domingo, 16 de novembro de 2014

O que vemos é só uma interpretação finita do infinito


LIÇÃO 320

Meu Pai me dá todo o poder.

1. O Filho de Deus não tem limites. Não há nenhum limite para sua força, sua paz, sua alegria nem para qualquer qualidade que seu Pai deu na sua criação. O que ele quiser com seu Criador e Redentor tem de acontecer. Sua vontade sagrada não pode ser negada nunca porque seu Pai brilha sobre sua mente e deposita toda a força e todo o amor, na terra e no Céu, diante dela. Eu sou aquele a quem tudo isso é dado. Eu sou aquele em quem o poder da Vontade de meu Pai habita.

2. Tua Vontade pode realizar todas as coisas em mim e, então, se estender também ao mundo inteiro por meu intermédio. Não há nenhum limite para Tua Vontade. E, por isso, todo o poder também foi dado a Teu Filho.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 320

Chegamos hoje, mais uma vez, à última das lições centradas no tema: O que é o Juízo Final? 


Meu Pai me dá todo o poder.

Bem de acordo com o que o Curso busca nos ensinar, a ideia para as prática de hoje nos coloca mais uma vez no centro de todos os acontecimentos de nossas vidas. Pois:

O Filho de Deus não tem limites. Não há nenhum limite para sua força, sua paz, sua alegria nem para qualquer qualidade que seu Pai deu na sua criação

Isto é, o poder dado por Deus a Seu Filho nos dá o direito de escolhermos assumir de uma vez por todas a responsabilidade por tudo aquilo que aparentemente nos acontece em nosso mundo, por tudo o que acontece no mundo inteiro, ou, no mínimo por tudo aquilo que nos chega à consciência. Uma vez que:

Sua vontade [a do Filho de Deus] sagrada não pode ser negada nunca porque seu Pai brilha sobre sua mente e deposita toda a força e todo o amor, na terra e no Céu, diante dela.

Agora só precisamos nos perguntar: quem é o Filho de Deus? E o Curso - a lição - responde:

Eu sou aquele a quem tudo isso é dado. Eu sou aquele em quem o poder da Vontade de meu Pai habita.

Peguntemo-nos mais, então. Como entender a ideia de que meu Pai me dá todo o poder? Isso significa que só eu recebi e tenho comigo todo o poder de Deus? Não! Significa apenas que recebi e tenho todo o poder de que necessito e que sou capaz de aceitar e usar para escolher o que fazer de minha própria vida. Para fazer meu próprio mundo, uma vez que não há nada fora de mim, conforme o Curso ensina.

Praticar a ideia que o Curso oferece neste dia significa abrir-se à evidência de que tudo aquilo que vemos é tão somente "uma interpretação finita do infinito real que esta esperando" para ser entendido a partir do espírito, "com os sentidos do espírito", para usar mais uma vez uma expressão de Joel Goldsmith. 

Esta "interpretação", por sua vez, não é nada senão o resultado visível de escolhas que cada um de nós fez [ou faz] a respeito daquilo que quer viver neste mundo, ou em qualquer mundo que tenha escolhido, uma vez que cada um de nós vive "aparentemente" em um mundo que é apenas seu. Daí enfrentarmos tantas dificuldades para lidar como as inúmeras formas diferentes de viver.

Essas dificuldades ficam cada vez mais evidentes sempre que um de nós decide que sabe o que é melhor para si e para todos os outros. Ou alguém acha que é brincadeira assumir a responsabilidade por todo o poder que herdamos de Deus, sem decidir-se, de fato, a dirigir para si mesmo, para o outro, ou outros, e para o mundo inteiro apenas o olhar amoroso que Deus nos oferece?

E quantos de nós são capazes de tal olhar? Podemos, porém, treinar nossas mentes para tal desenvolver tal capacidade. Basta "não fazer nada" a partir da orientação do ego, ou do mundo. Entregando ao espírito as decisões que precisamos tomar. Assim viveremos nossa experiência do mundo sabendo que:

Tua Vontade pode realizar todas as coisas em mim e, então, se estender também ao mundo inteiro por meu intermédio. Não há nenhum limite para Tua Vontade. E, por isso, todo o poder também foi dado a Teu Filho.

Para tanto há que se praticar. Dia após dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário