sábado, 24 de fevereiro de 2018

Neste mundo, nada é eterno, nada dura para sempre


LIÇÃO 55

A revisão de hoje inclui o seguinte:

1. (21) Estou decidido a ver as coisas de modo diferente.

O que vejo agora são apenas sinais de doença, de infelicidade e de morte. Não pode ser isto o que Deus criou para Seu Filho amado. O próprio fato de eu ver tais coisas é prova de que não compreendo a Deus. Por isto, eu também não compreendo Seu Filho. O que vejo me diz que não sei quem eu sou. Estou decidido a ver as testemunhas da verdade em mim em lugar daquelas que me mostram uma ilusão de mim mesmo.

2. (22) O que vejo é uma forma de vingança.

O mundo que vejo raramente é uma representação de pensamentos amorosos. É um retrato do ataque a tudo por tudo. É tudo menos um reflexo do Amor de Deus e do Amor de Seu Filho. São meus próprios pensamentos de ataque que dão origem a este retrato. Meus pensamentos amorosos vão me salvar desta percepção do mundo e me darão a paz que Deus pretendia que eu tivesse.

3. (23) Posso escapar deste mundo desistindo dos pensamentos de ataque.

A salvação está nisto, e em nenhum outro lugar. Sem pensamentos de ataque eu não poderia ver um mundo de ataque. À medida que o perdão permitir que o amor volte a minha consciência, verei um mundo de paz e de segurança e de alegria. E é isto que escolho ver em lugar daquilo para que olho agora.

4. (24) Eu não percebo meus maiores interesses.

Como eu poderia reconhecer meus maiores interesses se não sei quem sou? O que penso serem meus maiores interesses apenas me prenderia mais ao mundo de ilusões. Estou disposto a seguir o Guia que Deus me dá para descobrir quais são meus maiores interesses, reconhecendo que não posso percebê-los por mim mesmo.

5. (25) Eu não sei para serve coisa alguma.

Para mim, a finalidade de todas as coisas é a de provar que minhas ilusões a meu próprio respeito são verdadeiras. É para este fim que tento usar todos e tudo. É para isto que acredito que o mundo serve. Por esta razão não reconheço a verdadeira finalidade dele. A finalidade que dou ao mundo conduz a um quadro amedrontador dele. Que eu abra minha mente à verdadeira finalidade do mundo retirando aquela que lhe dou e aprendendo a verdade a respeito dele.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 55

Comecemos com a primeira das ideias desta revisão, que completa e estende a última das que revisamos ontem:

"Estou decidido a ver as coisas de modo diferente."

Estou? Estás? Estamos? Mesmo?

Por quanto tempo? Quão firme é minha-tua-nossa decisão?

O desafio que esta ideia apresenta é, mais uma vez, no mínimo, aceitar a Expiação para mim mesmo, aceitando a responsabilidade não só pelos desastres, mas também por tudo o que vejo neste mundo. Também faz parte do desafio, a partir do momento em que aceito a Expiação para mim mesmo, que eu me proponha a mudar o modo de olhar para o mundo.

Perdoando-me pelo equívoco de vê-lo imperfeito, incompleto, e me decidindo a olhar para tudo de modo diferente, posso alcançar a verdade em mim. Posso reconhecer e receber o milagre que a lição oferece e aceitar e acolher o divino, que é minha identidade.

Agora a segunda ideia: 

"O que vejo é uma forma de vingança."

As práticas com esta ideia é que me podem fazer perceber que meus pensamentos, fundados na crença na separação que o ego quer me fazer acreditar verdadeira, não podem refletir o amor de Deus. Longe disso, eles são reflexos de meu orgulho, que é a negação do amor e da verdade do que sou.

Isto me leva à terceira ideia. Como escapar deste mundo? O que posso fazer para manter minha decisão de ver de modo diferente e renunciar à vingança de meu modo de ver baseado no orgulho do ego?

"Posso escapar deste mundo desistindo dos pensamentos de ataque."

De fato, os pensamentos de ataque não fazem senão perpetuar o círculo vicioso de defesa-ataque, ataque-defesa. E, na verdade, quando não julgo, não preciso me defender de nada. E se não preciso me defender de nada também não há nada que me vá atacar.

Se eu não aprisionar nada nem ninguém em meu julgamento, posso viver a liberdade de um mundo perfeito, onde tudo acontece e coopera para o bem, sem a necessidade egoica de compreender por que razão as coisas acontecem da forma que acontecem.

Só o ego quer compreender e pensa que precisa fazê-lo. Só o ego precisa fazer, e fazer, e fazer. O divino não precisa fazer nada e é isso que o Curso ensina. Em Deus não preciso fazer nada.

Sem Deus, acreditando estar separado de tudo e de todos, não posso ser capaz de reconhecer, nem de aceitar, como diz a quarta das ideias de hoje, que: 

"Eu não percebo meus maiores interesses."

Não é possível conhecer o que são, de verdade, meus interesses, se não sei quem sou, se não sei qual é minha função neste mundo e se acredito que este mundo de ilusões possa conter alguma coisa de valor, alguma coisa que compense meu esforço. Alguma coisa que eu necessite e pela qual valha a pena lutar.

Conforme o Curso ensina, qualquer coisa neste mundo que acredites ter valor, ser algo pelo qual valha a pena lutar, pode te ferir e o fará.

Não porque tenha o poder para te ferir, mas porque, ao dares realidade a ela, abres as portas para que entrem todas as formas loucas da ilusão, para o bem ou para o mal.

É por isso que precisamos também praticar mais uma vez a quinta ideia de hoje: 

"Eu não sei para que serve coisa alguma." 

O orgulho do ego nasce de sua vontade de ser onipotente e de poder ocupar/usurpar o lugar de Deus. É por isso que ele se arvora conhecedor do que é melhor para mim. É por isso que a lição ensina, com esta ideia, que, para mim, em sintonia com o ego, a finalidade de todas as coisas é provar que as ilusões a meu próprio respeito são verdadeiras.

É para isso que o ego busca usar todas as pessoas e todas as coisas. Para me - e nos - convencer de que o mundo - e as coisas do mundo - tem algum valor em si mesmo.

Não tem! 

Por mais que tentemos nos convencer de que há no mundo qualquer coisa que possa nos trazer alegria, paz e felicidade, somos forçados por nossas experiências no mundo a reconhecer e a admitir que tudo o que o mundo consegue nos dar é apenas temporário.

Nada nele dura para sempre. Nada nele é eterno.

É também por isso que não há como saber para que serve coisa alguma neste mundo. E só quando aprendemos a soltar, a abandonar, a abrir mão do apego e do controle às coisas, às pessoas, e ao mundo é que a verdadeira finalidade de tudo pode se mostrar.

É só a partir deste modo de olhar que podemos deixar que o mundo e tudo nele seja apenas e exatamente o que é, livre de qualquer julgamento que tenhamos posto sobre qualquer coisa.

Às práticas?

Um comentário:

  1. O Curso em Milagres vai pondo cada um de nós, conforme nossa evolução,em contato com um pensamento sábio , com um impulso universal que nos guia e nos conduz para a garantia da vida plena. Saber que cada forma, por mais simples que seja,conserva a natureza do Todo, nos estimula a buscar esse centro em nós. Nessa busca, vai-se diminuindo o egoísmo e dilatando o altruísmo. Não tenho dúvidas de que vivemos valores invertidos, distantes da origem de onde viemos e os exercícios diários, que o Curso propõe, esclarecem sobre esse engano em que vivemos e propõem uma saída para a conquista de nós mesmos,. A virtude maior que conquistamos vem da prática do Amor que é a substância dessa grande lei.

    ResponderExcluir