sábado, 26 de março de 2016

O ego crê que seu plano é melhor do que o de Deus


LIÇÃO 86

São estas as ideias para a revisão de hoje:

1. (71) Só o plano de Deus para a salvação funcionará.

Não faz sentido, para mim, procurar a salvação de forma descontrolada. Eu a vi em muitas pessoas e em muitas coisas, mas, quando quis alcançá-la, ela não estava lá. Eu estava errado a respeito de onde ela está. Eu estava errado a respeito do que ela é. Não empreenderei mais nenhuma busca inútil. Só o plano de Deus para a salvação funcionará. E me alegrarei porque o plano d'Ele não pode fracassar nunca.

2. Estas são algumas formas sugeridas para a aplicação desta ideia de modo específico:

O plano de Deus para a salvação me salvará de minha percepção disto.
Isto não é nenhuma exceção no plano de Deus para a minha salvação.
Que eu só perceba isto à luz do plano de Deus para a salvação.

3. (72) Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para a salvação.

Guardar mágoas é uma tentativa de provar que o plano de Deus para a salvação não funcionará. No entanto, só plano d'Ele funcionará. Por esta razão, ao guardar mágoas estou jogando para fora de minha consciência minha única esperança de salvação. Não quero mais frustrar meus maiores interesses deste modo insano. Quero aceitar o plano de Deus para a salvação e ser feliz.

4. Aplicações específicas desta ideia poderiam ter estas formas:

Quando olho para isto estou escolhendo entre uma percepção equivocada e a salvação.
Se eu perceber razão para mágoas nisto, não verei razão para minha salvação.
Isto pede salvação, não ataque.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 86

Continuamos, neste segundo período de revisão que o Curso nos oferece, a voltar nosso olhar, dia a dia, para duas lições dentre as que praticamos recentemente. 

E como eu já disse antes, isto é sempre, a cada dia, uma nova oportunidade para que aceitemos os desafios que elas nos oferecem, se já não o fizemos no primeiro momento em que elas se apresentaram ou ainda na primeira vez em que entramos em contato com a ideia, e para que aceitemos também o milagre que cada uma traz, se nos dispusermos a praticá-las com toda a atenção de que somos capazes.

As que vamos explorar hoje são:

"Só o plano de Deus para a salvação funcionará."

e

"Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para a salvação."

Comecemos por reconhecer e aceitar a verdade eterna que há por detrás da primeira das ideias que revisamos. Isto é, é só o plano de Deus para a salvação que pode funcionar, pois nada do que fazemos a partir da crença de que podemos estar ou ficar separados d'Ele dá certo. Nada do que fazemos, ou pensamos poder fazer, separados de Deus pode nos levar a experimentar a alegria e a paz de espírito que Ele quer para nós.

É em função disso que a lição pede para praticarmos assim: 

Não faz sentido, para mim, procurar a salvação de forma descontrolada. Eu a vi em muitas pessoas e em muitas coisas, mas, quando quis alcançá-la, ela não estava lá. Eu estava errado a respeito de onde ela está. Eu estava errado a respeito do que ela é. Não empreenderei mais nenhuma busca inútil. Só o plano de Deus para a salvação funcionará. E me alegrarei porque o plano d'Ele não pode fracassar nunca.

Em geral, acreditamos que alguma coisa fora de nós pode nos salvar ou nos ferir e matar. Uma pessoa, um emprego, uma posição social, um cargo "importante", ganhar na loteria, encontrar a pessoa certa no lugar certo, uma atividade, um governo e tantas outras coisas. Nada disso funciona de verdade, pois tudo aquilo que esperamos encontrar no mundo nos escapa pelos dedos quando o alcançamos. Todo o objetivo que estabelecemos, uma vez alcançado, pede que estabeleçamos outro, pede que busquemos ir além. Nada no mundo pode, de fato, nos dar a paz duradoura, a alegria sem fim, a não ser o divino e a sintonia com ele no interior de nós mesmos. Nenhum plano que façamos acerca de nada neste mundo pode nos salvar. 

É por isso que praticamos:

Só o plano de Deus para a salvação funcionará.

E como ele pode funcionar de forma fácil, rápida e eficiente? 

Pelo nosso reconhecimento da verdade, pela nossa decisão de abandonar todo e qualquer ataque e de nos livrarmos de toda e qualquer mágoa que possas sentir em relação a qualquer pessoa ou coisa no mundo.

Pois,

Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para a salvação.

É esta a segunda ideia que vamos praticar. É este o desafio que temos de aceitar: o desafio de mudar nosso modo de olhar para o mundo e para as coisas do mundo para sermos capazes de perceber que tudo aqui é neutro. Nada nos pode magoar, a não ser nossos próprios pensamentos equivocados. Mesmo neste momento de aparente tensão social e política que se apresenta aos cidadãos e cidadãs deste lugar chamado Brasil.

E as práticas nos pedem para reconhecer que:

Guardar mágoas é uma tentativa de provar que o plano de Deus para a salvação não funcionará. No entanto, só plano d'Ele funcionará. Por esta razão, ao guardar mágoas estou jogando para fora de minha consciência minha única esperança de salvação. Não quero mais frustrar meus maiores interesses deste modo insano. Quero aceitar o plano de Deus para a salvação e ser feliz.

Tudo o que vemos nas pessoas que se manifestam, em primeiro lugar, nas enraivecidas, nas que carregam e disseminam o ódio e pregam ou exercem a violência contra uns e outros não é nada mais nada menos do que mágoa. Uma ou mais mágoas que o ego esconde dos manifestantes todos estejam do lado em que estiverem, quando pregam a partir da crença na separação.

É o reconhecimento disto que pode nos levar à decisão de passarmos a empunhar apenas as bandeira da paz, da alegria e do amor, e a abandonar de uma vez por todas o julgamento. Por reconhecermos que praticamente todos os planos que fazemos por nós mesmos, pensando-nos separados uns dos outros e de Deus, quase sempre nos levam até a beira de um abismo do qual temos muita dificuldade de voltar depois que chegamos lá, ao fundo do poço. 

Em geral, é só depois de chegarmos ao fundo do poço que, então,  vamos pensar na possibilidade - porque não vemos nenhuma outra saída nas sugestões do falso eu - de nos rendermos à ideia de voltar o olhar para dentro, para entrar em contato com o espírito em nós, para entregar a Deus aquilo que nos aflige, seja qual for o nome que damos àquela instância "espiritual" a que recorremos quando não temos mais para onde ir.

É aí que somos capazes de começar a perceber a verdade eterna que há por trás das palavras que nos traz a ideia das práticas:

Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para a salvação.

Antes de chegarmos ao fundo do poço e de nos dispormos a aceitar como verdadeiras as ideias que o Curso nos oferece, quase todos tendemos a fincar pé em uma opinião, mesmo sem saber muitas vezes ao certo por que pensamos deste ou daquele modo. Outras tantas vezes também nos recusamos a ouvir o outro lado de uma questão apenas em razão de um sentimento de orgulho ferido, por medo de termos de reconhecer que o outro lado faz sentido e - caso não faça sentido -, sirva para explicar a razão para o acontecido, para o fato que nos magoou ou feriu nosso orgulho. Ou até mesmo para nos mostrar apenas outro modo de ver, um modo que pode apenas complementar a visão limitada que temos de tudo e de todos.

Em nossa ânsia por ter razão, guiados pelo ego, pensamos que sabemos o que é melhor para nós. O que é melhor para os que dividem suas vidas conosco e, num lance desenfreado de onipotência, pensamos saber o que é melhor para o mundo todo. Ah, Deus! Ora, pois, como Deus ousa não obedecer ao meu plano? Como Ele ousa acreditar que o plano d'Ele é melhor do que o meu? 

Eu sei o que quero. Sei o que é melhor para mim. E sei também o que é melhor para o mundo todo. Por que as pessoas não me dão ouvidos e resolvem se comportar de um modo que não tem nada a ver com o que seria melhor para mim - e obviamente melhor para elas, a partir de minha forma de ver as coisas? 

Não é assim que agimos, quando optamos por não dar ouvidos ao que a Voz por Deus nos sussurra aos ouvidos? Não é isso que estamos dizendo, quando contestamos um acontecimento, uma experiência, uma pessoa, uma situação que se nos apresenta? Um fato, um desastre, um acidente que chega ao nosso conhecimento? Uma pessoa que não corresponde a nossas expectativas? 

Precisamos, uma vez mais, porque nunca é demais, voltar às quatro leis espirituais que se aprende na Índia, tê-las em mente e buscar pô-las em prática, apelar a elas, em todos os momentos. 

Lembram-se de quais são elas?

1. A pessoa que vem é a certa.
2. Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido.
3. Quando você começa algo, é o momento certo.
4. Quando uma coisa termina, acaba realmente. 

Manter isto em mente e aplicar as situações que surgem em nosso dia-a-dia é, sem dúvida, praticar, reconhecer e aceitar as duas ideias da lição de hoje:

Só o plano de Deus para a salvação funcionará.

Guardar mágoas é um ataque ao plano de Deus para a salvação.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário