quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Só se acreditares que é possível o caminho se abrirá


LIÇÃO 49

A Voz de Deus fala comigo durante todo o dia.

1. É bem possível escutar a Voz de Deus durante todo o dia sem interromper tuas atividades normais de modo algum. A parte de tua mente na qual a verdade habita está em comunicação permanente com Deus, quer estejas ciente disso quer não. É a outra parte da tua mente que atua no mundo e que obedece às leis do mundo. É esta parte que está constantemente distraída, desorganizada e é muito inconstante.

2. A parte que ouve a Voz por Deus é calma, está sempre em paz e é totalmente segura. Ela é, de fato, a única parte que existe. A outra parte é uma ilusão louca, frenética e perturbada, mas destituída de qualquer tipo de realidade. Tenta não dar ouvidos a ela. Tenta te identificar com a parte de tua mente em que a serenidade e a paz reinam para sempre. Tenta ouvir a Voz de Deus te chamar amorosamente, lembrando-te de que teu Criador não Se esqueceu de Seu Filho.

3. Hoje precisamos pelo menos quatro períodos de prática de cinco minutos, e mais, se possível. Tentaremos, de fato, ouvir a Voz de Deus fazendo-te lembrar d'Ele e de teu Ser. Vamos nos aproximar com confiança destes pensamentos que são os mais felizes e santos, sabendo que, ao fazê-lo, estamos unindo nossa vontade à Vontade de Deus. Ele quer que ouças Sua Voz. Ele A deu a ti para ser ouvida.

4. Escuta em profundo silêncio. Fica muito sereno e abre tua mente. Ultrapassa todos os guinchos estridentes e todas as fantasias doentias que encobrem teus pensamentos verdadeiros e escondem tua ligação eterna com Deus. Mergulha profundamente na paz que espera por ti além dos pensamentos frenéticos e desenfreados e das cenas e sons deste mundo louco. Tu não vives aqui. Estamos tentando alcançar teu lar verdadeiro. Estamos tentando alcançar o lugar aonde tu és verdadeiramente bem-vindo. Estamos tentando alcançar Deus.

5. Não te esqueças de repetir a ideia de hoje com muita frequência. Faze-o de olhos abertos quando necessário, mas fechados quando possível. E, sempre que puderes, certifica-te de te sentares tranquilamente e repetir a ideia para hoje, fechando os olhos ao mundo e percebendo claramente que convidas a Voz de Deus a falar contigo.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 49

"A Voz de Deus fala comigo durante todo o dia."

Estamos chegando novamente a mais um ponto decisivo em nossa jornada. E a lição de hoje é um novo instrumento para facilitar a caminhada. Eu diria que ela é de certa maneira um modo diferente de praticarmos uma ideia anterior que dizia: Deus vai comigo aonde eu for.

Não lhes parece?

Mas, como vimos em relação àquela lição, precisamos buscar ter consciência da Presença para que, de fato, a experimentemos em nossos dias, também vamos ter de abrir espaço em nossa consciência para que esta lição seja a expressão da verdade para nós.

A lição começa assim:

É bem possível escutar a Voz de Deus durante todo o dia sem interromper tuas atividades normais de modo algum. A parte de tua mente na qual a verdade habita está em comunicação permanente com Deus, quer estejas ciente disso quer não. É a outra parte da tua mente que atua no mundo e que obedece às leis do mundo. É esta parte que está constantemente distraída, desorganizada e é muito inconstante.

Sim, sim, sei, é bem possível. Mas como fazer isso?

Basta que faças calar aquela "outra parte da tua mente que atua no mundo e que obedece às leis do mundo".

Pergunto de novo: - como fazer isso?

Voltando-te para  o interior de ti mesmo, é claro. Deixando que apenas a parte da tua mente que está em contato permanente com Deus fale contigo - ela é aliás, a única parte verdadeira. Para isso é necessário atenção, disposição, decisão. Ou como eu disse outro dia me valendo de Joe Vitale:

"Se a Divindade está tentando nos guiar, precisamos silenciar para ouvir seus sussurros e sentir seus cutucões. Isso significa ficar em silêncio com mais frequência para praticar mais a meditação e ouvir mais as flores e árvores." 

Isto é, abrir-nos por inteiro a tudo o que se mostra a nós, como forma de ouvir que

A Voz de Deus fala comigo durante todo o dia.

Há um trecho do livro que afirma: "quando quiseres só amor, é só isso que verás". Isto é revelador do poder de teu querer. De teu poder quando te decides, quando te comprometes.

Vejamos o que a lição oferece a seguir:

A parte que ouve a Voz por Deus é calma, está sempre em paz e é totalmente segura. Ela é, de fato, a única parte que existe. A outra parte é uma ilusão louca, frenética e perturbada, mas destituída de qualquer tipo de realidade. Tenta não dar ouvidos a ela. Tenta te identificar com a parte de tua mente em que a serenidade e a paz reinam para sempre. Tenta ouvir a Voz de Deus te chamar amorosamente, lembrando-te de que teu Criador não Se esqueceu de Seu Filho.

É isso que precisas fazer! Na verdade, é isso que precisas querer fazer. Tentar não dar ouvidos à parte da tua mente que é apenas "uma ilusão louca, frenética e perturbada" e que está a maior parte do tempo "distraída, desorganizada e é muito inconstante".

Precisas saber  - ter consciência de - que a única parte de tua mente que é verdadeira, que existe de fato, é a parte que se mantém em contato e em comunicação permanente com Deus. É a partir dela que crias, ou co-crias, tua experiência de viver e estender o amor, a alegria e paz.

A Voz de Deus fala comigo durante todo o dia.

A verdade eterna das palavras desta lição está na ideia que praticamos. A questão é: queres de fato dar espaço para ouvir em ti a Voz por Deus?

Vamos refletir por uns instantes a respeito disso, antes de passarmos à próxima instrução que a lição traz:

Hoje precisamos pelo menos quatro períodos de prática de cinco minutos, e mais, se possível. Tentaremos, de fato, ouvir a Voz de Deus fazendo-te lembrar d'Ele e de teu Ser. Vamos nos aproximar com confiança destes pensamentos que são os mais felizes e santos, sabendo que, ao fazê-lo, estamos unindo nossa vontade à Vontade de Deus. Ele quer que ouças Sua Voz. Ele A deu a ti para ser ouvida.

O importante aqui é que tenhamos respondido de forma positiva à pergunta anterior. Só assim vamos nos comprometer de verdade a tentar ouvir a Voz de Deus. Não precisamos nos restringir às quatro vezes de cinco minutos. Se pudermos, se nossa disposição e a experiência com as práticas nos fizer perceber a Presença do divino em nós, podemos estender os períodos para ouvir a Voz por Deus por mais tempo.

A Voz de Deus fala comigo durante todo o dia.

Atenção à instrução que se segue, pois é este o modo de que vamos nos valer para fazer calar aquela parte da mente que só nos põe em contato com as ilusões.

Escuta em profundo silêncio. Fica muito sereno e abre tua mente. Ultrapassa todos os guinchos estridentes e todas as fantasias doentias que encobrem teus pensamentos verdadeiros e escondem tua ligação eterna com Deus. Mergulha profundamente na paz que espera por ti além dos pensamentos frenéticos e desenfreados e das cenas e sons deste mundo louco. Tu não vives aqui. Estamos tentando alcançar teu lar verdadeiro. Estamos tentando alcançar o lugar aonde tu és verdadeiramente bem-vindo. Estamos tentando alcançar Deus.

Agora já és capaz de te desligar, ainda que por breves momentos, do turbilhão de pensamentos com os quais o ego quer impedir que faças silêncio, para mergulhar em teu interior à procura da Presença de Deus, buscando ouvir a Voz que fala por Deus em ti.

Lembra-te mais uma vez do que dizia outra de nossas lições anteriores. É muito fácil e natural alcançar Deus, porque, na verdade, alcançá-Lo é "a única coisa natural no mundo". Mas lembra-te também de que o caminho só se abrirá, se acreditares que é possível.

Diferentemente do que pensas, talvez, é preciso praticar para acreditar, é preciso que aprendas a aplicar, em teus dias, em tua vida, nas situações que enfrentas, com as pessoas que encontras e com as coisas que percebes, as ideias que o Curso oferece.

Assim é importante ter em mente o que a lição sugere, por fim:

Não te esqueças de repetir a ideia de hoje com muita frequência. Faze-o de olhos abertos quando necessário, mas fechados quando possível. E, sempre que puderes, certifica-te de te sentares tranquilamente e repetir a ideia para hoje, fechando os olhos ao mundo e percebendo claramente que convidas a Voz de Deus a falar contigo.

Lembra-te de repetir a ideia tantas vezes quanto possível. De olhos abertos, de olhos fechados. No meio de tua atividade normal. Mas também busca parar em algum momento sempre que te for possível para convidar Deus a falar contigo.

Não queres ouvir o que Ele tem a te dizer?

Às práticas, pois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário