quarta-feira, 26 de julho de 2017

Para reconhecer nossa total dependência de Deus


LIÇÃO 207

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (187) Abençoo o mundo porque abençoo a mim mesmo.

A bênção de Deus brilha sobre mim desde o interior do meu coração, onde Ele habita. Só preciso me voltar para Deus e todo o pesar se dissipa à medida que aceito Seu Amor infinito por mim.

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 207

Repetindo o comentário feito no ano passado, inclusive o título da postagem:

A ideia que o Curso nos oferece para as práticas de hoje dá-nos novamente a oportunidade de reconhecer nossa completa dependência de Deus, ou da ideia de Deus, pois só n'Ele podemos abençoar o mundo, por nos reconhecermos abençoados e aceitarmos todas as bênçãos que só Ele nos dá. 

Há um ponto no livro texto em que o Curso diz que não precisamos da bênção de Deus, porque já a temos. Sempre a tivemos e a teremos para sempre. O que precisamos, na verdade, de acordo com o texto, é de nossa própria bênção. E por quê?

Porque Deus é só bênção. E porque, é claro, só nós condenamos, ferimos, a nós mesmos. E só nós ferimos e condenamos a outros semelhantes. Isto, por consequência, é sempre uma condenação de nós mesmos, por ser a condenação de uma parte qualquer da obra perfeita do Criador.

Em Deus, tudo é bênção. E não há um momento sequer em que não estejamos n'Ele. É só na ilusão que podemos acreditar em uma separação que nunca existiu, não existe e não existirá jamais. Pois vivemos e nos movemos em Deus o tempo todo, mesmo quando aparentemente não O sentimos próximo de nós. E, na verdade, só podemos nos sentir assim, quando nós nos afastamos d'Ele. Pois Ele jamais Se afasta de nenhum de nós.

Aí, nada parece fazer sentido. E, de fato, não faz. Pois, na verdade, nosso existir, nosso estar-no-mundo, só pode vir a ter sentido a partir da consciência de que só existimos na Unidade com o Pai. Sem Ele, nada existe, nada faz sentido.

Lembrando mais uma vez da passagem do Curso que citei em anos passados: "não podes conhecer o poder real do Filho em seu verdadeiro relacionamento com o Pai, a menos que reconheças tua completa dependência de Deus". 

É também só a partir desse reconhecimento que podemos conhecer também todas as bênçãos que o Pai nos dá. Ou reconhecer tudo como bênção. Pois, se há alguém de quem depender, quem poderia querer depender de outro alguém qualquer que não Deus, que é o único Poder em quem podemos confiar para ser, para viver e para ter tudo aquilo de que precisamos?

De fato, só seremos capazes de aprender, reconhecer e viver a liberdade quando reconhecermos, aceitarmos e formos agradecidos por nossa total dependência de Deus. Ou vocês acham que existe outra forma de ser livre? Que é possível a liberdade sem Deus? 

Às práticas, pois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário