quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Como ficar consciente da Presença divina?


LIÇÃO 245

Tua paz está comigo, Pai. Estou seguro.

1. Tua paz me envolve, Pai. Aonde eu for, Tua paz vai comigo. Ela derrama sua luz sobre todos que encontro. Eu a levo aos abandonados e aos que sentem medo. Eu ofereço Tua paz àqueles que sentem dor, ou que se afligem pela perda, ou que pensam estar privados de esperança e de felicidade. Envia-os a mim, meu Pai. Deixa-me carregar Tua paz comigo. Pois quero salvar Teu Filho, como é Tua Vontade, para poder chegar a reconhecer meu Ser.

2. E então vamos em paz. Damos ao mundo inteiro a mensagem que recebemos. E, deste modo, vimos para escutar a Voz por Deus, Que nos fala enquanto anunciamos a Palavra d'Ele, Cujo Amor reconhecemos porque compartilhamos a Palavra que Ele nos dá.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 245

Da mesma forma que em anos anteriores, com palavras diferentes talvez, vou lhes propor mais uma vez que tratemos de aproveitar a lição e a ideia que o Curso nos oferece para as práticas de hoje, para buscar entender bem aquilo que o ensinamento chama de "o instante santo" e aprender ainda mais, se possível, a nos prepararmos para ele, a exercitá-lo e a vivê-lo cada vez mais no dia-a-dia.

Como eu disse também em vários comentários anteriores, exercitar o instante santo nada mais é do que buscar pôr em prática aquilo que o ensinamento chama de "comunicação perfeita". O tipo de comunicação que só pode acontecer quando estamos conscientes da presença divina em nós, conscientes da paz de Deus a nos envolver, e nos sabemos em segurança, onde quer que estejamos, conforme a ideia que praticamos. 

E como ficar sempre mais conscientes da presença divina? Praticando as lições, buscando ficar em silêncio para ouvir a Voz por Deus, esvaziando a mente e deixando que os pensamentos que nos aturdem com seu turbilhão de ruídos silenciem para podermos perceber que, como diz Paramahansa Yogananda: 

Muito maior do que qualquer pessoa que tu ansiaste ser, é o que tu és. Deus Se manifesta em ti de um modo que não Se manifesta em qualquer outro ser humano; tua face é diferente da de qualquer outra pessoa; tua alma é diferente da de qualquer outra pessoa. Tu te bastas a ti próprio, pois dentro de tua alma está o maior de todos os tesouros: Deus. 

Para experimentar o instante santo e exercitá-lo, o que significa abandonar todo e qualquer aprendizado que o mundo já tenha oferecido e abrir-se para o novo, precisamos aprender a ficar atentos ao presente, atentos a nós mesmos e a tudo o que se passa conosco no instante mesmo em que estamos vivendo, qualquer que seja, a experiência, a situação, a circunstância, ou, ainda, vendo a pessoa que se apresenta. 

E, voltando ao que ensina Yogananda, para termos cada vez mais experiências do instante santo, precisamos aprender que:

A Auto-realização é o conhecimento - percebido mediante o corpo, a mente e a alma - de que somos um com a onipresença de Deus, de que não temos que orar para que ela venha a nós, de que não estamos, meramente, sempre próximos dela, mas de que a onipresença de Deus é nossa própria onipresença, de que somos partes d'Ele agora, tal qual sempre haveremos de ser.

É para isto, para chegar a desenvolver e viver a partir desta consciência e conhecimento, que praticamos. Hoje e todos os dias. 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário