segunda-feira, 30 de março de 2015

Abandonar todas as mágoas e todos os julgamentos


LIÇÃO 89

Estas são nossas ideias para revisão hoje:

1. (77) Eu tenho direito a milagres.

Eu tenho direito a milagres porque não estou sujeito a nenhuma lei a não ser às de Deus. Suas leis me liberam de todas as mágoas e as substituem por milagres. E eu quero aceitar os milagres no lugar das mágoas, que são apenas ilusões que escondem os milagres que estão além. Agora quero aceitar apenas aquilo que Deus me dá direito a ter, a fim de usá-lo em favor da função que Ele me dá.

2. Poderias usar estas sugestões para aplicações específicas desta ideia:

Por trás disto existe um milagre ao qual tenho direito.
Que eu não guarde uma mágoa contra ti, [nome], mas te ofereça,
em lugar dela, o milagre que te pertence.
Visto de forma verdadeira, isto me oferece um milagre.

3. (78) Permite que os milagres substituam todas as mágoas.

Por meio desta ideia, uno minha vontade à do Espírito Santo e as percebo como uma só. Por meio desta ideia, aceito minha liberação do inferno. Por meio desta ideia, manifesto minha disposição para ter todas as minhas ilusões substituídas pela verdade, de acordo com o plano de Deus para a minha salvação. Não quero fazer nenhuma exceção e nenhum substituto. Eu quero todo o Céu e só o Céu, tal como Deus quer que eu tenha.

4. Formas específicas úteis para a aplicação desta ideia seriam:

Não quero guardar esta mágoa à parte de minha salvação.
Permite que nossas mágoas sejam substituídas por milagres, [nome].
Adiante disto está o milagre pelo qual todas as minhas mágoas são substituídas.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 89

"Eu tenho direito a milagres."

Vamos começar esta exploração, mais uma vez, a partir da primeira ideia para as práticas de hoje, perguntando-nos se acreditamos mesmo em nosso direito a milagres. Façamos uma breve pausa na leitura para refletir por alguns instantes a respeito desta questão: Acredito mesmo que tenho direito a milagres? Quero acreditar nisto?

É claro que é necessário que nos acreditemos filhos de Deus, criados a Sua imagem e semelhança, inseparáveis d'Ele, para podermos viver a crença nos milagres, que são naturais por serem expressões de amor. Na verdade, como o Curso ensina em seu primeiro capítulo, o verdadeiro milagre é o amor que inspira os milagres e, neste sentido, "tudo o que vem do amor é um milagre".

Eu tenho direito a milagres.

A única lição que o Curso nos oferece mais de uma vez da mesma forma é a lição que diz: Eu sou como Deus me criou. É em razão disto que temos direito a milagres. Também em razão da última das ideias que praticamos ontem: Eu não estou sujeito a nenhuma lei a não ser às de Deus. E é deste modo que a lição de hoje pede que nos posicionemos para as práticas com esta primeira ideia:

Eu tenho direito a milagres porque não estou sujeito a nenhuma lei a não ser às de Deus. Suas leis me liberam de todas as mágoas e as substituem por milagres. E eu quero aceitar os milagres no lugar das mágoas, que são apenas ilusões que escondem os milagres que estão além. Agora quero aceitar apenas aquilo que Deus me dá direito a ter, a fim de usá-lo em favor da função que Ele me dá.

Nada mais lógico e natural então que sejamos capazes de reconhecer e de aceitar os milagres a que temos direito em função de sermos filhos de Deus, não é mesmo? Para tanto, porém, é preciso que estejamos também dispostos a abandonar toda e qualquer mágoa, todo e qualquer julgamento. Pois como já aprendemos, as mágoas escondem a luz do mundo em nós. Isto é, as mágoas não nos permitem nos vermos como filhos de Deus, como a luz do mundo.

É isso que vamos praticar com a segunda ideia de nossa revisão de hoje:

"Permite que os milagres substituam todas as mágoas."

Mais uma vez é preciso que nos lembremos de que são as práticas que podem nos levar à purificação necessária. A purificação que vai permitir que vejamos os milagres acontecerem em nossas vidas e permitir também que sejamos os instrumentos dos milagres que vão servir para iluminar o mundo, envolvendo-o na luz de nosso perdão.

É a partir de nossa tomada de decisão de ver o mundo e tudo o que há nele de modo diferente que poderemos ver os milagres se manifestando a todo instante em nossa caminhada. Ao tomarmos a decisão de abandonar o julgamento do mundo, re-unimos nossa vontade à de Deus e abolimos a crença na separação, permitindo assim que todas as mágoas se vão e que sejam substituídas pelos milagres.

A lição nos traz isso do seguinte modo:

Por meio desta ideia, uno minha vontade à do Espírito Santo e as percebo como uma só. Por meio desta ideia, aceito minha liberação do inferno. Por meio desta ideia, manifesto minha disposição para ter todas as minhas ilusões substituídas pela verdade, de acordo com o plano de Deus para a minha salvação. Não quero fazer nenhuma exceção e nenhum substituto. Eu quero todo o Céu e só o Céu, tal como Deus quer que eu tenha.

Permitir que os milagres substituam todas as mágoas é, pois, escolher o Céu. Tomar a decisão de viver o Céu na terra, independente das circunstâncias que se nos apresentem. Pois sabemos que somos nós que escolhemos as circunstâncias. E, mesmo quando elas parecem não ser fruto de nossa escolha, sabemo-nos capazes de escolher outra vez, porque temos direito aos milagres. Assim podemos usufruir de tudo aquilo que é nosso por direito, pois não estamos sujeitos a nenhuma lei a não ser às Deus. E Vontade d'Ele e a nossa são uma só e a mesma.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário