quarta-feira, 29 de abril de 2015

"Só não tens aquilo que não dás." Perda é só ilusão.


LIÇÃO 119

Para revisão pela manhã e à noite:

1. (107) A verdade corrigirá todos os erros em minha mente.

Estou errado quando penso que posso
 ser ferido de alguma forma. Eu sou o Filho de Deus,
cujo Ser repousa em segurança na Mente de Deus.

2. (108) Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

Vou perdoar todas as coisas hoje, para poder aprender como
aceitar a verdade em mim, para vir a reconhecer minha inocência.

3. Para a hora:
A verdade corrigirá todos os erros em minha mente.

Para a meia hora:
Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 119

Aproximamo-nos, mais uma vez, do final desta revisão - a terceira delas neste ano. E as ideias que vamos praticar hoje são extremamente importantes para reconhecermos, aceitarmos e cumprirmos nosso papel no plano de Deus para a salvação. Elas são também instrumentos importantes para nos preparar para os passos que virão a seguir.

A primeira ideia que revisamos busca nos tornar capazes de apagar de nossa memória aquilo que nos deu - e continua a dar - a educação do mundo, que nos fez, e faz até hoje, acreditar que a verdade é perigosa e deve ser temida, assim como Deus.

A verdade mesmo, que o ego quer esconder de nós, é que só a verdade nos pode tornar livres. Porque só a verdade pode nos levar à paz infinita e inabalável. É só o ego - o falso eu - que pode ter medo da verdade. Pois a verdade faz ver que não há nenhuma valor em nenhuma das ilusões que o mundo oferece. Todas são a mesma. Todas são perecíveis, finitas. Só podem nos levar a mais ilusões, quando lhes damos nossa atenção.

A segunda, como já vimos, resolve todos os conflitos que aparentemente existem no mundo, por desmentir a crença de que dar alguma coisa significa perdê-la. Não, não! Na verdade, como o Curso ensina, só temos de fato aquilo que damos. Ou ainda, dito de outra forma, "só não tens aquilo que não dás". E não existe perda, a não ser na ilusão. E a ilusão não existe.

Para isso praticamos.

2 comentários:

  1. Olá, Moises e companheiro(a)s de jornada. Sim, a verdade é simplesmente esta : eu (nós) não podemos, como Filhos de Deus que somos, sofrer qualquer perda, sentir a angústia, a tristeza, o sofrimento, a dor, a doença e a morte... porque tudo isto só existe na ilusão e a ilusão não existe. O nosso ego (o meu ) quer grandes demonstrações teóricas, filosóficas e científicas para explicar que o rei vai nu e no entanto é tão fácil explicar o óbvio : " E não existe perda a não ser na ilusão. E a ilusão não existe" .

    ResponderExcluir
  2. Continuando ...aliás a introdução do Livro do Curso diz- nos isso mesmo : " Nada real pode ser amraçado. Nada irreal existe. Nisso está a paz de Deus." Quanto à materialidade tão "real" , quase "real" os sonhos demonstram o poder da nossa mente em criar os mais incríveis cenários e "brincar" com o tempo e o espaço, como qualquer criança brinca com a areia à beira mar . Mas, o insight deste sonho ilusório e enganador do ego é absolutamente necessário para chegarmos à nossa "pátria" o Reino de Deus, nosso Pai. Que o Espírito Santo nos ilumine e ajude. Amém.

    ResponderExcluir