quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Já pensaram alguma vez que Deus é redondo?


LIÇÕES 361 a 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isto Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Explorando as LIÇÕES 361 a 365 - (IV)

Eis-nos aqui, enfim, mais uma vez, de volta à ideia que nos foi dada para finalizar as práticas deste ano em que estivemos juntos compartilhando as ideias e as lições deste livro de exercícios. Por isso dizemos de novo, pela quarta vez:

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

Agora, como eu disse também em anos e comentários anteriores, estamos mais próximos do que buscamos. Já somos, por vezes, capazes de entregar o controle de nossas vidas ao Espírito Santo, ao divino em nós. E vezes outras já compreendemos que só Ele sabe o que é preciso fazermos para chegar à meta que Deus estabeleceu para nós.

Agora já compreendemos um pouco mais - e melhor - que só podemos encontrar Deus no mundo e em todas as pessoas e coisas do mundo, se O buscarmos achar primeiro em nós mesmos. Ele está em nós e vai conosco aonde quer que vamos, mas temos de escolher viver com a consciência disso. Para tanto, repetimos, em sintonia com o que a lição orienta, para adquirirmos a certeza de que Deus nos dá sempre tudo aquilo de que precisamos:

E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isto Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas serão as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

E, mais uma vez, como fiz nos últimos anos, incluo aquele poema curto, de Daniel Lima, a respeito do qual vale a pena refletir enquanto praticamos. É o seguinte:

Deus é redondo, irmãos, 
como é redonda a terra, 
o tempo, o mundo. 
Que a vida era redonda, 
pensando em girassóis, 
Van Gogh já dizia. 

Não andeis em linha reta, irmãos, 
o mundo é curvo  
e curva é a alma 
e o ser faz a volta em torno de si mesmo 
e a morte, último ponto 
se funde com o nascer, pronto primeiro.

 Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário