quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Dancemos todos no ano novo a dança da alegria


LIÇÕES 361 A 365

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

1. E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isso Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas são as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

*

COMENTÁRIO:

Explorando as LIÇÕES 361 a 365 - (V)

Pronto, agora repetimos, pela última vez, neste ano que vai se encerrar hoje ainda, a ideia que põe fim a nossa jornada de práticas deste período. Isso, como eu disse também em anos anteriores, deve significar que estamos prontos para recomeçar, não é mesmo? Estaremos? Acho que avançamos muito neste ano, depois do que praticamos. Vocês não acham? Então, vamos repetir com o Curso,

Quero Te dar este instante santo.
Fica, Tu, no comando. Pois eu quero Te seguir,
Na certeza de que Tua orientação me dá paz.

a fim de nos abrirmos de forma definitiva à ideia de que precisamos abrir mão de toda e qualquer necessidade de controle sobre nossas próprias vidas, sobre a vida daqueles que caminham conosco e sobre qualquer coisa no mundo.

É preciso que tenhamos ciência de que toda e qualquer coisa, emoção ou sentimento, ou o que quer que seja que nos afaste da paz é consequência de uma necessidade de controle que estamos alimentando. Mesmo quando não temos consciência dela. Só a entrega do controle a Deus, ao Espírito, à Luz, ou como quer que chamemos, àquele impulso que nos mantém vivos e que nos faz ter amor pela vida, é que pode nos garantir a Presença de Deus em nossa vida e em nossos dias para atender a todo e qualquer chamado que façamos. É só a partir disso que podemos dizer com toda honestidade:

E se eu precisar de uma palavra para me ajudar, Ele a dará a mim. Se eu precisar de uma ideia, isso Ele também me dará. E se eu só precisar de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas são as dádivas que receberei d'Ele. Ele está no comando a meu pedido. E Ele me ouvirá e me responderá, porque Ele fala por Deus, meu Pai, e por Seu Filho santo.

Por isso e para finalizar este comentário, quero ainda, uma vez mais, agradecer sincera e enormemente pela companhia, pelo estímulo, pelo incentivo e por todas as palavras generosas, de carinho e de compreensão ao longo deste e de todos os anos anteriores, desde que começamos as práticas. 

Agradeço de novo também pela atenção e pelo amor que recebi de todas as pessoas que se manifestaram em comentários neste espaço. E também pela atenção, cuidado e interesse de todos aqueles e de todas aquelas que, mesmo não se manifestando, emprestaram seu tempo para entrar no blogue e passear pelas lições, ideias e comentários. Além, é claro, daqueles(as) que compartilharam as lições em seus blogues pessoais ou com links para este espaço.

Repetindo o que eu disse em anos passados, espero que o trabalho que fizemos juntos durante este ano todo tenha servido de alento e trazido incentivo para todos. Espero também que as práticas tenham servido para trazer alívio, conforto, compreensão e respostas aos que precisavam disso. E, principalmente, que tenham servido para que todos nós fizéssemos novas e melhores  perguntas. E que tenham ainda servido para despertar nosso interesse - o de todos - em abrir-nos à vida, às pessoas, ao mundo, à beleza, à novidade, dando-nos o desejo de aprender com tudo e com todos. 

Por isso, não vou me furtar ao impulso de encerrar este ano e as práticas repetindo aquela oração/poema de Madeleine Delbrêl, que, no mínimo, nos convida a um gesto inusitado. Logo depois de Daniel Lima nos ter convidado a pensar que Deus é redondo. 

A oração/poema tem o título: Senhor, Convida-nos Para Dançar. Prontos? Aí vai:

Muitos santos sentiram vontade de dançar,
tão contentes estavam de viver.
Santa Teresa de Ávila com suas castanholas,
São João da Cruz com o menino Jesus nos braços,
e São Francisco de Assis diante do Papa.
Se estivéssemos contentes Contigo, Senhor,
não conseguiríamos resistir
a essa vontade de dançar...

Penso que, às vezes, estejas farto disto:
de pessoas que falam de servir-Te, com ares de comandantes,
de conhecer-Te, com ares de professores,
de Te atingirem, com regras de esporte,
de Te amarem, como se ama um casal de velhos.
Um dia em que sentias vontade de outra coisa,
inventaste São Francisco
e fizeste dele Teu jogral;

Senhor, vem convidar-nos,
estamos prontos a dançar em nossa caminhada,
dançar esta contas, este jantar a preparar,
esta vigília em que teremos sono...
Dançar, por teu amor à dança do trabalho, 
e a do calor, e depois, a do frio.
Se certas árias são em tom menor,
nós não diremos que são tristes,
se outras nos deixam um pouco sem fôlego,
não diremos que são de arrasar.
E se um ou outro nos esbarra, não faremos caso,
sabendo que é assim quando se dança.

Dá-nos viver nossa vida,
não como um jogo de xadrez, onde tudo é calculado,
não como uma competição onde tudo é difícil,
não como um teorema que nos quebra a cabeça,
mas como uma festa sem fim,
onde nosso encontro se renova,
como um baile,
uma dança,
entre os braços da Tua graça,
na música universal do Teu amor.

*

E então? Terminada a dança, antes de voltarmos ao salão, em alguns momentos, é hora do

EPÍLOGO

1. Este curso é um começo, não um fim. Teu Amigo vai contigo. Tu não estás sozinho. Ninguém que O chame pode chamar em vão. Fica certo de que Ele tem uma resposta para qualquer coisa que te perturbe e de que a dará a ti alegremente, se simplesmente te voltares para Ele e a pedires. Ele não negará todas as respostas de que precisas para qualquer coisa que pareça te perturbar. Ele conhece o jeito de resolver todos os problemas. A certeza d'Ele á tua. Tu só tens de pedi-la a Ele e ela te será dada.

2. É tão certo que chegarás em casa quanto o percurso estabelecido para o sol antes dele nascer, depois de ele se pôr e nas horas intermediárias de meia-luz. De fato, teu caminho é ainda mais certo. Pois não é possível mudar o destino daqueles que Deus chama para Si. Por isso, obedece a tua vontade e segue Aquele a Quem aceitaste como tua voz, para falar daquilo que tu queres realmente e daquilo de que precisas verdadeiramente. A Voz por Deus é d'Ele e tua também. E, assim, Ele fala de liberdade e de verdade.

3. Não há mais nenhuma lição específica estabelecida, pois não há mais necessidade delas. Ouve, de agora em diante, apenas a Voz por Deus e por teu Ser, quando deixas o mundo para buscar a realidade em lugar dele. Ele orientará teus esforços, dizendo-te exatamente o que fazer, como comandar tua mente e quando vir a Ele em silêncio e pedir Sua orientação segura e Sua Palavra infalível. A Palavra que Deus te dá é d'Ele. É d'Ele a Palavra que escolheste para ser tua própria palavra.

4. E agora eu te coloco nas mãos d'Ele, para que sejas Seu seguidor fiel, com Ele como Guia entre todas as dificuldades e toda dor que possas imaginar verdadeira. Ele também não te dará prazeres fugazes, pois Ele só dá o eterno e o bem. Permite que Ele te prepare melhor. Ele conquista tua confiança falando contigo diariamente acerca de teu Pai e de teu irmão e de teu Ser. Ele continuará. Agora tu caminhas com Ele, tão certo quanto Ele do lugar aonde vais, tão certo quanto Ele acerca do modo com que deves continuar, tão confiante quanto Ele acerca da meta e de tua chegada a salvo no final.

5. O fim é certo e o meio também. Dizemos "Amém" a isso. Deus te dirá exatamente o que Ele quer cada vez que houver uma escolha a ser feita. E Ele falará por Deus por teu Ser, assegurando assim que o inferno não te reclamará e que cada escolha que fizeres traga o Céu para mais perto de teu alcance. E então caminhamos com Ele de agora em diante e nos voltamos para Ele em busca de orientação e de paz e de indicação segura. A alegria se faz presente em nosso caminho. Pois vamos em direção de casa para uma porta aberta que Deus mantém sem fechar para nos acolher.

6. Confiamos nossos caminhos a Ele e dizemos "Amém". Continuaremos em Seu caminho em paz e confiaremos todas as coisas a Ele. Esperamos Suas respostas com confiança, uma vez que pedimos Sua Vontade em tudo o que fazemos. Ele ama o Filho de Deus como nós queremos amá-Lo. E Ele nos ensina a forma de vê-Lo com Seus olhos e amá-Lo do mesmo modo que Ele ama. Tu não vais andar sozinho. Os anjos de Deus estão perto de ti e à disposição em todos os lugares. O amor d'Ele te envolve, e fica certo de uma coisa: de que eu nunca te deixarei sem consolo.

*

QUE A MÚSICA E A DANÇA UNIVERSAL DO AMOR 
E DA GRAÇA DE DEUS ESTEJAM COM VOCÊS NESTE DIA 
E EM TODOS OS DIAS DE 2015, O ANO NOVO, 
QUE VAI COMEÇAR DAQUI A POUCO.
PAZ E BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário