no qual o sofrimento, a perda e a morte existem me mostram que estou vendo apenas a representação de meus pensamentos insanos e que não estou permitindo que meus pensamentos verdadeiros distribuam sua luz generosa sobre o que vejo. O caminho de Deus é seguro, porém. As imagens que faço não podem predominar sobre Ele, porque não é minha vontade que o façam. Minha vontade é a d'Ele e não colocarei outros deuses diante d'Ele.

E, voltando à ideia a respeito do mestre espiritual, podemos dizer, se pensarmos bem, que todas as pessoas com que cruzamos no passado, as pessoas com quem temos contato agora e todas as que cruzarão nosso caminho ao longo de toda a nossa vida são nosso mestres espirituais - além é claro de imagens que fazemos - pois é só a partir do contato com elas, de mente e coração abertos, que vamos descobrir aspectos de nós mesmos a que, de outro modo, não temos acesso.

Para aproveitar bem das ideias que revisamos é preciso termos em mente que todas "as palavras são só indicadores", sinalizadores. Não é possível achar "aquilo que elas mostram no reino do pensamento", mas apenas numa dimensão muito "mais profunda e infinitamente mais vasta do que o pensamento".

"Uma característica dessa dimensão é uma paz vibrante e viva", no dizer de Eckhart Tolle, que tem muito mais a ver com a alegria e com a ação do que com qualquer outro aspecto da experiência de ver o mundo e de viver nele a partir do filtro dos sentidos.

Lembremo-nos das orientações para as práticas neste período na introdução à revisão. 

Às práticas, pois não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário