sexta-feira, 29 de maio de 2015

Quando mudamos, o mundo inteiro muda conosco


LIÇÃO 149

Minha mente contém só o que penso com Deus.

(137) Quando sou curado, não sou curado sozinho.

(138) O Céu é a decisão que tenho de tomar.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 149

"Minha mente contém só o que penso com Deus."

Quando sou curado, não sou curado sozinho.

O Céu é a decisão que tenho de tomar.

Voltemos, mais uma vez, toda a atenção de que somos capazes às ideias que vamos revisar neste dia.

A primeira delas nos remete a dois princípios - mas não só a eles evidentemente, como também a todo o ensinamento - muito importantes dos milagres. Estes dois princípios estão lá no início do livro texto. São eles o trigésimo quinto, que diz: "os milagres são expressões do amor, mas podem não ter sempre efeitos observáveis", e o quadragésimo quinto: "Um milagre nunca se perde. Pode tocar muitas pessoas que nem mesmo encontraste e produzir mudanças não sonhadas em situações das quais nem mesmo estás ciente".

A ideia da lição 137, que revisamos agora, afirma de forma muito clara que, ao nos curarmos, não curamos apenas a nós mesmos. Isto significa dizer - para que o reconheçamos de forma definitiva - que tudo o que fazemos traz consequências, para nós mesmos, para os que estão próximos de nós, para os que estão distante de nós, de quem nos lembramos, de quem nos esquecemos e também para o mundo inteiro, mesmo que essas consequências não sejam visíveis para nós. 

A ideia segundo a qual "quando sou curado, não sou curado sozinho" ensina, de forma absolutamente clara, que temos cem por cento de responsabilidade, se não por tudo o que nos acontece, por tudo aquilo que nos chega à consciência, bem como por tudo o que acontece no mundo, que construímos, e que de algum modo nos chegue à consciência. Quer estejamos dispostos a reconhecer isto, quer não.

É importante ter em mente, porém, que nossa responsabilidade não é em relação ao que aconteceu, e sim à cura daquilo que nos parece ser um equívoco. Aquilo que, no entanto, só pode ser equívoco a partir de nossa percepção, que é absolutamente incapaz de ver o quadro todo, em momento algum. 

A segunda ideia que revisamos põe em nossas mãos todo o poder de que necessitamos para transformar o mundo, este mundo mesmo, no Céu que queremos viver, a partir do momento em que assumimos completa e total responsabilidade por ele, por sua cura, pela cura de nossa percepção. Para tanto, basta apenas nossa tomada de decisão. Pois o mundo muda conosco, quando mudamos. E é muito fácil experimentar isto na prática, conforme já sugeri nas práticas dos anos anteriores e repito aqui, agora. Vale a pena fazer o teste. Faça-o.

Alguma coisa ou alguém o(a) incomoda em seu dia a dia? Experimente mudar sua forma de pensar a respeito de tal coisa ou de tal alguém. Faça-o de forma decidida pensando em curar-se da percepção equivocada (primeira ideia) e em criar uma experiência de Céu, de paz, de alegria e de felicidade (segunda ideia). Em pouco tempo, a coisa, ou a pessoa, que parecia ser um problema vai certamente deixar de sê-lo. E você vai poder passar a curar outras coisas que sua percepção lhe mostra de forma equivocada.

Como sugeri também em anos anteriores, pode compartilhar aqui os resultados, mais tarde, e apenas se quiser, é claro, depois de experimentar. Estou certo de que todos vão se beneficiar de sua experiência e de seu compartilhamento. 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário